Dicas poderosas sobre finanças pessoais que vão mudar a sua vida

imagem de calculadora em cima de papéis de orçamento financeiro e caneta

Navegue pelo conteúdo

Deixar as nossas finanças em dia é um desejo que todos buscam diariamente, estar com todas as contas pagas em dia. Sem dívidas, com dinheiro reservado é um sonho! Algumas pessoas conseguem manter esta estabilidade nas finanças pessoais. Contudo, nem sempre é possível, por que às vezes é muito difícil por diversos fatores. 

Entre elas a falta de planejamento que acabou causando um verdadeiro rebuliço na sua vida financeira, e as coisas deram errado. Por isso, é importante ter as finanças em dia, pois diante de algo inesperado você ainda consegue manter a vida financeira saudável. Quando o assunto são finanças pessoais é preciso compreender que ela deve ficar estável, pois assim conseguimos ter mais segurança e tranquilidade.

No entanto, para alcançar este objetivo será necessário um esforço e poderá ser um pouco demorado. Portanto, para conquistar este ponto de ter suas finanças pessoais estáveis, basta olhar as dicas que separamos. Preparamos indicações poderosas que vão mudar a sua vida. Confira!

Registrar os gastos

A princípio, o ponto mais importante neste processo é registrar todas as despesas, anotar tudo em um caderno. Você pode fazer isso em uma planilha no computador ou de aplicativos de celular. As despesas que devem ser anotadas estão relacionadas aos gastos fixos; água, luz, internet, mensalidade, IPTU, conta de celular e telefone, etc. 

Além disso, os gastos pontuais que são aqueles no dia a dia, como padaria, farmácia, salão, cinema, etc. Ou seja, procure ao máximo registrar tudo que foi gasto diariamente, até aquele lanchinho do quiosque na esquina. O chocolate depois do almoço, o café da lanchonete tudo deve ser registrado. 

Entenda o porque esse registro é importante, visto que nele será possível ter uma ideia para onde está indo o seu dinheiro. Deste modo, você compreenderá os motivos das contas não fecharem no final do mês. 

Reduzir gastos é o segredo das finanças pessoais

Com todos os registros de gastos fixos e pontuais será possível ver onde está gastando além do orçamento. Compare tudo com a sua receita, e veja se está conseguindo viver dentro do que você recebe todos os meses? E se está deixando de pagar alguma conta, se perceber haver um furo nas contas é hora de rever os seus gastos. 

Porém, se as contas não fecham, pense no que é possível fazer, e a nossa sugestão é reduzir gastos. Pequenos gestos ajudam bastante a economizar, como apagar a luz de cômodos ligados, demorar no banho, gastar muita água para lavar louça e escovar os dentes. 

Deixar para passar roupa apenas quando tiver muita roupa, rever pacote de assinatura da TV, serviços de streaming que não assiste com frequência. Planos de celular e internet será que precisa de algo no valor que utiliza no momento? Reveja!

Controle a impulsividade

Por fim, geralmente a impulsividade é que coloca todas as finanças pessoais em risco. O descontrole financeiro vem da compra por impulso, nós acabamos se empolgando com o desejo, com a promoção e acaba gastando. Não se dá conta e acaba comprando coisas desnecessárias, assim, ter controle emocional é fundamental. 

Se você gostou das dicas, basta continuar acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.