Como Funciona a Inflação: O básico

imagem de cubos de letras formando a palavra inflação

Navegue pelo conteúdo

O custo de vida continua a aumentar, tornando a vida mais cara para todos. Nos últimos anos, muitos custos têm continuado a aumentar a um ritmo alarmante. Muitas vezes, uma das primeiras coisas que as pessoas notam quando suas despesas mensais aumentam é o preço dos alimentos e do aluguel.

Normalmente, estes dois itens são fatores primários para determinar quanto dinheiro você precisa para viver em algum lugar. A inflação é essencialmente um declínio no poder de compra de seu dinheiro. Quando a inflação aumenta, isso significa que os preços dos bens e serviços estão aumentando mais rapidamente do que sua oferta (e demanda efetiva). Como resultado, medidas padrão de inflação – como o IPC – geralmente aumentam com o tempo à medida que o valor real do dólar diminui. Explicaremos tudo o que você precisa saber sobre inflação neste artigo.

O que é inflação?

A inflação é um aumento sustentado no nível geral de preços de bens e serviços. Em outras palavras, a inflação é um aumento geral do custo de vida. Todos os dias, as pessoas compram bens e serviços, como alimentos, aluguel e gasolina. Estes preços mudam com o tempo, e quando aumentam mais rápido do que o que estamos acostumados, isso é conhecido como inflação.

Há muitos tipos diferentes de inflação. Mas, todos eles compartilham alguns traços em comum. A inflação é o aumento do nível geral de preços de bens e serviços. Como o nível de preços é calculado pela soma dos preços de todos os bens e serviços e depois dividido pelo número total de bens e serviços, é também um aumento no preço médio dos bens e serviços.

A importância da inflação baixa

A inflação é geralmente uma coisa ruim por algumas razões. Por exemplo, se a inflação é baixa e permanece baixa, é uma coisa boa porque significa que a economia está crescendo, as pessoas podem encontrar empregos, etc.

Quando isto acontece, o governo geralmente se sente seguro para aumentar os impostos, diminuir os gastos do governo ou diminuir a oferta de dinheiro na economia porque há menos risco de que isto cause uma recessão.

Como a inflação afetará você?

Inflação significa que a quantidade de dinheiro que você ganha será menos valiosa com o tempo. Enquanto você pode estar ganhando mais dinheiro a cada ano, você está pagando mais por bens e serviços. Como resultado, você terá menos dinheiro disponível para você no futuro. Se você está economizando para a aposentadoria, pode estar preocupado com a inflação que corrói suas economias.

Afinal, a inflação diminui o poder de compra de suas economias, o que significa que suas economias valerão menos com o tempo. Se você se aposentar com uma certa quantia de poupança, mas a inflação diminui seu valor, você terá menos dinheiro com o passar do tempo.

Como combater a inflação

A melhor maneira de combater a inflação é administrar o aumento dos preços, aumentando sua renda. Isto significa que você deve procurar maneiras de aumentar seus ganhos para que tenha mais dinheiro disponível para o futuro. Há muitas maneiras de fazer isso, inclusive:

Aumentar suas habilidades: Invista em você mesmo aprendendo novas habilidades que podem levá-lo a empregos mais bem pagos.

Trabalhando horas extras: Trabalhe mais horas durante sua semana normal de trabalho para que você possa ganhar mais.

Trabalhar em um segundo emprego: Leve trabalho extra fora de seu trabalho normal para que você possa ganhar mais dinheiro.

Invista em ações e outros ativos: Coloque seu dinheiro extra em ações e outros investimentos para que você possa ganhar mais dinheiro no futuro.

Cortar custos: Encontre maneiras de diminuir suas despesas mensais para que você tenha mais dinheiro a cada mês.

Tipos de inflação

Inflação por Demanda: A inflação por demanda acontece quando há muito dinheiro na economia e não há produção suficiente de bens e serviços para atender à demanda. Em outras palavras, as pessoas estão comprando muito de certos bens e serviços e não estão sendo produzidos o suficiente. Como resultado, o custo de bens e serviços aumentará, pois os fornecedores cobrarão mais para compensar o fato de que as pessoas não podem comprar tanto quanto querem.

Inflação por Impulso de Custos: A inflação por Impulso de Custos acontece quando o fornecimento de bens e serviços não está acompanhando a demanda. Em outras palavras, há muito poucos bens e serviços disponíveis, fazendo com que o preço de cada um deles aumente. Estes aumentos de preços significarão taxas de inflação mais altas.

Resumindo

A inflação é um aumento sustentado no nível geral de preços de bens e serviços. É uma coisa ruim por alguns poucos motivos. Primeiro, ela diminui o poder de compra de seu dinheiro. Segundo, ela pode diminuir sua economia. Finalmente, pode levar a taxas de juros mais altas sobre os empréstimos. Há muitos tipos de inflação, mas todos compartilham de alguns traços. Inflação é o aumento do nível geral de preços de bens e serviços. É uma coisa ruim por algumas razões, e a melhor maneira de combatê-la é aumentar sua renda.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.