É possível pagar multas com cartão de crédito?

pagando com cartão de crédito

Navegue pelo conteúdo

Por Foregon

Até os motoristas mais cautelosos estão sujeitos a levar multas de trânsito uma vez na vida. Dependendo da infração e da situação financeira do indivíduo, essa cobrança pode pesar no orçamento e trazer uma grande dor de cabeça.

A boa notícia é que alguns estados brasileiros já disponibilizaram o pagamento de multas e outros tributos relacionados a veículos com cartão de crédito, oferecendo também a opção de parcelamento. Entenda como é possível pagar multas com cartão de crédito. 

Pagar multas com o cartão de crédito 

Desde 2017, de acordo com a Resolução n. 697, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) permite o parcelamento de multas de trânsito utilizando o cartão de crédito como forma de pagamento.. 

Nesse caso, o ato de pagar multas com cartão de crédito é visto como uma espécie de acordo realizado entre a operadora do cartão e o proprietário do veículo. Ou seja, a empresa irá quitar a sua dívida com órgão de trânsito à vista e, em seguida, fará o parcelamento do débito.

Pagar multas por aplicativos

Para quem prefere optar pela praticidade dos Apps, existem alguns aplicativos que possuem a funcionalidade de pagar multas com cartão de crédito. Conheça as principais plataformas::

SNE

O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) é um site disponibilizado pelo governo federal, que permite ao condutor conferir eventuais notificações de trânsito por meio da internet, além de disponibilizar a opção de pagar uma multa que foi consultada com até 40% de desconto.

Zapay

O Zapay é um aplicativo (Android e iOS) que permite a consulta e pagamento de débitos do veículo, como: IPVA, multas, licenciamento e demais taxas. Também é possível parcelar os débitos em até 12x com o seu cartão de crédito.

Zignet

O App Zignet (Android) permite realizar o pagamento de débitos relacionados ao veículo. Com ele, você pode pagar multas, IPVA, DPVAT e outras taxas em até 12x no crédito, além de parcelar boletos bancários, contas de consumo, entre outros.

Taxas para parcelamento de multas no cartão de crédito

Não existe um valor padrão para taxa de parcelamento da multa, casa operadora de cartão de crédito ou aplicativo de pagamento é livre para definir a sua taxa de juros, que na maioria dos casos não costuma ser alta. 

Outro ponto importante é que o valor da taxa para parcelamento de multas usando o cartão de crédito pode variar de acordo com o número de parcelas e o estado que o condutor vive.

Quando não é possível pagar multa de trânsito com cartão de crédito

Em alguns casos não é possível pagar multas com o cartão de crédito de forma parcelada, como nos casos a seguir:  

  • Multas vencidas e que já estejam inscritas na dívida ativa;
  • Parcelamentos que já foram encaminhados para cobrança administrativa;
  • Débitos de veículos que são registrados em outros estados;
  • Multas que foram aplicadas por órgãos de trânsito que não permitem a realização do parcelamento ou pagamento via cartão de crédito.

Dica Foregon 

Faça uma análise completa de suas finanças antes de parcelar uma ou mais multas no cartão de crédito, já que o pagamento será um compromisso pelos próximos meses, dependendo da quantidade de parcelas. 
Com planejamento financeiro adequado, todas suas finanças se encaixam e você deixa as dívidas de lado!

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.