5 Coisas que você não precisa pagar e não sabia

mulher beijando cofrinho de porquinho rosa em fundo cinza

Navegue pelo conteúdo

Parece que sobreviver é pagar boleto atrás de boleto e driblar o dinheiro com a maior maestria para que ele dure o mês inteiro não é mesmo? 
 
 
Mas nesse post irei te mostrar algumas coisas que você não precisa pagar e provavelmente não sabia, afinal, eles não vão te contar esse tipo de coisa, o que a indústria quer é que você consuma e consuma cada vez mais.
 
 
Com as dicas abaixo você elimina algumas despesas e com o dinheiro poupado poderá investir.

1- Viagens interestaduais de ônibus para idosos

Caso você já tenha mais de 65 anos de idade, com base na lei 10.741/2003, Estatuto do Idoso, de acordo com os artigos 39, 40, 41 e 42 pode desfrutar desse benefício e viajar entre diferentes estados do Brasil. A legislação prevê que os ônibus reservem 2 lugares no veículo nessa modalidade.

2- Comidas no cinema

É muito comum ter a regra nos cinemas de que não é permitido entrar com comida de fora e se você quiser algo deve comprar da lojinha do shopping, que geralmente os preços são uma facada.
 
 
Ocorre que essa lei é uma verdadeira marmelada. De acordo com o STJ, desde o ano de 2016, você fica autorizado a levar sua própria comida ao cinema, e de modo algum o estabelecimento pode te impedir de entrar na sala de cinema por conta disso. Se o STJ já falou, quem é o gerente do cinema na fila do pão né mores?

3- Seguro em cartão de crédito

Geralmente isso ocorre bastante – ao tentar contratar um cartão de crédito, te obrigam a contratar o seguro de vida também, caso contrário negam a venda. Ocorre que os órgãos de defesa do consumidor já presumem que caso o cartão seja roubado e o cliente solicitar o bloqueio, as compras feitas a partir de então já são de responsabilidade da administradora do cartão e isso independente se a pessoa contratou seguro ou não.
 
 
Também é aconselhável que nesses casos você faça um Boletim de Ocorrência junto do bloqueio do cartão, assim fica mais difícil ainda a administradora tentar se safar da culpa.

4- Perda da comanda

Se por acaso você perder a comanda do estabelecimento com as anotações do seu pedido, não é obrigado a pagar alguma taxa, embora na prática muitas empresas colocam uma plaquinha dizendo que se perder a comanda será cobrada multa, na verdade não passa de um abuso de poder.
 
 
Resumindo, o controle de consumo é de responsabilidade do estabelecimento, não dos consumidores, e se você perder o papel que fica na mesa, eles devem ter algum outro meio de consultar como foi seu pedido.

5- 10% taxa do serviço

Já dizia Maiara e Maraisa, … Desse jeito você me desmonta, cada dose cai na conta e os dez por cento aumenta.., mas saiba M & M, esses 10% não é obrigatório não!
 
 
A popular gorjeta é uma mera liberalidade do cliente, caso tenha gostado do serviço e queira dar um agrado ao profissional, mas fica a seu critério e também caso escolha não quer dizer que precisa ser 10%, pode ser menos.
 
 
Algo muito errado que os estabelecimentos fazem é já trazer essa taxa na hora de pagar a conta, enquanto deveria ser informado ao cliente que é um pagamento opcional.
 
 
A partir de agora creio que já dá para dar uma boa economizada e parar de ser feito de trouxa, gastando com o que você nem precisa e muitas vezes nem possui condições para isso.
 
 
E aí, qual dessas dicas você não conhecia?

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.