Como evitar fraudes no CPF

mulher de vestido vermelho com cara de assustada

Navegue pelo conteúdo

Por Foregon

Resumo: O CPF é um dos documentos mais utilizados quando o assunto são golpes. Neste artigo, confira seis dicas que podem te ajudar a evitar fraudes no CPF.

 

 

Golpes e fraudes têm se tornado comuns na rotina dos brasileiros. De acordo com pesquisas realizadas por empresas de informações de crédito, a cada 17 segundos há uma tentativa de fraude de CPF no Brasil. Apesar dos alertas, ainda há quem caia “nas mãos” dos golpistas.

 


Neste cenário, o maior desafio é manter-se seguro, já que no mesmo ritmo que a tecnologia evolui, os golpes também, sendo cada vez mais diversificados e elaborados. A seguir, confira algumas dicas para evitar fraudes no CPF.

Mantenha seu CPF sempre por perto

mulher segurando o cartão de cpf

Para evitar que seu CPF seja clonado, não deixe que qualquer lojista ou atendente leve o seu documento para longe de você. Fique sempre de olho e com o documento por perto. Dessa forma, você garante mais segurança.

Atente-se aos testes online

mulher assustada segurando tela do computador

Apesar dos testes online serem super populares, engraçados e viralizarem entre grupos de família e amigos, eles podem ser uma arma na mão de golpistas. Isso porque eles podem armazenar os seus dados de forma indevida.

 

 

A dica é atentar-se aos testes online e evitar fazer todo teste que achar divertido.

Cuidado com compras online

homem com a mão na cabeça desesperado na frente do computador e com celular na mão

As fraudes podem surgir de todos os lugares, inclusive por meio de compras online. Já adiantamos, antes de realizar qualquer compra é fundamental verificar a confiabilidade do site em que está navegando.

 

 

Para ter certeza que você está em uma plataforma confiável, busque pela reputação do mesmo no Reclame Aqui, por exemplo. Além disso, é indicado verificar se a página possui o símbolo de cadeado ao lado esquerdo da URL, o que dificulta a aplicação de golpes e fraudes.

Desconfie de SMS e e-mails

homem segurando celular e recebendo mensagem de sms

Receber e-mails em tom de alerta sobre dívidas ou inclusão do nome em órgãos de pagamento é comum, no entanto, é necessário sempre verificar. Uma dica é entrar em contato com a instituição na qual você tem relacionamento para saber se essa cobrança é oficial.

 

 

No caso do SMS o cuidado deve ser ainda maior, visto que bancos e empresas não costumam entrar em contato informando o ganho de prêmios, principalmente valores em dinheiro.

 

 

O golpe costuma acontecer assim: golpistas informam que você ganhou um prêmio e pedem para que entre em contato. Quando você liga, eles solicitam os seus dados e pronto, você acabou de cair em um golpe.

Não descarte documentos em qualquer lugar

vários documentos jogados no lixo

Para evitar que as informações dos seus documentos, contas ou cartões sejam utilizados em golpes, antes de fazer o descarte, corte-os em pequenos pedaços. Assim, fica praticamente impossível que alguém golpista tenha acesso a essas informações.

Monitore o seu CPF

mulher de vestido vermelho com par de binóculos e notebook na mão

No site da Foregon, você tem a opção de monitorar o seu CPF e diminuir as chances de fraude do documento. O procedimento é bem simples: assim que você cria a sua conta no site, o sistema informa quais empresas consultaram o seu CPF e se houve inclusão ou exclusão de dívidas em seu nome, tudo isso por meio de e-mail ou SMS.

 

Vale frisar que todas as informações fornecidas para a Foregon são criptografadas, passam por uma auditoria, monitoramento ativo e bloqueio de quaisquer tentativas de acessos indevidos ou outras ameaças. Ou seja, o processo é totalmente seguro!

Conclusão

Estar atento aos seus hábitos, por mais simples que sejam, é essencial para evitar fraudes no CPF e complicações com o seu nome. Agora você já sabe, não é mesmo?

 

 

Nos vemos em breve!

 

 

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.