Tokenização: qual seu papel no futuro dos investimentos?

Imagem de blocos digitais com criptomoedas dentro como Bitcoin e Ether

Navegue pelo conteúdo

A tokenização é o processo de converter ativos físicos ou produtos financeiros tradicionais em ativos digitais para que eles possam ser negociados com mais facilidade por pessoas e empresas.

Mais do que uma tendência dentro do universo dos criptoativos, a tokenização é um resultado de anos de avanços tecnológicos e do amadurecimento de projetos envolvendo a aplicação da Blockchain na busca por um sistema financeiro mais democrático e inclusivo.

Mas você sabe como a tokenização de ativos funciona? E por que ela é tão importante para o futuro dos investimentos? Vamos abordar todas essas questões neste artigo. Continue lendo e saiba mais!

O que é tokenização de ativos?

A tokenização de ativos é a transformação de ativos físicos em ativos no formato digital, por meio de seu registro na Blockchain, a mesma tecnologia que permite o funcionamento das criptomoedas.

De forma simplificada, a Blockchain pode ser entendida como um livro-razão público mantido por uma rede de computadores, que registra e valida todas as transações de forma descentralizada a partir do consenso entre os participantes dessa rede.

Todas as informações nela registradas são protegidas por criptografia e os fundos armazenados de maneira extremamente segura.

Por meio da Blockchain, um ativo do mundo físico pode ser digitalizado e fragmentado em unidades menores criptografadas, chamadas de “tokens”.

Cada token representa uma parte ou totalidade da propriedade sobre o ativo ao qual está associado. Eles são estruturados juridicamente de maneira que podem ser então distribuídos entre diferentes pessoas, comprados, vendidos e armazenados, de acordo com as regulações locais.

Diversifique sua carteira na Coinext.

O que pode ser tokenizado?

Praticamente tudo que existe no mundo real e possui valor pode ser transformado em um ativo digital. Ou seja, qualquer bem ou serviço que venha a ter valor econômico em uma negociação tem potencial para se tornar um ativo digital e gerar valor para seus detentores.

Tanto recursos do mundo físico quanto digital, tangíveis ou intangíveis, podem ser convertidos em, digital assets, forma como são chamados os ativos tokenizados. Como por exemplo:

  • Tangíveis: imóveis, móveis, equipamentos, objetos colecionáveis, metais preciosos e obras de arte.
  • Intangíveis: créditos, títulos, ações, direitos autorais, músicas e outras formas de arte.

Como funciona o investimento em ativos tokenizados?

Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode selecionar um ativo para investimento e negociar um token no mercado secundário, como em exchanges e em plataformas de ativos alternativos, com segurança e transparência garantida pela Blockchain. Eles podem então perder ou adquirir mais valor e serem convertidos em moedas fiduciárias.

O retorno obtido será de acordo com a valorização do ativo que o token representa, considerando-se ainda os riscos envolvidos em qualquer investimento, como riscos de performance e de mercado, e a volatilidade dos ativos de renda variável, sobretudo os  criptoativos.

Invista em criptos de forma segura.

Qual o papel da tokenização para o futuro dos investimentos?

A tokenização de ativos está remodelando os investimentos, promovendo um futuro em que as aplicações financeiras sejam mais democráticas, acessíveis, seguras e transparentes. 

A seguir, destacamos os principais tópicos que evidenciam essa transformação:

  • Praticidade: No mercado de ativos digitais, lidamos com menos burocracias do que no mercado tradicional. É possível negociar e transferir fundos 24h todos os dias globalmente e não dependemos de um órgão centralizador para aprovar uma movimentação. Tudo é feito de forma descentralizada, eletrônica e automatizada por meio da Blockchain.
  • Acessibilidade: A tokenização reduz a quantidade de intermediários, burocracia e custos envolvidos nas etapas de investimento. Com isso, é possível investir em qualquer ativo, inclusive aqueles de alta performance, que até então costumavam estar restritos a grandes investidores e empresas, com um valor inicial mais baixo e de forma descomplicada.
  • Diversificação: A tokenização de ativos oferece às pessoas e às empresas formas alternativas de representar seu patrimônio e cria novas oportunidades de investimentos. Tanto ativos tradicionais, como ações de empresas e títulos de dívida, quanto categorias inovadoras, como royalties musicais e direitos sobre atletas, passam a ser opções para diversificação ao alcance de mais pessoas e instituições.
  • Liquidez: Com a tokenização, aumenta-se a liquidez de ativos que antes ficavam restrito a um pequeno grupo de instituições, como ouro, obras de arte e direitos sobre atletas, por exemplo, democratizando o acesso a esses tipos de investimentos.

Quer ficar antenado sobre essas e outras tendências do universo cripto e conhecer as melhores oportunidades de investimento? Então, continue acompanhando os conteúdos do Se Torne Investidor!

Invista em criptomoedas de forma segura. Abra sua conta agora.

Perguntas frequentes

O que é tokenização de ativos?

A tokenização de ativos é a transformação de ativos físicos em ativos no formato digital, por meio de seu registro na Blockchain, a mesma tecnologia que permite o funcionamento das criptomoedas.

O que pode ser tokenizado?

Praticamente tudo que existe no mundo real e possui valor pode ser transformado em um ativo digital. Tanto recursos do mundo físico quanto digital, tangíveis ou intangíveis, podem ser convertidos em, digital assets, forma como são chamados os ativos tokenizados.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.