Desde que grandes marcas e empresas de tecnologia como Facebook, Nike e Adidas anunciaram projetos no Metaverso, o interesse sobre esse universo disparou. Com isso, as criptomoedas desse segmento também passaram a chamar a atenção de investidores e de pessoas que querem entrar no Metaverso.
Se você ainda tem dúvidas sobre quais criptomoedas circulam no Metaverso e como elas funcionam, continue a leitura porque neste artigo iremos te apresentar as principais moedas do Metaverso e como começar a investir nesses ativos. Vamos lá?
O que é Metaverso?
Metaverso é um ambiente online formado por um conjunto de vários universos virtuais reunidos. Ele une aspectos do mundo digital e do mundo físico, formando uma nova camada da realidade em que pessoas de qualquer lugar do mundo podem socializar, estudar, trabalhar e negociar.
Tecnologias como Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), Blockchain e equipamentos como óculos VR e joysticks são o que nos possibilitam entrar no Metaverso hoje em dia.
Muitos jogos e redes sociais oferecem plataformas que nos permitem experimentar uma ideia inicial de Metaverso. E foi dentro dessas plataformas que as criptomoedas do metaverso ganharam utilidade, passando a ter valor também fora desse ambiente virtual e funcionar como alternativa para investimento. Conheça agora essas moedas:
Quais são as moedas do Metaverso?
As moedas do metaverso são tokens que circulam dentro desse ambiente para negociação entre os usuários. É a união entre Metaverso, Blockchain e criptoativos que possibilita existir toda uma economia digital nesse universo.
No geral, as criptomoedas do Metaverso são usadas para negociar itens e propriedades virtuais. Também podem ser usadas para governança, ou seja, dão a quem as possui o direito de participar das decisões sobre o desenvolvimento do projeto de metaverso ao qual estão relacionadas, votando em atualizações.
Abaixo, comentamos algumas das principais moedas do Metaverso, mas vale destacar que a lista de tokens relacionados a esses projetos já é extensa e não para por aí.
Principais criptomoedas do Metaverso
- Decentraland (MANA): A plataforma permite que usuários socializem, explorem, negociem, comprem terrenos e construam moradias. MANA é a moeda utilizada para governança e para adquirir itens e LAND, outro token de Decentraland que comprova as posses de terrenos virtuais.
- The Sandbox (SAND): Jogo no qual é possível comprar, negociar, interagir com outros jogadores e criar espaços virtuais. O criptoativo SAND é o token de utilidade usado para governança, negociações e interação dentro do game. Também é usado para aquisição de tokens LAND, que representam parcelas do mundo virtual, de forma parecida com Decentraland.
- Enjin Coin (ENJ): O Enjin é um sistema voltado para a criação de NFTs e para apoio de desenvolvimento de jogos e universos integrados. O token ENJ é utilizado para criar ativos digitais dentro do ecossistema Enjin.
- ApeCoin (APE): APE é o token nativo do ecossistema Bored Ape Yacht Club, os famosos NFTs dos “macacos entediados”, utilizado para governança. O projeto é recente, mas já alcançou uma expressiva capitalização de mercado, e foi anunciada sua própria plataforma de Metaverso, a Otherside.
Como funciona esse investimento?
Existem diferentes formas de começar a investir no Metaverso e a mais comum é de fato por meio das moedas do Metaverso. Elas possuem valor também fora do Metaverso e podem ser negociadas com moedas fiduciárias.
Assim como qualquer criptoativo, elas podem valorizar ou desvalorizar com o tempo e os traders lucram com a diferença de valor nos momentos de compra e venda do token. Você consegue encontrar os tokens dos principais projetos de Metaverso listados em corretoras de criptomoedas.
Uma segunda forma de investir no Metaverso é por meio de fundos de investimento voltados para ações de empresas ligadas a esse segmento.
Por onde começar?
Antes de iniciar um investimento, sempre avalie com cautela seu perfil de investidor. Em geral, tokens relacionados a metaverso ou game tokens são escolhidos por investidores de perfil mais arrojado e de maior abertura ao risco, como uma alternativa de diversificação.
Alguns riscos a serem considerados são a característica de forte volatilidade e o desempenho atrelado ao sucesso da própria plataforma, game ou empresa relacionada ao Metaverso.
Portanto, cabe a você analisar seu próprio contexto e objetivos para identificar o ativo mais adequado para compor sua estratégia.
Quer ficar antenado sobre essas e outras tendências do universo cripto e conhecer as melhores oportunidades de investimento? Então, continue acompanhando os conteúdos do Se Torne Investidor!
Invista em criptomoedas de forma segura. Abra sua conta agora.