Descubra as vantagens e desvantagens da conta poupança

Imagem de porquinho e gráficos financeiros em fundo verde

Navegue pelo conteúdo

Muitos brasileiros ainda mantêm o hábito de guardar dinheiro em uma conta poupança, mas será vantajoso? Por isso, explicaremos tudo que você precisa saber sobre a caderneta de poupança e as vantagens e desvantagens de abrir este tipo de conta para poupar e não arriscar. 

Antes de tudo você precisa saber que a conta poupança é uma caderneta. Sendo assim, o Banco é o responsável pela regulamentação: ele define o quanto o cliente receberá em cima do dinheiro guardado. Em primeiro lugar, quem deseja optar por uma conta poupança não precisa necessariamente manter ela movimentada. 

Deste modo, ela não é a ideal para receber o salário, mas, o cliente poderá fazer saques, transferências e retirar extrato. Contudo, a quantidade de movimentação será definida pelo Banco onde você possui a conta. Para abrir uma conta, basta escolher o banco de sua preferência e levar documentação básica como RG, CPF e comprovante de residência.

A abertura é menos burocrática que uma conta-corrente, visto que não será necessário comprovar renda e pagar taxa de abertura. Portanto, por ser menos exigente, essa conta poderá ser feita para menores de idade. Ou seja, muitos pais podem optar por este tipo de conta para os filhos e guardar pensando no futuro deles.

Outras vantagens

Diferentemente, da conta corrente, a poupança não cobra por taxas, visto que os bancos são proibidos de cobrar por taxas e tarifas. No entanto, uma dúvida que muitos clientes têm é sobre as regras de rendimentos. Geralmente, a conta poupança rende 0,5% ao mês (6,17% a.a.), além da taxa referencial. 

Contudo, entenda que quando a taxa básica de juros (Selic) ficar igual ou menor que 8,5% ao ano, a sua conta renderá cerca de 70% da meta da taxa Selic. Nesse sentido, se a taxa ficar em 8,5%, o cliente receberá mensalmente 0,48% ao mês mais TR.

Do mesmo modo, outro ponto que você deve saber sobre a poupança e que a data de aniversário é um dia onde o seu dinheiro rende. 

Desvantagens da poupança

Entenda que ela não é um investimento, é apenas uma maneira de guardar o seu dinheiro de maneira segura. Visto que ele rende menos que a inflação. Então, ao colocar o seu dinheiro na caderneta de poupança, você não perde, mas também não irá ganhar. Perceba que quando comparado com outras formas de investimento, o rendimento é muito maior que o da poupança. 

O ideal é fugir da poupança, dado que temos investimentos melhores e tão seguros quanto a poupança. Onde o cliente terá liquidez diária e garantia do FGC e rendimento muito superior à caderneta de poupança. Então, pare de investir onde você não consegue um rendimento de acordo com aquilo que foi investido. 

Por fim, se você estiver com medo de investir, saiba que existem outras opções de investimento que são tão seguras quanto a poupança. Como Tesouro Direto, CDB, LCA e LCI.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.