Crenças limitantes: conheça as principais crenças negativas sobre o dinheiro

Imagem de mulher negra vestida de amarelo em fundo azul com cara de preocupada

Navegue pelo conteúdo

Qualquer tipo de crença pode ajudar ou prejudicar uma pessoa, principalmente aquelas negativas. No mundo das finanças é algo que prejudica bastante, por isso devemos tomar cuidado. Entenda que mesmo diante de um país que apresenta várias injustiças sociais e muitas instituições que aproveitam disso. Precisamos saber até que ponto nos deixamos levar por crenças negativas sobre o dinheiro.

Entender sobre isso ajudará principalmente a enfrentar os nossos problemas e ter uma relação saudável com dinheiro. Quando falamos sobre crenças limitantes sobre o dinheiro, precisamos entender que isso se trata também de autoconhecimento e educação financeira. Deste modo, uma está ligada a outra.

Compreender sobre finanças não te torna uma pessoa ruim, precisamos deixar de enxergar dessa maneira. Ao contrário, isso evitará problemas no futuro. Inclusive te colocará em uma posição de saber identificar quando alguém próximo ou você mesmo entre em um barco furado.

Crenças Negativas

As crenças negativas e limitantes são ideias que você acredita serem verdadeiras, normalmente, muitas delas você ouviu da sua família. No entanto, elas são geralmente uma grande mentira, mas, você passou a vida inteira considerando verdadeira. Por isso, separamos algumas das mais populares e temos certeza que você já ouviu. Confira!

Juntar dinheiro é coisa de rico

Obviamente, juntar dinheiro para uma pessoa rica é bem mais fácil. Contudo, essa afirmação é uma crença negativa. Principalmente, pelo fato da condição financeira. Dado que, pessoas de renda baixa também conseguem planejar o futuro e se programar para juntar dinheiro. Saiba que qualquer pessoa poderá poupar dinheiro todos os meses e de várias formas. A quantia depende do tanto que você pode economizar, sem precisar passar por dificuldades.

Dinheiro não traz felicidade

A princípio, essa afirmação não está totalmente errada. Contudo, o dinheiro trará para você tranquilidade e qualidade de vida. Além de outras tantas coisas que contribui para você ter uma vida sem preocupações constantes. Deste modo, a felicidade está muito mais associada à liberdade.

Visto que a pessoa poderá tomar decisões e realizar sonhos de maneira mais tranquila, e isso trará uma certa felicidade. No entanto, não adianta também ter dinheiro e não estar bem consigo mesmo.

Para investir precisa de muito dinheiro

Geralmente, esta é uma das crenças negativas mais recorrentes quando se trata de investimento. No entanto, ela é uma maneira de deixar o mundo dos investimentos muito mais seletivo, ou seja, é algo limitante.

Um exemplo disso é o Tesouro Direto, uma modalidade de investimento que funciona como um empréstimo para o governo. Mesmo não conseguindo poupar muito você consegue começar o investimento a partir de R$ 30. O mesmo funciona com CDB que é um investimento de baixo risco que não perde dinheiro, assim como a poupança.

Por fim, você precisa compreender que não será necessário ter muito dinheiro para começar a investir. Basta colocar para investimento, a quantidade de sobrou do mês passado, nem que seja R$10 reais. O importante é que você tenha um dinheiro reservado para o futuro, e não passar por dificuldades financeiras.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.