O que é Taxa Selic e como funciona em seus investimentos?

cofrinho de porquinho com moedas

Navegue pelo conteúdo

Provavelmente você já escutou esse termo ‘’Taxa Selic’’, e as chances de não ter entendido o que de fato ela significa, aposto que são grandes, aliás, é normal, mas fica tranquilo que hoje por meio desse post vou te ensinar o que é essa famosa Taxa Selic.

O que é a Taxa Selic?

Essa palavra que aparece nos jornais e nos perfis de investimentos, é a taxa básica de juros da economia. SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Consiste em um programa virtual onde os títulos do Tesouro Nacional são comprados ou vendidos, de modo diário pelas instituições financeiras.
 
 
Selic vai sofrer ligação direta com os juros dos títulos públicos que o governo oferece nesse sistema virtual, além de ser um mecanismo para controlar a inflação.
 
 
O governo precisa de grana para conseguir fazer investimentos e pagar as dívidas, e por isso existem os impostos por exemplo, mas ocorre que nem sempre só isso já é o necessário, então existe uma outra maneira do governo arrecadar dinheiro, que são os empréstimos, como por exemplo os títulos do Tesouro Nacional.
 
 
Esses títulos são certificados de dívida, que são emitidos e vendidos pelo governo, por meio da SELIC, e o felizardo que compra esse título e o governo aplica o dinheiro para o que precisa, no final em uma certa data, ganha o direito de receber um valor por ter emprestado esse dinheiro para o governo fazer a economia girar, e o melhor, com o acréscimo de juros.

Invista nos melhores investimentos de renda fixa com taxa ZERO e ganhe mais do que a poupançaabra uma conta gratuita na Stin3!

Como funciona a Taxa Selic?

Funciona assim, a cada 45 dias que se passa, ocorrem reuniões importantes onde será definido o novo valor da taxa Selic – se ele vai permanecer o mesmo, diminuir ou aumentar, então geralmente é a cada 45 dias que a Selic fica famosinha nas capas dos noticiários novamente.
 
 
Essa taxa é definida por nada mais nada menos que o Banco Central, mais especificamente pelo COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central. Em junho/2021 a taxa foi fixada em 4,25% ao ano e permanece a mesma em agosto, sendo que anteriormente ela estava em 3,5% ao ano.
 
 
O valor da taxa não é decidido com base em achismo, mas sim em diversos indicadores financeiros do Brasil, até se chegar a um valor que parece ser o ideal.
 
 
Essas mudanças no valor da taxa são necessárias porque a economia está sempre se movimentando, então as vezes um valor fixado a 45 dias atrás, não faz mais sentido nos dias de hoje.

Qual a importância da Taxa Selic e como ela impacta sua vida?

A Taxa Selic é extremamente importante na economia do Brasil, e se refere a economia do seu país, refere ao seu bolso também. É essa taxa que vai influenciar todas as outras taxas de juros do país, como por exemplos as taxas referentes a empréstimos, financiamentos ou de retorno de investimentos.
 
 
Essa taxa teve sua criação em 1979, momento onde a economia do país estava em uma realidade de hiperinflação.
 
 
Se a taxa é aumentada, o Banco Central faz esse aumento com o objetivo de desacelerar a economia e com isso impedir a inflação de acabar ficando muito alta. Já se o Banco Central abaixa a Selic, é visando trazer estímulos para o consumo, aquecer a economia e aumentar a inflação caso ela esteja em descompasso com a meta.

O que a Selic impacta nos seus investimentos?

De modo simplificado, com a diminuição da SELIC o crédito fica mais acessível, uma vez que os bancos vão baixar suas taxas de juros e a inflação provavelmente irá subir. Já se a SELIC sobe, os preços vão tender a ficarem mais estáveis, assim como os juros de crédito, parcelamento e cheque especial sobem.
 
 
Qualquer mudança que ocorra na SELIC impacta de modo direto: o Tesouro SELICpoupança e investimentos de renda fixa.
 
  • TESOURO SELIC: Se a SELIC aumenta, esse título fica mais vantajoso e o contrário também ocorre.
  • POUPANÇA: Esse investimento só compensa e te rende mais dinheiro se a taxa SELIC estiver acima de 8,5%. Descubra quanto rende a poupança.
  • RENDA FIXA: Se a SELIC muda, isso impacta no CDI – quando a taxa Selic diminui, o CDI também fica mais baixo. Por consequência, os investimentos como CDBs, LCIs, LCAs, e LCs, por utilizarem o CDI como indicador de rentabilidade, também terão sua rentabilidade em queda.
 
Viu só o tanto de coisa que a Taxa Selic influencia?
Invista a partir de R$ 41 no Tesouro Direto com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Stin3!
 
 
 
 
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.