9 dicas para economizar nas compras do supermercado

mulher fazendo compras no supermercado

Navegue pelo conteúdo

O ser humano querendo ou não está quase toda hora no supermercado. Acaba de fazer compra e parece que ela não dura nada e lá se vai mais dinheiro para comprar mais comida, sem contar que não é só comida, ainda tem os itens de limpeza, higiene pessoal, e tudo mais, parece que nunca acaba.
 
 
Pensando nisso, nesse post vou te passar algumas valiosas dicas para dar aquela economizada na hora das compras e assim cuidar melhor da sua grana. Se liga só:

1- Programe-se

O ideal é que você siga os supermercados nas redes sociais ou as blogueiras da sua cidade que costumam postar esse tipo de conteúdo, enfim, conhecer os supermercados da sua região, pois assim já dá para saber o que está mais barato em cada lugar e aproveitar viagem, economizando tempo e gastos com deslocamento, porque já é possível traçar a rota anteriormente.
 
 
Suponhamos que o frango esteja mais em conta no mercado próximo ao seu trabalho, talvez você consiga passar lá a pé mesmo no seu horário de almoço, enquanto os itens restantes você viu que compensam mais em um supermercado mais afastado que irá deixar para ir lá no final de semana e aproveitar para comprar outros itens que até o final da semana estarão próximos de terminar.
 
 
Ou seja, planeje os momentos em que você irá ao supermercado e em qual estabelecimento será, isso mesmo, mercado é algo para estar anotado na sua agenda.

2- Limite de gastos

Com base no seu orçamento, trace quanto você pode gastar no supermercado, mas seja franco com você mesmo e faça uma lista realista, lembrando que você ainda tem todos os outros gastos do mês e a vida não se resume ao supermercado, além de você não ter a conta bancária recheada ainda, então contenha-se.

3- Não vá ao supermercado com pressa ou fome

Essa dica é crucial e geralmente é onde as pessoas mais erram e gastam desnecessariamente. Esperam acabar toda a comida que tem em casa e vão ao mercado varadas de fome, e assim é claro que você irá acabar exagerando e comprando mais do que o necessário, porque é a sua fome falando mais alto, e não a sua conta bancária.
 
 
No caso de estar com pressa, costumamos agir por impulso, e assim você não irá olhar os preços direito, pode acabar perdendo uma boa promoção ou nem encontrar aqueles produtinhos com desconto que geralmente costumam ficar mais escondidos, enquanto os mais caros ficam logo em destaque.

4- Não levar as crianças

Crianças tendem a querer levar o mercado inteiro nas costas, principalmente se no produto há alguma referência as coisas que elas curtem como por exemplo super-heróis, afinal, elas ainda não possuem noção do quão difícil é para ganhar dinheiro, então é normal a criança se jogar no chão do supermercado implorando por um Kinder Ovo. Tente deixar a criança com alguma outra pessoa para não acabar comprando itens supérfluos.

5- Listinha de compras

Anote tudo no papel ou no celular, exatamente os itens que você precisa de um lado, e em outra lista anote aqueles que você deseja. Depois de comprar primeiro os itens essenciais, caso sobre dinheiro daquele valor que você havia reservado para gastar no supermercado, conforme a dica 2, só então vale comprar algum item da lista de desejos.
 
 
Também não vale montar a lista e depois não a seguir, porque aí não teve eficácia alguma. Desse modo, não compre itens que não estejam na lista.

6- Data de validade

Sempre possui uma parte do supermercado que são os itens próximos de vencer. Se você vai conseguir consumir o produto até que a sua data de validade expire, aí talvez compense bastante a sua compra, pois esses produtos costumam ser bem mais baratos, justamente porque o vendedor tem medo de que até que ele vença, pode ser que o estoque todo não tenha saído.

7- Itens no atacado

Os itens em atacado, ou seja, em grande quantidade, costumam sair bem mais em conta do que apenas algumas unidades. Se no seu caso você precisa daquele item em grande porte e possui dinheiro para comprar a versão atacado, nessa situação compensa e te fará economizar uma grana. Exemplos de itens que costumam funcionam bem assim: detergente, sabonete, creme dental, bolachas, temperos, leite condensado, creme de leite, dentre outros.

8- Cardápio da semana

É interessante montar um cronograma com o que será utilizado na semana e assim não deixar nenhum alimento esquecido na geladeira. Perceba os itens que estão quase estragando, próximos de vencer, ou os que foram abertos e já estão abertos a um bom tempo.

9- Promoções internas

Os supermercados costumam fazer promoções, cartões de fidelidade, selinhos de desconto, sorteios, brindes, e as mais variadas formas. Pesquise o que o seu supermercado tem a oferecer.
 
 
Depois de tantos conselhos, quando você for ao supermercado, tenha mais consciência com o dinheiro que deixa lá e com as atitudes que te fazem gastar mais dinheiro, mais dicas para auxiliar nas suas economias dentro do supermercado estão nesse vídeo:

Leia mais: 5 dicas práticas de como pagar dívidas e renegociar

 
 
 
 
 
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.