Finanças para casais: Saiba como planejar e organizar

Imagem de um casal trabalhando junto com planejamento

Navegue pelo conteúdo

Organizar o orçamento de casa não é fácil e fazer o planejamento é a maneira mais simples para ficar com as contas em dia. Contudo, fazer isso sozinho é simples, mas, com a ajuda de outra pessoa fica melhor ainda. Por isso, não deixe esta tarefa apenas para uma pessoa em casa, então venha aprender dicas especiais de finanças para casais. Entenda a importância e dicas para manter o assunto no relacionamento.

Os casais precisam falar de finanças, estas conversas são ideais para quem tem um relacionamento e deseja morar junto. Aliás, estes ajustes financeiros devem ser feitos em fase de pré-casamento, onde deve ser discutido alguns pontos. Como salário de cada um, pagamentos de conta de casa, e contas de cada um. Assim como as despesas pessoais e considerar as compras que o casal pretende e os bens.

No entanto, este tipo de conversa muitas vezes essa conversa não acontece entre os casais, a vida a dois deve ter estas discussões previamente. A princípio, este diálogo é super importante para que ambos não excedam o orçamento familiar. Além disso, o planejamento das finanças para casais garante que o novo casal não comece a vida com dívidas no começo da união.

Dado que o que ocorre recorrentemente é que muitos casais começam o casamento afogados em dívidas. Por isso todos os pontos devem ser analisados discutidos para sair do sufoco e para ficar longe de dívidas. Portanto, perceba que a falta de educação financeira gera gastos que podem impactar o cotidiano do casal. Para evitar estes problemas é fundamental o planejamento e organização, por isso confira as dicas de finanças para casais.

Dicas de finanças para casais

Qual a renda familiar?

Falar de dinheiro é um grande tatu no Brasil, a vergonha e falta de hábito é algo prejudicial caso o casal deixe este assunto de lado. Por isso, o diálogo sobre finanças para casais é um tema importante para o relacionamento e para construção da família. Deste modo, a primeira dica que sugerimos é saber a renda familiar. Será necessário saber o valor que entra na casa e definir os valores que devem ser gastos no mês.

Antes de saber é necessário estar ciente dos valores máximos que podem gastar todos os meses para se manterem no orçamento. Dado que esta será a maneira de evitar gastos excessivos, e diminuir a chance de entrar em dívidas.

Divisão de despesas

Se ambos trabalham e possuem renda é necessário definir a contribuição de cada um nas despesas de casa. Alguns casais preferem manter as contas juntas e criam uma conta conjunta, onde o dinheiro é gasto com as despesas de casa, e o que sobrar é dividido para suas despesas pessoais. Entretanto, outros casais preferem manter as contas separadas, visto que consideram esta medida mais justa, pois as despesas são proporcionais à renda de cada um.

Controle das finanças para casais

Sabendo dos pontos fundamentais, tenha em mente que manter o controle das finanças para casais e pessoal será ótimo para relação. Então realize o planejamento, e busque ter ambos a disciplina, mantendo o autocontrole com dinheiro. Desta maneira o casal conseguirá atingir os objetivos pessoais e de casal de forma sólida e em conjunto. Sem esquecer de colocar neste planejamento uma reserva de emergência em caso de urgência tem algo garantido para não entrar no sufoco.

Nos vemos em breve!

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.