Financiamento Imobiliário: como conquistar a casa própria

Imagem de casa própria

Navegue pelo conteúdo

De acordo com pesquisa realizada pelo Quinto Andar em parceria com o Datafolha, 87% dos brasileiros têm o sonho da casa própria. Uma das maneiras de realizar esse desejo é com o financiamento imobiliário, uma espécie de empréstimo voltado para aquisição de um imóvel.

Se você também faz parte dessa parcela da população, esse artigo foi feito para você. Entenda o que é, confira todas as taxas e conheça os principais tipos de financiamentos imobiliários do mercado.

O que é financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é uma espécie de empréstimo, no entanto, ele é exclusivo para compra de imóvel, novo ou usado, e também para construção e reforma de uma casa ou apartamento residencial. 

A modalidade de crédito pode ser uma excelente opção para aqueles que não possuem o valor completo para adquirir um imóvel. Isso porque, com o financiamento, o banco credor quita até 90% do valor total da residência, e depois cobra esse valor por meio de longas parcelas, que podem chegar a até 35 anos.  

Quem pode conseguir financiamento imobiliário?

Para conseguir um financiamento imobiliário é preciso ter 18 anos ou mais, comprovar renda suficiente para o pagamento das parcelas e estar sem pendências no CPF. 

Qual o tempo para liberação de um financiamento imobiliário?

O prazo médio levado pelas instituições financeiras para liberar um financiamento é de 40 dias, apontou a Abecip. Nesse período, você pode buscar outras opções e comparar as taxas e condições oferecidas.

Quais são os documentos necessários para fazer um financiamento imobiliário?

Normalmente, são solicitados os seguintes documentos: CPF, RG, carteira de trabalho, declaração do Imposto de Renda, comprovantes de renda, do estado civil e da residência atual. Em alguns casos, o cliente deverá comparecer ao banco para entregar todos os papéis pessoalmente.

Quais são os tipos de financiamento imobiliário?

O Brasil conta com dois principais modelos de financiamento imobiliário: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Entenda um pouco sobre eles:

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é um financiamento de longo prazo. Os recursos dessa modalidade costumam vir da poupança e do FGTS. Confira outros detalhes:

  • Valor do imóvel de até R$ 1,5 milhão;
  • Financiamento de até 80% do valor do imóvel;
  • Prestações não podem ultrapassar 30% da renda do consumidor;
  • Taxa máxima de juros de 12%;
  • Quitação de até 35 anos;
  • O imóvel deve constar no cartório de registro, ser residencial e urbano e ser na mesma região em que o consumidor mora ou trabalha há pelo menos um ano;
  • O imóvel não pode ter sido comprado com o FGTS nos três anos anteriores;
  • O consumidor tem direito de utilizar seu saldo do FGTS para pagar parte do imóvel, caso seja o primeiro adquirido.

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

O Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) foi criado após o SFH e flexibilizou algumas regras impostas no SFH. Entenda:

  • O imóvel deve custar acima do teto definido pelo SFH (mais de R$ 1,5 milhão);
  • Financiamento de até 90% do valor total;
  • Taxa de juros variável;
  • Quitação em até 35 anos;
  • Comprador pode ser Pessoas Físicas ou Jurídica;
  • Não há um limite de valor das parcelas;
  • É possível financiar imóveis residenciais e comerciais;
  • Pode ser solicitado por aqueles que já possuem um imóvel no próprio nome;
  • O consumidor pode utilizar o FGTS para pagar parte do imóvel ou para abater até 80% da prestação em 12 meses.

Financiamento direto com a construtora

O financiamento direto com a construtora é uma terceira opção para solicitar o crédito. Nesse caso, é possível negociar o imóvel diretamente com o estabelecimento, mas as chaves só são entregues ao solicitante quando 40% do valor do imóvel estiver quitado. O restante do valor deverá ser financiado pelo SFH ou SFI.

Qual banco oferece a melhor taxa de financiamento imobiliário?

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos brasileiros que consegue oferecer as melhores taxas de financiamento imobiliários, mas elas variam de acordo com a situação econômica e relacionamento do banco com o cliente. 

Por isso, o indicado é que seja feita uma análise detalhada, para que você possa comparar as ofertas disponíveis e escolher a que mais se encaixa com o seu perfil financeiro.

Quais são as etapas para conseguir um financiamento imobiliário?

Se você deseja contratar um financiamento imobiliário é preciso estar preparado para cada etapa do processo realizado pelas instituições financeiras. Conheça quais são:

1. Análise de crédito

A análise de crédito está presente nas solicitações de diversos produtos e serviços financeiros. Nessa etapa, a instituição financeira faz buscar entender mais sobre o cliente e qual valor das prestações ele pode pagar. Geralmente costuma demorar até 40 dias.

2. Escolha do imóvel

Após passar pela análise e ter o crédito pré-aprovado, o cliente precisa tomar a decisão sobre qual imóvel quer adquirir. Sempre busque mais de uma opção, caso aconteça qualquer problema com a documentação.

3. Inspeção do imóvel

Depois que a escolha do imóvel que deseja financiar foi feita, a instituição financeira envia um engenheiro para fazer a vistoria e ver se o imóvel está dentro da qualidade esperada e se o preço está de acordo com o valor do mercado.

4. Análise da documentação

Logo em seguida, o banco realiza uma análise de toda a documentação e inclui as informações do vendedor. Nesse momento, alguns documentos podem ser solicitados.

5. Contrato

Se tudo der certo, o banco elabora o contrato e envia para o cliente assinar.

6. Registro

Para finalizar o processo, é preciso fazer o registro do imóvel e um cartório, que costuma cobrar pelo serviço e solicita a apresentação do pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. Depois, o cliente precisa apresentar o registro ao banco que libera o valor para o pagamento.

Vale a pena fazer um financiamento imobiliário?

Se você está em dúvida se vale a pena fazer um financiamento imobiliário, já adiantamos que esse é um compromisso de longo prazo de até 35 anos. Ou seja, parte da sua renda mensal por um bom tempo será destinada à quitação do financiamento de imóvel. Portanto, sempre considere as vantagens e desvantagens antes de iniciar o processo de solicitação.

Vantagens

  • As parcelas podem caber no seu bolso;
  • Redução de risco de problemas com imóvel escolhido após análise da instituição financeira;
  • Seguros obrigatórios que garantem cobertura de danos.

Desvantagens

  • Dívida de longo prazo;
  • Pagamento de juros;
  • Pagamentos de gastos com o financiamento.

Financiamento ideal para você na Foregon

Conquistar o sonho da casa própria pode ser um processo meio burocrático, mas essencial para que nem o solicitante e nem o credor caiam em uma furada. Além disso, como citamos, sempre que alguém solicita um financiamento, o score de crédito é consultado pelo banco. Essa pontuação é um dos fatores que ajudam a instituição financeira a analisar o cliente para verificar suas chances de inadimplência. 

No site da Foregon você consulta seu CPF gratuitamente, de forma rápida e segura. O marketplace da fintech conta com diversos produtos e serviços financeiros que são indicados para nossos usuários, de acordo com cada perfil.

“Há 10 anos, quando você precisava de um financiamento você tinha duas opções: ou falar com o seu gerente ou ir ao banco do lado e começar um novo relacionamento. Hoje você pode escolher entre dezenas de opções sem sair de casa. Só nos últimos cinco anos a diversidade de produtos financeiros mais que triplicou e quem ganha com esse aumento da concorrência é o consumidor que está cada vez mais disputado por bancos e fintechs” – Gustavo Marquini, CEO da Foregon.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.