O que é Real Digital e o que tem a ver com Bitcoin?

Imagem de notas de cem reais em baixo de moedas de Bitcoin

Navegue pelo conteúdo

Com a popularização da Blockchain, novos casos de uso têm surgido. Isso porque, com as várias possibilidades de soluções financeiras advindas das criptomoedas, cada vez mais empresas e instituições têm voltado sua atenção para essa tecnologia.

Esse interesse foi despertado inclusive nos governos ao redor de todo o mundo, levando o Banco Central do Brasil a criar o Real Digital

Mas o que é mesmo Real Digital? E o que esse conceito tem a ver com Bitcoin e criptomoedas? Entenda agora:

O que é o Real Digital?

O Real Digital é o nome dado ao projeto do Banco Central do Brasil para o desenvolvimento da moeda digital brasileira, que teve início em 2020.

Esse tipo de moeda é o que ficou conhecido como CBDC, sigla do inglês Central Bank Digital Currency, que em português significa “moeda digital emitida por banco central”. 

As CBDCs são basicamente a representação digital da moeda oficial de um país. Uma CBDC pode ser criada para varejo, ou seja, para ser usada pelo público geral em compras de qualquer valor, entre outras funções que o papel-moeda já possui; ou para atacado, ficando restrita a transações de valores mais elevados entre instituições financeiras.

Assim, caso um país adote uma CBDC, ele teria tanto o papel-moeda quanto a moeda digital circulando ao mesmo tempo. Enquanto o dinheiro em papel circula fisicamente, a CBDC existe somente de forma digital.

O Real Digital seria uma CBDC do tipo de varejo, que poderia ser usado para:

  • qualquer pagamento do dia a dia;
  • ser convertido para qualquer outra forma de pagamento inclusive o Real físico;
  • transferência de valor para outras pessoas.

Atualmente, o Brasil está trabalhando nos primeiros protótipos para o Real Digital por meio do LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas).

Invista em criptos de forma segura. 

O que CBDC tem a ver com Bitcoin?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que uma CBDC não é o mesmo que uma criptomoeda como o Bitcoin, embora algumas pessoas confundam os dois conceitos.

Essa diferença existe já que uma CBDC é uma moeda digital centralizada, emitida e controlada por um banco central. Já o Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, cuja emissão e validação é feita por algoritmos e administração no modelo de governança.

O que de fato existe de semelhante entre as CBDCs e o Bitcoin é um ponto também muito importante, afinal, é a base do funcionamento dos dois tipos de moeda: a Blockchain e o uso da criptografia.

O Bitcoin foi a primeira moeda 100% digital e foi a partir dele que se consolidou o uso da tecnologia Blockchain para o propósito de criar sistemas de pagamento. A partir daí, a Blockchain foi ganhando novos usos e atraindo diferentes empresas e instituições, até mesmo os governos.

Agora, países de todo o mundo, como China e Estados Unidos, já estudam criar sua própria moeda digital para complementar seu sistema de pagamentos nacional.

Assim fica claro o impacto e os desdobramentos positivos que a criação do Bitcoin continua propagando ao redor do mundo quando o assunto é o futuro do dinheiro.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre criptomoedas!

Invista em criptomoedas de forma segura. Abra sua conta agora.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.