Como Funciona a Inflação: O básico

imagem de cubos de letras formando a palavra inflação

Navegue pelo conteúdo

O custo de vida continua a aumentar, tornando a vida mais cara para todos. Nos últimos anos, muitos custos têm continuado a aumentar a um ritmo alarmante. Muitas vezes, uma das primeiras coisas que as pessoas notam quando suas despesas mensais aumentam é o preço dos alimentos e do aluguel.

Normalmente, estes dois itens são fatores primários para determinar quanto dinheiro você precisa para viver em algum lugar. A inflação é essencialmente um declínio no poder de compra de seu dinheiro. Quando a inflação aumenta, isso significa que os preços dos bens e serviços estão aumentando mais rapidamente do que sua oferta (e demanda efetiva). Como resultado, medidas padrão de inflação – como o IPC – geralmente aumentam com o tempo à medida que o valor real do dólar diminui. Explicaremos tudo o que você precisa saber sobre inflação neste artigo.

O que é inflação?

A inflação é um aumento sustentado no nível geral de preços de bens e serviços. Em outras palavras, a inflação é um aumento geral do custo de vida. Todos os dias, as pessoas compram bens e serviços, como alimentos, aluguel e gasolina. Estes preços mudam com o tempo, e quando aumentam mais rápido do que o que estamos acostumados, isso é conhecido como inflação.

Há muitos tipos diferentes de inflação. Mas, todos eles compartilham alguns traços em comum. A inflação é o aumento do nível geral de preços de bens e serviços. Como o nível de preços é calculado pela soma dos preços de todos os bens e serviços e depois dividido pelo número total de bens e serviços, é também um aumento no preço médio dos bens e serviços.

A importância da inflação baixa

A inflação é geralmente uma coisa ruim por algumas razões. Por exemplo, se a inflação é baixa e permanece baixa, é uma coisa boa porque significa que a economia está crescendo, as pessoas podem encontrar empregos, etc.

Quando isto acontece, o governo geralmente se sente seguro para aumentar os impostos, diminuir os gastos do governo ou diminuir a oferta de dinheiro na economia porque há menos risco de que isto cause uma recessão.

Como a inflação afetará você?

Inflação significa que a quantidade de dinheiro que você ganha será menos valiosa com o tempo. Enquanto você pode estar ganhando mais dinheiro a cada ano, você está pagando mais por bens e serviços. Como resultado, você terá menos dinheiro disponível para você no futuro. Se você está economizando para a aposentadoria, pode estar preocupado com a inflação que corrói suas economias.

Afinal, a inflação diminui o poder de compra de suas economias, o que significa que suas economias valerão menos com o tempo. Se você se aposentar com uma certa quantia de poupança, mas a inflação diminui seu valor, você terá menos dinheiro com o passar do tempo.

Como combater a inflação

A melhor maneira de combater a inflação é administrar o aumento dos preços, aumentando sua renda. Isto significa que você deve procurar maneiras de aumentar seus ganhos para que tenha mais dinheiro disponível para o futuro. Há muitas maneiras de fazer isso, inclusive:

Aumentar suas habilidades: Invista em você mesmo aprendendo novas habilidades que podem levá-lo a empregos mais bem pagos.

Trabalhando horas extras: Trabalhe mais horas durante sua semana normal de trabalho para que você possa ganhar mais.

Trabalhar em um segundo emprego: Leve trabalho extra fora de seu trabalho normal para que você possa ganhar mais dinheiro.

Invista em ações e outros ativos: Coloque seu dinheiro extra em ações e outros investimentos para que você possa ganhar mais dinheiro no futuro.

Cortar custos: Encontre maneiras de diminuir suas despesas mensais para que você tenha mais dinheiro a cada mês.

Tipos de inflação

Inflação por Demanda: A inflação por demanda acontece quando há muito dinheiro na economia e não há produção suficiente de bens e serviços para atender à demanda. Em outras palavras, as pessoas estão comprando muito de certos bens e serviços e não estão sendo produzidos o suficiente. Como resultado, o custo de bens e serviços aumentará, pois os fornecedores cobrarão mais para compensar o fato de que as pessoas não podem comprar tanto quanto querem.

Inflação por Impulso de Custos: A inflação por Impulso de Custos acontece quando o fornecimento de bens e serviços não está acompanhando a demanda. Em outras palavras, há muito poucos bens e serviços disponíveis, fazendo com que o preço de cada um deles aumente. Estes aumentos de preços significarão taxas de inflação mais altas.

Resumindo

A inflação é um aumento sustentado no nível geral de preços de bens e serviços. É uma coisa ruim por alguns poucos motivos. Primeiro, ela diminui o poder de compra de seu dinheiro. Segundo, ela pode diminuir sua economia. Finalmente, pode levar a taxas de juros mais altas sobre os empréstimos. Há muitos tipos de inflação, mas todos compartilham de alguns traços. Inflação é o aumento do nível geral de preços de bens e serviços. É uma coisa ruim por algumas razões, e a melhor maneira de combatê-la é aumentar sua renda.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.