Como identificar se o boleto bancário é falso?

hacker fazendo uma ligação pelo celular e olhando a tela do computador

Navegue pelo conteúdo

Por Foregon

Apesar da facilidade do Pix, o boleto bancário continua sendo um dos meios de pagamentos mais populares entre os brasileiros. E essa popularidade ainda atrai a atenção dos golpistas, que utilizam o papel impresso como forma de golpe, por meio do boleto falso. 

Mas como identificar se você está caindo ou não em um golpe? Continue a leitura e confira algumas dicas.

Como identificar se o boleto bancário é falso?

Saiba como identificar se você está com um boleto falso em mãos:

Confira os dados do boleto

Todos os boletos bancários apresentam informações para facilitar sua identificação. Por isso, verifique atentamente o número do CPF ou CNPJ do emissor e cheque se a instituição que está fazendo a cobrança é confiável.

Além da numeração, os boletos falsos costumam apresentar alguns erros de digitação. É necessário ficar atento a possíveis erros de português ou até mesmo a falta de uma letra na impressão. 

Solicite boletos em PDF

Uma dica simples, mas que pode te proteger de um golpe é verificar se o boleto em questão é em PDF. Isso porque muitos golpistas costumam adulterar os boletos quando a vítima imprime o papel. 

Desconfie de boletos que não estão em arquivo PDF agora que você já sabe que outros tipos de arquivos costumam ser mais fáceis de serem alterados.

Verifique o código de barras

O código de barras também é capaz de entregar se um boleto é falso ou não. Confira se o código do banco é o mesmo da imagem apresentada no boleto. Você pode verificar o emissor por meio dos três primeiros números da sequência do código de barras.

Outra forma de verificar os números é tendo atenção com sequência final, pois ela representa o mesmo valor do boleto. Por exemplo: se o valor a ser pago é de R$ 75,90, os últimos dígitos serão 7590. Caso a numeração seja diferente, o boleto é falso.

Desconfie de boletos que chegam a sua casa

Algum boleto chegou de forma aleatória em sua casa? Desconfie na hora e não faça o pagamento! Nesses casos, o indicado é que você emita o boleto em questão no site oficial da empresa ou peça que ela envie o boleto por e-mail em PDF.

Como denunciar boleto falso?

Se após seguir essas dicas você identificou um boleto falso ou está dúvida em relação a sua veracidade, entre em contato com a empresa emissora para tirar a dúvida antes de efetuar o pagamento. 

Após a identificação do golpe, entre em contato com a empresa e a instituição financeira para denunciar o ocorrido. 

Dica Foregon

A melhor solução para evitar fraudes com boleto é optar pelo débito automático, quando possível. Essa função é disponibilizada por algumas instituições financeiras e garante maior segurança para o cliente.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.