Prévia da inflação desacelera e cai para 0,13% em julho

Imagem de mulher no supermercado olhando para celular e empurrando carrinho de compras

Navegue pelo conteúdo

Nesta terça-feira, 26/07,  foi divulgada a prévia da inflação oficial de julho que ficou em 0,13%, essa é a menor taxa desde junho do ano passado. Visto que em 2020 estava entre 0,69% e julho com 0,72%. O que puxou a desaceleração foi o teto nas alíquotas de ICMS, isso fez com que os preços de combustíveis e conta de luz caíssem.  

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho. Neste mês a inflação desacelerou para 0,13%, sendo a menor variação mensal em dois anos. Além disso, o acumulado nos últimos 12 meses está com índice em alta de 11,39%. 

No entanto, essa meta continua acima do que foi estabelecido pelo Banco Central, que é para a inflação deste ano, de 3,5%. A margem de tolerância é de 1,5 pontos percentuais para mais ou para menos, variando entre 2% e 5%. Porém, o impacto da prévia da inflação de julho ocorreu por conta dos alimentos e bebidas, com alta de preços de 1,16%, ou seja, ficou acima do 0,25% da prévia de junho. 

Leite sofre com a inflação

Nas últimas semanas não faltaram memes e reclamações nas redes sociais por conta da alta do leite. Portanto, com os dados divulgados pelo IBGE mostrou que os alimentos ainda são os que mais colaboram para a inflação. Um exemplo disso é o leite longa vida que subiu 22,27% durante este período.

Deste modo, derivados do leite acabaram também sendo impactados pela inflação, como o requeijão 4,74%; manteiga, 4,25% e queijos 3,22%. Além disso, outros alimentos sofreram alta como frutas 4,03%, feijão-carioca 4,25% e pão francês 1,47%.

Deflação

Apesar da inflação dos alimentos, o IPCA de julho sofreu uma desaceleração por conta de alguns fatores que contribuíram para isso. Um deles foram os gastos relacionados aos transportes, havendo uma queda de 0,84%. Este resultado foi impactado pela redução de preços dos combustíveis que foi -5,01% a gasolina e o etanol -8,16%. O único aumento no setor de transportes foi nas passagens aéreas, que subiram 8,13%. 

Além disso, a energia também caiu por conta da redução do ICMS. Contudo, com a inflação desacelerada os preços não vão ficar mais baixos. Visto que isso apenas significa que eles estão subindo de forma mais lenta.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.