Prévia da Inflação oficial caiu 0,73% em agosto

Prévia da Inflação oficial caiu 0,73% em agosto

Navegue pelo conteúdo

Prévia da inflação apresentou deflação de 0,73% em agosto, essa é a menor taxa histórica do IPCA-15. A deflação ocorre quando os preços de produtos e serviços começam cair de forma geral durante certo período. A inflação caiu puxada pelos preços dos combustíveis e da energia elétrica.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), é a prévia da inflação oficial do mês de agosto. O registro apontou deflação de 0,73%, sendo a menor taxa da série histórica iniciada em 1991. O dado foi registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Em agosto do ano passado, o IPCA-15 ficou com taxa de inflação de 0,89%, e no mês passado ficou em 0,13%. Portanto, com resultado deste mês, o IPCA-15 acumulou taxas de inflação de 5,02% no ano e de 9,60% durante estes 12 meses. 

Queda na inflação

A princípio, queda da inflação deve como influencia a redução no preço de alguns setores, como o de transportes. O registro da deflação para este setor foi de 5,24%, isso ocorreu pelo recuo nos preços dos combustíveis (-15,33%). No caso da gasolina caiu 16,80% e o etanol (10,78%). Gás veicular (5,40%) e o óleo diesel (0,56%). 

Contudo, outro grupo que apresentou deflação neste mês de agosto foi o setor de habitação que foi para -0,37%, energia elétrica residencial -3,29%. No setor da comunicação a queda foi de -0,30%. 

Em compensação, os alimentos ainda apresentam alta nos preços, visto que o IPCA-15 de agosto está com a taxa de 1,12%. O resultado é bastante semelhante ao mês anterior, que apresentou 1,16%. Produtos como leite longa vida está com 14,21%, frutas 2,99%, queijo (4,18%) e frango em pedaços 3,03%. 

Nesse sentido, outros grupos que tiveram inflação são saúde e cuidados pessoais com 0,81%, despesas pessoais 0,81%, vestuário (0,76%), educação, 0,61% e artigos de residência 0,08%. 

Leite longa Vida

O leite que foi o grande vilão nos últimos meses subiu menos neste mês de agosto, mas, ele continua em alta. Contudo, conforme adiantamos aqui no blog, nos próximos meses vão ocorrer quedas. E provavelmente depois do mês de setembro o consumidor sentirá uma queda significativa. 

Deste modo, a queda neste mês do IPCA-15 do leite ocorreu por conta da diminuição no consumo, rações mais baratas e o fim da entressafra. Estes fatores influenciaram a inflação e nos supermercados começamos observar preços menores. Portanto, o encolhimento deve continuar de agora em diante.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas e notícias sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.