Desemprego caiu para 9,3% em junho: veja dicas para te ajudar se organizar

Imagem de carteira de trabalho clt

Navegue pelo conteúdo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a taxa de desemprego do mês de junho. Deste modo, a pesquisa mostrou que houve uma queda no desemprego no Brasil. Contudo, o número de brasileiros nesta situação continua alta e para driblar este problema não é nada fácil, por isso separamos dicas para te ajudar agora.

No último dia 29 de julho, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) com IBGE. Divulgou que o número de desempregados caiu para 15,6% no segundo trimestre deste ano. Deste modo, cerca de 10,1 milhões de pessoas estão sem trabalho, mas, está 1,9 milhão a menos que no primeiro trimestre.

No entanto, o desemprego no mês de junho também caiu para 9,3%, sendo o menor patamar para o período desde 2015, que ficou em 8,4%. Conforme os dados divulgados da pesquisa, revelou que a população ocupada atingiu a estimativa de 98,3 milhões. Sendo assim, são cerca de 3 milhões de pessoas a mais que conseguiram voltar para o mercado de trabalho.

Contudo, entenda que destes empregados 1,1 milhão estão na informalidade, em comparação ao mesmo período de 2021, houve um aumento de 8,9%. Dentro deste grupo estão os trabalhadores sem carteira assinada, trabalhadores domésticos sem carteira, etc.

Dicas para te ajudar a se organizar quando esta desempregado

Diante dos dados apresentados acima, mostra que mesmo diante desta queda no desemprego. Ainda existem milhões de pessoas desempregadas, uma opção para estas pessoas é procurar a informalidade. Principalmente por conta da pandemia da Covid. Mesmo assim as pessoas têm que tentar se organizar ganhando pouco.

Saiba que passar por isso, não será fácil, mas, é preciso ser organizado para evitar o endividamento. Por isso, separamos dicas para você se organizar enquanto está desempregado.

Orçamento de casa

Em primeiro lugar faça uma lista das despesas fixas e variáveis, veja o que realmente você precisa continuar pagando e aquelas que poderá ser cortado. Depois faça anotação de todas as suas despesas, isso vai te ajudar a entender os seus gastos e conseguir ter autocontrole.

Dado que o fato de estar desempregado merece uma atenção redobrada sobre os gastos desnecessários, para não passar aperto no mês.

Planejamento

O planejamento financeiro é primordial para todo mundo, através dele será possível saber quais contas e dívidas precisam ser quitadas e quanto será possível gastar? Além disso, saiba que você precisa entender o seu novo orçamento. Visto que com ele não será possível ter regalias. Outro ponto importante é que o seguro-desemprego é para te manter até conseguir um novo trabalho. Em suma, não é para você gastar descontroladamente.

Renda Extra

A renda extra é super importante para todos, mas, durante o desemprego é necessário encontrar uma alternativa. Principalmente, quando você não encontra o trabalho rapidamente, saiba que tem trabalhos que poderá realizar em casa mesmo. Caso tenha outras habilidades, você pode dar aulas de idiomas, e de reforço. Se cozinha bem, pode fazer marmitas, salgados, doces e revender roupas e produtos de beleza.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.