MEI atrasado: aprenda a parcelá-lo

Empreendedor com cara de preocupado em frente a notebook

Navegue pelo conteúdo

O cadastro do Microempreendedor Individual (MEI) é utilizado para formalizar negócios próprios e ainda garante uma série de benefícios, como aposentadoria por idade, salário maternidade, auxílio-doença, entre outros.

Da mesma maneira que o documento é vantajoso para o negócio, é necessário que o empreendedor cumpra com suas obrigações. E estar em dia com a Documento de Arrecadação do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais (DAS MEI) é uma delas.

Se você está com o MEI atrasado, mas não tem a quantia necessária para quitar a dívida de uma vez, saiba que é possível realizar o parcelamento. Continue a leitura e confira como realizar a operação.

Pagamento DAS MEI

Antes de tudo precisamos ter em mente que o DAS MEI é um documento que consta, de forma unificada, todos os tributos que o MEI precisa pagar mensalmente para manter sua atividade regular. 

Em 2022, esse valor varia entre R$ 61,60 e R$ 66,60 mensais e o prazo máximo para pagamento é o dia 20 de cada mês.

Como parcelar MEI atrasado?

Para regularizar o pagamento do imposto do MEI, basta seguir o passo a passo abaixo e fazer sua solicitação. 

  1. Acesse o portal do Simples Nacional;
  2. Clique em “Simei Serviços” e selecione “Parcelamento”;
  3. Vá na opção “Parcelamento – Microempreendedor individual”;
  4. Em seguida, informe o número do CNPJ e o código de acesso;
  5. Após o acesso, clique em “Pedido de parcelamento”;
  6. Confira as parcelas disponíveis e o valor total da dívida;
  7. Por fim, clique em “Sim” e acompanhe as instruções para o seu caso.

Vale frisar que o pagamento do primeiro boleto deve ser efetuado em até 2 dias úteis, caso contrário, o parcelamento será cancelado.

Código de acesso: como encontrar?

Caso você não saiba seu número de acesso, pelo próprio site do Simei você pode criar ou alterar o código atual. Para realizar a operação, preencha um novo formulário, no qual será solicitado o número de recibo da sua declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF), e pronto.

Além disso, você pode encontrar esse número na plataforma “Meu Imposto de Renda”, com login pela conta Gov.br.

O que acontece se eu não pagar o DAS MEI?

Além da perda de direitos sociais e, em alguns casos, perda de benefícios do INSS, a dívida pode passar para o CPF da Pessoa Física, afetando tanto a vida profissional quanto a vida pessoal do empreendedor.

Outra consequência que pode se desenrolar pela falta de pagamento do DAS MEI é a suspensão do CNPJ, que impede a emissão de Notas Fiscais e torna sua empresa irregular. 

Importante: uma vez que o CNPJ é suspenso não é possível recuperar o documento, portanto, é necessário abrir uma nova empresa para regularizar a sua situação.

Como organizar as finanças do seu negócio?

O primeiro passo para organizar suas contas é ter um planejamento financeiro adequado para sua empresa. No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos relacionados a finanças que podem te ajudar a lidar com o dinheiro do seu negócio de forma responsável.

Além disso, você pode consultar seu score de crédito de forma gratuita e encontrar o produto e serviços financeiro que mais se encaixa com o perfil da sua empresa. É simples, rápido e de graça!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.