O cadastro do Microempreendedor Individual (MEI) é utilizado para formalizar negócios próprios e ainda garante uma série de benefícios, como aposentadoria por idade, salário maternidade, auxílio-doença, entre outros.
Da mesma maneira que o documento é vantajoso para o negócio, é necessário que o empreendedor cumpra com suas obrigações. E estar em dia com a Documento de Arrecadação do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais (DAS MEI) é uma delas.
Se você está com o MEI atrasado, mas não tem a quantia necessária para quitar a dívida de uma vez, saiba que é possível realizar o parcelamento. Continue a leitura e confira como realizar a operação.
Pagamento DAS MEI
Antes de tudo precisamos ter em mente que o DAS MEI é um documento que consta, de forma unificada, todos os tributos que o MEI precisa pagar mensalmente para manter sua atividade regular.
Em 2022, esse valor varia entre R$ 61,60 e R$ 66,60 mensais e o prazo máximo para pagamento é o dia 20 de cada mês.
Como parcelar MEI atrasado?
Para regularizar o pagamento do imposto do MEI, basta seguir o passo a passo abaixo e fazer sua solicitação.
- Acesse o portal do Simples Nacional;
- Clique em “Simei Serviços” e selecione “Parcelamento”;
- Vá na opção “Parcelamento – Microempreendedor individual”;
- Em seguida, informe o número do CNPJ e o código de acesso;
- Após o acesso, clique em “Pedido de parcelamento”;
- Confira as parcelas disponíveis e o valor total da dívida;
- Por fim, clique em “Sim” e acompanhe as instruções para o seu caso.
Vale frisar que o pagamento do primeiro boleto deve ser efetuado em até 2 dias úteis, caso contrário, o parcelamento será cancelado.
Código de acesso: como encontrar?
Caso você não saiba seu número de acesso, pelo próprio site do Simei você pode criar ou alterar o código atual. Para realizar a operação, preencha um novo formulário, no qual será solicitado o número de recibo da sua declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF), e pronto.
Além disso, você pode encontrar esse número na plataforma “Meu Imposto de Renda”, com login pela conta Gov.br.
O que acontece se eu não pagar o DAS MEI?
Além da perda de direitos sociais e, em alguns casos, perda de benefícios do INSS, a dívida pode passar para o CPF da Pessoa Física, afetando tanto a vida profissional quanto a vida pessoal do empreendedor.
Outra consequência que pode se desenrolar pela falta de pagamento do DAS MEI é a suspensão do CNPJ, que impede a emissão de Notas Fiscais e torna sua empresa irregular.
Importante: uma vez que o CNPJ é suspenso não é possível recuperar o documento, portanto, é necessário abrir uma nova empresa para regularizar a sua situação.
Como organizar as finanças do seu negócio?
O primeiro passo para organizar suas contas é ter um planejamento financeiro adequado para sua empresa. No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos relacionados a finanças que podem te ajudar a lidar com o dinheiro do seu negócio de forma responsável.
Além disso, você pode consultar seu score de crédito de forma gratuita e encontrar o produto e serviços financeiro que mais se encaixa com o perfil da sua empresa. É simples, rápido e de graça!