O que torna o Bitcoin seguro? Entenda!

moeda de bitcoin enterrada

Navegue pelo conteúdo

Está conhecendo agora o Bitcoin e ainda tem dúvidas se ele é seguro? Para quem está iniciando agora no universo das criptomoedas, a princípio pode ser difícil entender como um sistema completamente digital e autônomo funciona de maneira confiável.

Hoje vamos te explicar o que garante a segurança do Bitcoin. Mas primeiro, é preciso estar claro o que é esse ativo e para que servem as criptomoedas.

Diversifique sua carteira na Coinext.

O que é e para que serve o Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda totalmente digital que tem seu funcionamento baseado em Blockchain e criptografia.

O grande diferencial entre uma criptomoeda e as moedas tradicionais é que as criptos podem ser transferidas entre as pessoas livremente, sem o controle ou intermédio de uma entidade centralizadora, como governos e bancos.

Por esse motivo, dizemos que as criptomoedas são “descentralizadas”. Ao reduzir intermediários e burocracias, as criptomoedas oferecem um sistema de pagamentos mais barato, acessível e prático, com a vantagem de possuir maior transparência, liberdade de uso e menores taxas.

Por exemplo, você pode usar Bitcoin para fazer uma transação direcionada a uma pessoa em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, pagando as mesmas taxas que pagaria transferindo para alguém no mesmo país que você.

Já no sistema tradicional, você depende de horários bancários, limites e taxas que muitas vezes inviabilizam esse tipo de operação financeira.

Mas se o Bitcoin é descentralizado e não há uma autoridade no controle, o que o torna seguro? É o que você irá entender agora:

Por que o Bitcoin é seguro?

Para entender por que o Bitcoin é seguro, é preciso conhecer bem o conceito de Blockchain, a tecnologia que é a base do funcionamento das criptomoedas:

O que é Blockchain?

A Blockchain é uma espécie de livro-caixa digital e público, onde todas as transações com Bitcoin são registradas em blocos de informações protegidos por criptografia. Esses blocos formam uma rede que é mantida em funcionamento por computadores ao redor do mundo.

São esses computadores que verificam constantemente a veracidade das informações e validam as transações com Bitcoin, por meio de cálculos matemáticos complexos, para evitar problemas de falsificação como o gasto duplo de criptomoedas.

Esse processo de validação é conhecido como “mineração” e as pessoas que mantêm esses computadores ligados são chamadas de mineradores. Os mineradores são recompensados em Bitcoin pela força computacional emprestada para fortalecer a segurança da Blockchain.

Todo esse trabalho é feito seguindo as regras inicialmente definidas no código do Bitcoin desde a sua criação, e ninguém pode alterá-las por conta própria. Nem mesmo seu criador, que ainda permanece anônimo.

Dessa forma, ninguém controla o BTC, mas ao mesmo tempo, todos que participam da rede possuem certa responsabilidade sobre ela.

É assim que o Bitcoin consegue manter seu funcionamento descentralizado, sem depender de um órgão centralizador, mas garantindo a participação da comunidade, que possui acesso a tudo que acontece em seu sistema.

Invista em criptos de forma segura. 

Vale a pena investir em Bitcoin pensando em segurança financeira?

O Bitcoin é um ativo global que já provou sua solidez ao redor do mundo. E por ser uma moeda independente de governos e bancos, pode ser sim uma alternativa interessante para diversificação de investimentos pensando em segurança financeira, sobretudo em meio a crises geopolíticas e econômicas.

No entanto, precisamos destacar que o Bitcoin em si é seguro, mas isso não isenta o investidor de lidar com os riscos do próprio mercado.

Portanto, é preciso lembrar que em qualquer investimento, sobretudo aqueles de renda variável, você lida com o risco de não conseguir o retorno esperado. Por isso é fundamental estudar o mercado e avaliar o melhor momento para compra e venda de BTC, já que o preço das criptomoedas varia constantemente.

Também é necessário considerar que existem pessoas má intencionadas que se aproveitam de investidores para aplicar golpes. Por isso, desconfie de promessas tentadoras demais. Sempre pesquise o histórico das corretoras ou criadores de produtos e serviços cripto antes de aplicar seu dinheiro.

Assim, você consegue diversificar seus investimentos com Bitcoin de forma segura e saudável.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre criptomoedas!

Invista em criptomoedas de forma segura. Abra sua conta agora.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.