Métricas para gestão moderna de projetos de TI afirma Tiago da Costa Rocha

projetos de TI

Navegue pelo conteúdo

O impacto das métricas na transformação da gestão de projetos de TI segundo o especialista

A tecnologia avança em ritmo acelerado trazendo mudanças constantes para as empresas. Nesse cenário, gerenciar projetos de TI pode ser um grande desafio. É preciso controlar prazos, orçamentos e entregar soluções que agreguem valor real ao negócio. Para Tiago da Costa Rocha, consultor de projetos com 16 anos de experiência na área de TI, adotar uma gestão baseada em métricas é fundamental para alcançar bons resultados. 

“Hoje, com metodologias ágeis, times multidisciplinares e foco no usuário final, temos um ambiente bem mais dinâmico do que alguns anos atrás. Acompanhar indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes e tomar decisões com base neles faz toda a diferença na condução bem-sucedida de um projeto”, explica.

Os mais importantes, segundo Tiago, incluem Velocity, Lead Time, Cycle Time, Customer Lead time e escaped defects. “Esses KPIs fornecem uma visão ampla, permitindo identificar gargalos, melhorar processos e garantir que estamos entregando valor real para o cliente”, afirma.

Além desses informados acima, é importante destacar também a gestão do custo do projeto como um todo, garantindo a boa saúde financeira do projeto.

projetos de TI

Além dos indicadores quantitativos, ouvir usuários e partes interessadas com frequência também é essencial. Isso traz insights que números não conseguem mostrar e ajuda a validar que os projetos caminham na direção correta. 

Jornada de resiliência e foco no ser humano

Antes de se tornar um especialista em gerenciamento de projetos, Tiago precisou superar grandes desafios ainda na infância. Órfão de mãe aos 7 anos, começou a trabalhar com apenas 13 anos para ajudar a família. Foram experiências duras, mas que o tornaram resiliente e uma pessoa focada em solucionar problemas.

“Cresci rápido. Em pouco tempo, assumi responsabilidades e me vi obrigado a amadurecer”, conta. “No fim, essas dificuldades me trouxeram aprendizados que carrego até hoje em meu trabalho. Principalmente sobre a importância de olhar para o lado humano nos projetos e ter empatia com as pessoas”.

projetos de TI

Hoje, Tiago encontrou sua vocação na TI. Já passou por empresas de diversos setores, em áreas que vão de infraestrutura e Business Intelligence (BI) até sua atuação atual como consultor de projetos em uma instituição financeira. 

Em todos os cargos, sempre se destacou pela postura colaborativa, compromisso em buscar as melhores soluções e, acima de tudo, por tratar cada pessoa como gostaria de ser tratado. “O lado humano precisa estar no centro. É por ele que trabalhamos”, defende.

Siga o LinkedIn de Tiago Da Costa Rocha para mais dicas sobre gestão de projetos, carreira em TI e histórias de superação pessoal e profissional.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.