Não acelerar com o carro desengatado
Hoje em dia não é preciso mais aquecer o motor antes de sair com o carro, por conta da injeção eletrônica, que consegue fazer com que o veículo ande mesmo no frio. Acelerar com o carro desengatado pode desgastar peças e diminuir sua vida útil, além de gastar gasolina à toa.
Economizadores de combustível
Esse é um equipamento disponível para compra, mas não passa de dinheiro jogado fora. As próprias montadoras dos veículos já investem dinheiro e tempo para fazer o carro da forma que gaste o mínimo de combustível, não é uma solução milagrosa vendida na internet que irá resolver.
Não acelere com o carro parado no semáforo
Além de ser desnecessário contribui muito para esvaziar seu tanque mais rapidamente. Outra dica que você pode colocar em prática, é perceber o trânsito a sua volta e quando notar que o tráfego já está diminuindo, desacelere o veículo devagar, de modo suave, não dê aquelas freadas bruscas. Com o carro engrenado, contudo sem aceleração, a injeção eletrônica envia menos gasolina ao motor.
Respeite a troca de marchas
Ao trocar as marchas mantenha sempre a rotação correta, havendo compatibilidade do giro do motor com a marcha escolhida. Vários carros hoje em dia já mostram no painel o momento certo de trocar a marcha.
Pressão dos pneus
Se o pneu está murcho isso reflete no rendimento do veículo em razão do atrito com a via. Pensando assim, circule com pneus que estejam em boas condições e com isso economize gasolina. Repare em como está a situação dos eu pneu, se já não está no momento de trocar por um novo.
Manutenção em dia
Preze pela manutenção do seu veículo, assim você evita que o motor consuma mais gasolina que o necessário e ainda preza pela vida útil dele. Faça revisões e cheque os filtros de ar, óleo, velas e faça as trocas quando for preciso. Leve até um profissional de confiança.
Pesquisar preço
Confira na sua cidade qual posto oferece um preço justo e que a distância compense para você. Não espere o carro chegar na reserva e ter de abastecer no posto mais próximo pagando um valor mais elevado.
Velocidade constante
Em momentos onde o carro fica parado, como no trânsito das grandes cidades, contribui demais para gasto de combustível rápido. Se já sabe que em tal via há congestionamento, procure um desvio.
Evite rack em desuso no teto
Ao colocar um rack ou qualquer outro acessório para transportar objetos no teto do veículo ou na traseira, como por exemplo aqueles de levar bicicleta, depois que não estiver utilizando mais, que o transporte já foi feito, retire o rack.
Alinhamento e balanceamento
Não leve muito peso
Não andar com o carro cheio ajuda bastante a economizar gasolina, itens de 10 quilos para cima já influenciam, uma vez que que o motor será responsável por fazer mais força para se movimentar. Estima-se que a cada 50 kg dentro do carro, o consumo de gasolina aumenta em torno de 1%.
Uso do ar condicionado
Embora em tempos quentes o ar condicionado é uma salvação, pensando em gastos de gasolina ele é péssimo. Carros de menor cilindrada costumam gastar ainda mais com o ar condicionado, então tente utiliza-lo somente quando extremamente necessário.
Etanol aditivado
Esse tipo de combustível não traz benefício algum, então quem o utiliza pensando em economizar está enganado, pois ele é incapaz de trazer algum ganho.