Como identificar se o boleto bancário é falso?

hacker fazendo uma ligação pelo celular e olhando a tela do computador

Navegue pelo conteúdo

Por Foregon

Apesar da facilidade do Pix, o boleto bancário continua sendo um dos meios de pagamentos mais populares entre os brasileiros. E essa popularidade ainda atrai a atenção dos golpistas, que utilizam o papel impresso como forma de golpe, por meio do boleto falso. 

Mas como identificar se você está caindo ou não em um golpe? Continue a leitura e confira algumas dicas.

Como identificar se o boleto bancário é falso?

Saiba como identificar se você está com um boleto falso em mãos:

Confira os dados do boleto

Todos os boletos bancários apresentam informações para facilitar sua identificação. Por isso, verifique atentamente o número do CPF ou CNPJ do emissor e cheque se a instituição que está fazendo a cobrança é confiável.

Além da numeração, os boletos falsos costumam apresentar alguns erros de digitação. É necessário ficar atento a possíveis erros de português ou até mesmo a falta de uma letra na impressão. 

Solicite boletos em PDF

Uma dica simples, mas que pode te proteger de um golpe é verificar se o boleto em questão é em PDF. Isso porque muitos golpistas costumam adulterar os boletos quando a vítima imprime o papel. 

Desconfie de boletos que não estão em arquivo PDF agora que você já sabe que outros tipos de arquivos costumam ser mais fáceis de serem alterados.

Verifique o código de barras

O código de barras também é capaz de entregar se um boleto é falso ou não. Confira se o código do banco é o mesmo da imagem apresentada no boleto. Você pode verificar o emissor por meio dos três primeiros números da sequência do código de barras.

Outra forma de verificar os números é tendo atenção com sequência final, pois ela representa o mesmo valor do boleto. Por exemplo: se o valor a ser pago é de R$ 75,90, os últimos dígitos serão 7590. Caso a numeração seja diferente, o boleto é falso.

Desconfie de boletos que chegam a sua casa

Algum boleto chegou de forma aleatória em sua casa? Desconfie na hora e não faça o pagamento! Nesses casos, o indicado é que você emita o boleto em questão no site oficial da empresa ou peça que ela envie o boleto por e-mail em PDF.

Como denunciar boleto falso?

Se após seguir essas dicas você identificou um boleto falso ou está dúvida em relação a sua veracidade, entre em contato com a empresa emissora para tirar a dúvida antes de efetuar o pagamento. 

Após a identificação do golpe, entre em contato com a empresa e a instituição financeira para denunciar o ocorrido. 

Dica Foregon

A melhor solução para evitar fraudes com boleto é optar pelo débito automático, quando possível. Essa função é disponibilizada por algumas instituições financeiras e garante maior segurança para o cliente.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.