Pesquisa aponta que a inflação e desemprego é um dos principais problemas da economia

Imagem de notas de 200 reais junto com notas de 100 reais

Navegue pelo conteúdo

A BTG/Pactual/FSB realizou uma pesquisa que revela qual a opinião dos brasileiros sobre os motivos que a economia brasileira está com problemas. De acordo com os entrevistados o desemprego e a Inflação é um dos principais problemas da economia brasileira. Nos últimos anos o Brasil vem sofrendo principalmente por conta da Economia, a pasta é fundamental para o crescimento do pais e a geração de emprego.

Deste modo, 38% dos entrevistados apontaram que o desemprego é o principal problema da economia brasileira. Contudo, a inflação está tecnicamente empatada com desemprego, visto que 37% considera este o principal problema. Ademais, 29% considera os impostos, 28% desigualdade social, 24% miséria, 15% taxas de juros, 14% gastos públicos, 9% dívidas nas contas públicas, e nenhum 1%.

Além disso, qual a situação da economia brasileira hoje? Para 39% a situação econômica do Brasil no momento é muito ruim, 24% considera ruim, 22% regular, 12% boa, 2% muito boa. Do mesmo modo, os entrevistados foram questionados sobre a situação financeira pessoal hoje? Cerca de 43% dos brasileiros entrevistados consideram suas finanças pessoais como regulares. No entanto, 24% avalia como boa, 16% ruim, 12% muito ruim, 4% muito boa.

Presidente do BC declarou que o pior momento da inflação já passou

O presidente do Banco Central declarou durante um evento em Lisboa em Portugal que o “pior momento da inflação no Brasil já passou”. A declaração ocorreu no X Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pela Universidade de Lisboa, e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a prévia da inflação acumulada de junho, que ficou em 12% nos últimos 12 meses. De acordo com Campos Neto, não houve surpresas de alta nos preços, dado que nos últimos meses a inflação vem dentro das expectativas.

Desemprego

Primeiramente, além da inflação, outro ponto que preocupa os brasileiros é o desemprego. Conforme foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a Ipea, a taxa de desemprego no Brasil caiu no mês de abril. Sendo assim, o índice ficou em 9,4%, ou seja, sendo o menor patamar registrado desde 2015.

Além disso, a análise interanual apontou que a taxa de desocupação recuou para 4,9% em relação a 2021. Portanto, a população ocupada em abril alcançou 97,8 milhões de trabalhadores. Este foi o índice mais alto desde o início da PNAD, em 2012. Entretanto, a força de trabalho cresceu 3,7% de janeiro a abril e atingiu 109,1 milhões de pessoas, sendo este o maior contingente apurado pela pesquisa.

Atualmente, são cerca de 11 milhões de desempregados no Brasil, e a retomada é considerada generalizada. Visto que a aceleração atinge todas as regiões brasileiras, segmentos etários, educacionais e todos os setores da economia. Principalmente, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde as taxas de desemprego estão em 8,5%.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas e notícias sobre finanças e economia!

Fontes: Agência Brasil, UOL, e CNN

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.