Vale a pena comprar Fan Tokens? Entenda vantagens e riscos

Imagem de celular com Fan Token de vários Clubes de futebol

Navegue pelo conteúdo

Os fan tokens são um tipo de token de utilidade que as equipes esportivas utilizam para se conectar com seus torcedores e trazer novas formas de gerar engajamento e monetização. Grandes clubes como PSG, Barcelona e Manchester City já contam com fan tokens para se aproximar ainda mais com a sua torcida.

Para os torcedores, os fan tokens representam uma série de vantagens e benefícios, como promoções e descontos exclusivos, passe livre para eventos, prêmios especiais e direito de voto em decisões sobre o time do coração.

Esses ativos ficaram populares principalmente entre os clubes de futebol, e com a Copa do Mundo da FIFA se aproximando, os fan tokens passaram a ganhar ainda mais atenção, não apenas de torcedores como de investidores também.

Porém, existem importantes diferenças entre fan tokens e os demais tokens de utilidade e criptomoedas que os investidores precisam conhecer bem para evitar correr maiores riscos.

Pensando nisso, vamos te contar neste artigo quais são essas diferenças e quais as vantagens e riscos de comprar fan tokens que você precisa entender muito bem. Confira:

Qual a diferença entre Fan Token e criptomoeda?

Assim como os demais tokens de utilidade, os Fan Tokens também são criados por meio da tecnologia Blockchain, principalmente na rede Ethereum.

Da mesma forma como estamos acostumados no mercado cripto, o valor dos fan tokens irá variar de acordo com a oferta e a demanda por esses ativos, que dependem diretamente do interesse dos próprios torcedores. Ou seja, quanto mais procura pelo fan token, maior será seu preço.

Aqui entra a grande diferença entre fan tokens e outros criptoativos: enquanto as criptomoedas e os principais tokens do mercado possuem uma abrangência maior, os fan tokens estão restritos a uma utilidade muito específica, que é trazer benefícios a torcedores, como espécie de programa de sócio-torcedor digital.

Logo, o valor desses ativos está muito mais intrinsecamente ligado a questões específicas do mundo esportivo, como o desempenho daquele time e até mesmo a contratação de um novo jogador.

Além disso, o mercado de fan tokens é mais reduzido, com menor liquidez e volume de negociação, o que gera maior risco de manipulação de preço e perdas financeiras.

Portanto, fan token não é um tipo de criptoativo mais indicado para investimento, mas sim para fãs que realmente desejam se conectar ainda mais com seu time do peito.

Para quem busca investir nesse ecossistema que de fato tem crescido bastante, outros tokens de utilidade podem ser alternativas que fazem mais sentido, como o token Chiliz (CHZ) da Socios.com, que possui um mercado mais amplo do que os fan tokens da plataforma.

Invista em criptomoedas de forma segura. Abra sua conta agora.

Vale a pena comprar fan tokens?

Como acabamos de comentar, saber se vale a pena comprar fan tokens vai depender do seu objetivo, afinal, esta é uma decisão pessoal.

Se o que você busca é interagir e se aproximar das equipes que você gosta, os fan tokens podem trazer benefícios interessantes. Mas, se o que você pretende é lucrar com a operação, tenha cuidado.

Conheça os principais riscos e vantagens envolvidos na compra de fan tokens que você precisa considerar antes da compra:

Vantagens

Os torcedores podem se beneficiar dos fan tokens participando em votações sobre os mais diversos aspectos relacionados às equipes, como escolha de uniforme e decoração do vestiário. Além disso, é possível concorrer a recompensas VIP como itens autografados e ingressos para eventos exclusivos.

Outro ponto positivo é a valorização, pois assim como qualquer ativo digital, o valor de um fan token pode subir de acordo com diferentes acontecimentos do mundo esportivo e desempenho da equipe que acabem afetando a demanda pelo token.

Invista em criptos de forma segura. 

Riscos

Os principais riscos de comprar um fan token é o mercado reduzido, com menor liquidez e volume de negociação, trazendo maiores riscos de manipulação de preço.

E assim como em demais investimentos, não é possível garantir que um fan token realmente vai valorizar. Um cenário econômico negativo para o mercado cripto e a má atuação da equipe relacionada podem afetar o preço de um fan token em pouco tempo, por conta da alta volatilidade.

Por fim, vale destacar o risco de um baixo engajamento. Se um clube não promove ativamente ações envolvendo seus fan tokens, as pessoas podem deixar de ver utilidade e valor no ativo. Como consequência, seus preços podem cair consideravelmente.

Essas são as principais questões que quem pretende comprar fan tokens precisa avaliar com cuidado. Junto a isso, pesquise pelo desempenho do fan token, histórico do clube e o quanto ele investe em ações para seus fan tokens antes de tomar uma decisão definitiva.

Diversifique sua carteira na Coinext.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.