14 dicas essenciais para economizar gasolina demais

bico de abastecimento de gasolina

Navegue pelo conteúdo

Com o preço alto da gasolina, não faltam dicas para tentar economizar gasolina. A elevação dos preços em 2021 foi uma facada no bolso de muitos brasileiros, há até quem tenha se adaptado e começado a andar de bicicleta ou ônibus para ir trabalhar.
 
 
Nesse post você terá vários conselhos valiosos de como economizar gasolina e poupar seu suado dinheirinho com pequenas ações que podem ser implementadas no seu dia a dia.

Leia também: Como reduzir o impacto da inflação no seu bolso? Descubra 6 estratégias

Não acelerar com o carro desengatado

Hoje em dia não é preciso mais aquecer o motor antes de sair com o carro, por conta da injeção eletrônica, que consegue fazer com que o veículo ande mesmo no frio. Acelerar com o carro desengatado pode desgastar peças e diminuir sua vida útil, além de gastar gasolina à toa. 

Economizadores de combustível

Esse é um equipamento disponível para compra, mas não passa de dinheiro jogado fora. As próprias montadoras dos veículos já investem dinheiro e tempo para fazer o carro da forma que gaste o mínimo de combustível, não é uma solução milagrosa vendida na internet que irá resolver.

Não acelere com o carro parado no semáforo

Além de ser desnecessário contribui muito para esvaziar seu tanque mais rapidamente. Outra dica que você pode colocar em prática, é perceber o trânsito a sua volta e quando notar que o tráfego já está diminuindo, desacelere o veículo devagar, de modo suave, não dê aquelas freadas bruscas. Com o carro engrenado, contudo sem aceleração, a injeção eletrônica envia menos gasolina ao motor.

Respeite a troca de marchas

cambio de marcha de carro

Ao trocar as marchas mantenha sempre a rotação correta, havendo compatibilidade do giro do motor com a marcha escolhida. Vários carros hoje em dia já mostram no painel o momento certo de trocar a marcha.

Pressão dos pneus

Se o pneu está murcho isso reflete no rendimento do veículo em razão do atrito com a via. Pensando assim, circule com pneus que estejam em boas condições e com isso economize gasolina. Repare em como está a situação dos eu pneu, se já não está no momento de trocar por um novo.

Manutenção em dia

Preze pela manutenção do seu veículo, assim você evita que o motor consuma mais gasolina que o necessário e ainda preza pela vida útil dele. Faça revisões e cheque os filtros de ar, óleo, velas e faça as trocas quando for preciso. Leve até um profissional de confiança.

Pesquisar preço

posto de gasolina

Confira na sua cidade qual posto oferece um preço justo e que a distância compense para você. Não espere o carro chegar na reserva e ter de abastecer no posto mais próximo pagando um valor mais elevado.

Velocidade constante

Em momentos onde o carro fica parado, como no trânsito das grandes cidades, contribui demais para gasto de combustível rápido. Se já sabe que em tal via há congestionamento, procure um desvio.

Evite rack em desuso no teto

Ao colocar um rack ou qualquer outro acessório para transportar objetos no teto do veículo ou na traseira, como por exemplo aqueles de levar bicicleta, depois que não estiver utilizando mais, que o transporte já foi feito, retire o rack.

Alinhamento e balanceamento

alinhamento de carro
Manter o alinhamento correto resulta em menos desgaste no seu pneu e o balanceamento em dia protege trepidações ao rodar.

Não leve muito peso

Não andar com o carro cheio ajuda bastante a economizar gasolina, itens de 10 quilos para cima já influenciam, uma vez que que o motor será responsável por fazer mais força para se movimentar. Estima-se que a cada 50 kg dentro do carro, o consumo de gasolina aumenta em torno de 1%.

Uso do ar condicionado

Embora em tempos quentes o ar condicionado é uma salvação, pensando em gastos de gasolina ele é péssimo. Carros de menor cilindrada costumam gastar ainda mais com o ar condicionado, então tente utiliza-lo somente quando extremamente necessário.

Etanol aditivado

frentista de posto de gasolina com bico de abastecimento nas mãos

Esse tipo de combustível não traz benefício algum, então quem o utiliza pensando em economizar está enganado, pois ele é incapaz de trazer algum ganho.

Ponto morto em descidas

Esse é um grande mito que foi ensinado de geração em geração, muita gente acha que deixar o carro em ponto morto na descida ajuda a economizar gasolina, mas essa prática não é recomendada visando o ponto segurança. Com o carro desengatado e sem o freio-motor, o freio irá ter de trabalhar mais e com isso pode acontecer de falhar e vir até mesmo a causar acidentes. A alternativa para economizar gasolina é deixar o veículo engatado na marcha mais alta e não acelerar.
 
 
Com todas essas dicas sobre como economizar gasolina, posso garantir que sobrará alguns reais a mais no fim do mês no seu bolso.
 
 
Além de economizar no dinheiro da gasolina, é necessário se organizar melhor e ter a vida financeira controlada, para sempre ter dinheiro sobrando e também investido para trabalhar para você, o que acha de aprender a ter o controle da sua sua vida financeira, aprender a investir e montar sua própria carteira de investimentos vencedora e ainda descobrir formas de ganhar mais dinheiro, tudo isso em um único lugar?
 
 
Convido você a conhecer o Treinamento Cheque Mate das dívidas aos investimentos. 
 
 
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.