O que é CDB
Como funciona o CDB
O investimento em CDB é muito similar com outros investimentos de renda fixa, veja agora alguns pontos importantes do CDB:
Rentabilidade
- CDB prefixado: nesse tipo de aplicação o investidor sabe exatamente quando irá receber no final da aplicação. Isso porque a taxa de juros é definida e informada desde o momento da aplicação. Um CDB prefixado com taxa de 7% ao ano, por exemplo, oferecerá exatamente essa remuneração até o fim.
- CDB pós-fixado: esse é o mais comum tipo de CDB disponível no mercado financeiro. Nesse tipo de aplicação o investidor sabe que indicador será a referência para a rentabilidade do CDB, mas nesse caso não dá para saber quanto de retorno o investidor terá, porque estes indicadores econômicos são variáveis e mudam todos os dias, para esses investimentos somente é possível saber quanto de retorno do investimento na data do vencimento.
- CDB ligado à inflação: se você compreendeu os outros dois tipos de CDBs, vai conseguir entender esse facilmente. A remuneração desse CDB mistura duas estruturas, a primeira é uma taxa prefixada e a segunda pós-fixada ligada ao indicados de inflação que é o IPCA, exemplo de CDB: CDB IPCA+6%.
Valor mínimo de investimento
Invista nos melhores CDBs com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Stin3!
Liquidez
Custos
Os únicos custos que podem existir nos CDBs são de corretagem ou de custódia para negociar esses papéis, mas muitas já isentam os investidores desses custos.
Imposto de Renda
Vantagens e riscos
Como investir em CDB? Passo a passo
Agora que você entendeu como funciona o CDB, vamos para a parte prática:
1- Compare as opções do seu banco com das corretoras
Verifique a variedade de CDBs disponíveis em cada plataforma de investimentos, você não é obrigado a investir no CDB do seu banco, pesquise CDBs que oferecem melhor remuneração. Algumas corretoras, como a Stin3, possuem plataformas de distribuição de CDBs de diversos bancos, o que facilita a pesquisa.
2- Escolha o CDB
- Qual é a remuneração oferecida em cada caso?
- Qual é o prazo de vencimento do CDB?
- Qual é o sistema de liquidez?
- Qual é o nível de risco do emissor do CDB?
3- Abra uma conta
4- Fique atento aos limites do FGC
Espero que essas dicas te ajude a começar a investir melhor, se quiser entender mais sobre CDBs, assista este vídeo aqui:
4 comentários em “Entenda como funciona o CDB”
Outra pergunta, abri minha conta na stin3 tem algum app na Playstore pra baixar ou só no computador que consigo abrir para fazer meus investimentos?
Amigo me desculpe a pergunta, é a primeira vez que invisto no mercado financeiro. Com relação ao CDB os depósitos são feitos mensalmente ou uma vez só e aguardo o final do contrato?
Olá, estamos desenvolvendo o aplicativo e em breve estará disponível, por enquanto a plataforma poderá ser usada pelo navegador do celular, ela foi desenvolvida para se adaptar normalmente com smartphones, para melhorar seu acesso, sugiro que crie um atalho para a plataforma em seu menu, ao acessar o site pelo navegador do celular, tem a opção de criar um atalho para o site e este atalho aparece no menu ou tela inicial, como se fosse um aplicativo.
Normalmente é feito uma única vez, existem CDBs que ficam disponíveis muito tempo, então dá para investir no mesmo várias vezes, mas cada aplicação é individual, é como se estivesse comprando cotas individuais que possuem uma data de compra diferente.