Saque Rescisão FGTS: O que é e como funciona?

pessoa segurando celular com aplicativo do fgts aberto em frente a notebook

Navegue pelo conteúdo

Continua após publicidade

O FGTS – Fundo de Garantia por tempo de serviço é um direito constitucional do trabalhador de carteira assinada, criado pelo governo federal que é formado por todo mês o empregador depositar 8% do salário do funcionário em uma conta bancária da caixa de sua titularidade, sem desconto no contracheque do empregado. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o assunto e por isso nesse post você irá entender como o Saque FGTS rescisão funciona. 

 

 

O Saque Rescisão FGTS é uma modalidade de acordo entre o empregado formal e empregador, onde o trabalhador tem direito ao saque do dinheiro na sua conta FGTS na situação de rescisão do contrato de trabalho. Os valores rendem 3% ao ano e são corrigidos todo dia 10 de cada mês.

 

 

É o saque feito na demissão sem justa causa, onde o trabalhador tem direito de retirar todo o valor disponível de uma vez só, depositado pelo empregador ao longo do tempo de trabalho todo mês. Além disso o trabalhador ainda tem direito a multas rescisórias em cima do fundo, dentre outros direitos trabalhistas pertinentes.

Você também vai gostar

Continua após publicidade

Como funciona o Saque Rescisão FGTS?

O Saque Rescisão é a modalidade mais antiga e tradicional do FGTS. Ele já é uma opção automática escolhida, a não ser que você depois tenha optado por outra possibilidade, como o saque aniversário por exemplo, mas caso não seja essa sua situação, você automaticamente já está recebendo o seu FGTS todo mês e ele fica guardado na sua conta. 

 

 

O trabalhador precisa comunicar a Caixa que houve a rescisão do contrato de trabalho e se encaixar nas hipóteses que lhe dá direito a sacar o FGTS, o saque poderá ser liberado em até 5 dias úteis desde que houve a comunicação para a Caixa sobre a rescisão. Ao comparecer na agência da Caixa não esqueça de levar um documento de identificação com foto, carteira de trabalho e número de inscrição PIS/PASEP, contrato de trabalho e o restante varia de caso para caso. 

 


Além da demissão sem justa causa, o Saque Rescisão também é devido em outras hipóteses, como o caso de rescisão por acordo, término de contrato por prazo determinado, aposentadoria, compra da casa própria, doença grave, rescisão do contrato quando há extinção total da empresa e por culpa recíproca ou força maior, dentre outras situações mais específicas que podem ser consultadas no site oficial da Caixa

Antecipe aqui o seu FGTS de forma simples e rápida pela Consigmais

Continua após publicidade

Como sacar o saque rescisão do FGTS?

Uma vez que alguma das situações que se enquadram para tanto ocorrerem, o saque pode ser solicitado pelo app Meu FGTS (disponível para android e ios) ou então comparecer diretamente em uma das agências da caixa. 

 

 

É preciso criar um login e senha, caso você não tenha, clique em cadastre-se e preencha os dados pessoais solicitados. No aplicativo é possível ver a quantia disponível do seu FGTS e todo o extrato de depósitos desde quando você iniciou seu trabalho.

 

 

Para valores de até R$.3.000 o trabalhador consegue retirar também em uma casa lotérica correspondente Caixa Aqui. Outras opções são os pontos de atendimento eletrônico, salas de autoatendimento para trabalhadores que tenham o cartão cidadão e senha

 

 

Além disso, o empregado consegue cadastrar no aplicativo uma conta bancária de qualquer banco para transferir o dinheiro depois que ele caiu na sua conta da Caixa, na parte ‘’cadastrar minha conta bancária para crédito do FGTS’’, sem custo adicional.

 

 

Para sacar fisicamente valores acima de R$3.000 somente nos caixas dentro das agências da Caixa com o documento com foto. Para moradores no exterior, devem se destinar até um consulado do Brasil habilitado para essa finalidade. 

 

 

Independente de qual método escolhido para saque fica mais prático para você, tenha muita consciência ao receber o dinheiro e saiba dar um bom fim a ele. Geralmente significa que se o contrato foi extinto, a pessoa está desempregada, nesse caso tenha ainda mais cautela na hora de usar seu dinheiro do Saque Rescisão FGTS.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Antecipe aqui o seu FGTS de forma simples e rápida pela Consigmais

Continua após publicidade

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.