FMI alerta sobre o cenário negativo para a economia mundial

Imagem de prédios comerciais e gráfico de investimentos

Navegue pelo conteúdo

A economia global está passando por um momento delicado e por diversos motivos, mas, principalmente pela pandemia e a Guerra na Ucrânia. De acordo com as perspectivas do Fundo Monetário Internacional (FMI) a economia global irá passar por uma grande recessão. Alguns países podem ficar longe deste cenário negativo, entre eles o Brasil e o México. 

Nesta semana, o FMI divulgou o seu novo relatório que mostra as perspectivas de crescimento da economia global. Contudo, a entidade já alertou sobre as estimativas negativas da economia mundial. O aviso deixou bem claro “estão inclinadas esmagadoramente para o lado negativo. 

Ou seja, caso a economia mundial não consiga evitar a recessão irá enfrentar uma das maiores recessões em meio século. Um dos motivos para essa preocupação está nas consequências que a guerra na Ucrânia está gerando. Até o momento ela ainda continua, e a Rússia poderá cortar o fortalecimento de gás natural para a Europa. 

Por conta disso, a Europa vive com aumento nos preços dos alimentos que foi gerada pelos efeitos da guerra. Neste sentido, estes choques causados nos últimos anos poderá causar uma recessão com alta inflação. 

Projeção do FMI para o PIB brasileiro

Segundo o FMI. o Brasil e México será um dos poucos países que irão passar por essa crise mundial, diferente do que já está acontecendo na Argentina. A estimativa para o desempenho do Produto Interno Bruto para nosso país é de 1,7% para este ano. Contudo, o PIB brasileiro está andando de contramão em relação às projeções globais. 

Visto que especialistas consideram que o crescimento este ano será menor que outros países que tiveram os piores desempenhos. No entanto, para o próximo ano, a estimativa segue com recuou, pois é esperado 1,1%. 

Por que a economia global pode entrar em recessão?

A princípio, depois de passar por uma pandemia global, o mundo está passando por uma guerra. Conforme o FMI, a economia global teve uma contração no trimestre deste ano, influenciada principalmente pela guerra e as sanções que foram aplicadas nos países.  Além da pandemia que gerou grandes períodos de lockdowns

O relatório aponta para uma expectativa de futuro negativo para a economia mundial, dado que os riscos da guerra e a parada de importações de gás da Rússia. Portanto, será difícil conter a inflação, pois haverá dificuldade de crédito que levará para o endividamento em mercados emergentes e países desenvolvidos. 

Possivelmente terá novas ondas de Covid e lockdown e a escalada da crise do setor imobiliário que vai agravar a desaceleração do PIB chinês. O FMI ainda cita no relatório que pode ocorrer uma fragmentação geopolítica que pode travar o comércio e a cooperação global. Sendo assim, com este cenário a entidade prevê que a estimativa mundial será que desacelere  e chegue a 2,6% neste ano e a 2% em 2023. Resumidamente, este seria um dos piores desempenhos entre os 10% piores desde 1970.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.