O que é educação financeira e porque ela é importante?

imagem de homem lendo livro e fazendo contas na calculadora

Navegue pelo conteúdo

Compreender sobre finanças é algo muito importante e normalmente acaba sendo algo que não é muito ensinado nas escolas e pelos pais. Deste modo, é muito comum entre os brasileiros a falta de conhecimento sobre educação financeira. Geralmente, as pessoas têm um conhecimento muito pequeno e vivem passando por dificuldades. 

Contudo, entendemos que vivemos em um país desigual onde as oportunidades não estão para todos. No entanto, tem algumas coisas que precisamos aprender para podermos pelo menos tentar contornar essa realidade. E uma maneira inteligente de começar a fazer isso é saber planejar os seus gastos. 

Saber guardar dinheiro, organizar as contas e entender como esses cuidados podem te ajudar a ter qualidade de vida e não passar por dores de cabeça sem necessidade. Quando se pensa em educação financeira, as pessoas tendem a imaginar que terá que estudar grandes fórmulas matemáticas, cursos extensos e palestras super teóricas. 

No entanto, saiba que não é nada disso. Ou seja, a Educação Financeira amplia o seu olhar sobre como andam as suas finanças. Visto que ela está completamente ligada à organização. Portanto, ela ensina organizar as finanças, saber exatamente quanto você ganha e gasta e planejar as contas e pensar no seu futuro. 

Procurar entender como o dinheiro funciona é uma habilidade poderosa que deveria ser mais explorada. Sabendo disso, passamos algumas dicas para você poder colocar os princípios básicos da educação financeira no seu dia a dia. 

Dicas importantes

Antes de tudo, procure saber exatamente quanto você ganha e quanto você gasta por mês, este deve ser o primeiro passo. Sem estas informações fica difícil saber por onde organizar as finanças. Além disso, não deixe de incluir as dívidas caso esteja com nome sujo, ou com alguma prestação. 

A princípio, quando sabemos dessa informação conseguimos visualizar o que entra e o que sai de dinheiro. Essa será uma maneira de conseguir manter os pagamentos em dia e saber até que ponto poderá ir. 

Uma forma de fazer isso é utilizando planilhas online, do Excel ou uma impressa no papel. Coloque o que você ganha no mês. Os gastos que tem com cartão de crédito, contas fixas (luz, água, ‘internet’, supermercado, celular etc.). Com isso em mãos você consegue controlar os gastos de maneira fácil. 

Porque a educação financeira é importante?

Em primeiro lugar, a educação financeira vai te ajudar diante dos imprevistos. Nós nunca sabemos o que pode acontecer na nossa vida, então ter uma reserva é super importante, aprender a poupar é uma solução para saber lidar com imprevistos. 

Além disso, a educação financeira traz muitas vantagens pessoais, dado que com planejamento você conseguirá realizar seus sonhos, como viajar para fora do país, realizar o curso que tanto deseja, conquistar a sua casa própria ou um carro

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre educação financeira, basta continuar acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.