Renda Fixa: o que é e como funciona?

Renda Fixa: o que é e como funciona?

Navegue pelo conteúdo

Existe no mercado diferentes tipos de investimento, e se você investe o seu dinheiro. Precisa conhecer e estudar diferentes alternativas de investimentos, por isso hoje apresentamos a Renda Fixa. Uma categoria de investimento que possui diferentes ativos que proporcionam rentabilidade definida. Deste modo, conheça o que é, e como ele funciona.

O que é Renda Fixa?

Antes de tudo, precisamos saber o que é Renda Fixa? É um tipo de investimento onde a rentabilidade é garantida. Nessa modalidade de investimento a pessoa tem rendimentos mais estáveis e seguros. O nome renda fixa é por conta da sua previsibilidade, ou seja, ela fixada em seu percentual mensal. Seguindo também algum índice como a taxa Selic, o CDI, e a inflação, etc.

Sendo assim, ela funciona diferente da Renda Variável, onde a rentabilidade depende de alguns fatores. Tornando o rendimento não garantido, visto que é preciso conhecer e saber lidar com certos riscos. Contudo, para ser um investidor de Renda Fixa não há nenhum tipo de cálculo complicado, conhecimento vasto. Ele é bem simples e não precisa de muito para começar.

Quais os tipos de investimento?

Para quem está começando a investir, ou planeja criar um fundo de emergência, a Renda Fixa é o mais indicado. Visto que ela possibilita rendimentos previsíveis e deve ser a base do seu patrimônio. Contudo, ela é uma categoria de investimentos, dado que existem vários tipos de aplicações.

Nesse sentido, elas são caracterizadas de acordo com objetivo, riscos, emissor, rentabilidade e outros fatores. Sendo assim, os investimentos de Renda Fixa mais populares são:

Como funcionam os investimentos?

A Renda Fixa é um investimento onde você empresta o seu dinheiro para as instituições, e elas utilizam para financiar outras atividades. Em troca, eles devolvem o dinheiro acrescido de uma taxa de juros. Em suma, você empresta e a instituição recebe um título, e no final do prazo recebe o dinheiro de volta com juros.

O interessante é que em cada tipo de investimento existem inúmeras possibilidades diferentes de investir. Tudo depende do seu perfil de investidor, uma vez que títulos com liquidez apenas com vencimento você pode resgatar apenas no mercado secundário. Contudo, essa rentabilidade pode ser alterada para cima ou para baixo na hora da venda.

A princípio, o rendimento da Renda Fixa tem como referência o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Ele segue a taxa básica de juros, sendo assim o rendimento esperado é 100% do CDI. Ou seja, existem investimentos de renda fixa que rendem muito mais que o CDI, como no caso do Tesouro IPCA.

Finalmente, para você que deseja investir, saiba que a taxa Selic está em alta, um ótimo momento para fazer o seu investimento . Principalmente, pelo fato do Comitê de Política Monetária Internacional do Banco Central (Copom) elevar a taxa para 13,25%.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.