Pagar as contas com cartão de credito: veja como usar este recurso

Imagem de notebook com imagem de carrinho de compras na tela

Navegue pelo conteúdo

Nos últimos anos surgiram maneiras mais simples e práticas de efetuar o pagamento de contas. Entre elas o pagamento direto feito pelo aplicativo do seu banco, o pix e usar o cartão de crédito. Para muita gente usar o cartão é um alívio, contudo, venha conhecer as vantagens e desvantagens de usar o cartão de crédito para pagar as contas.

Usar o cartão de crédito para pagar contas acaba sendo uma maneira simples e que gera um certo alívio para os consumidores. No entanto, essa modalidade de pagamento ainda é desconhecida por muita gente. Contudo, várias instituições já oferecem estes serviços onde você poderá pagar contas de consumo como luz, água, telefone, etc.

Além disso, há a possibilidade de pagar a fatura de um cartão de crédito com outro. Por isso, explicamos como utilizar e os prós e contras de usar para essa finalidade.

Vale a pena pagar os boletos com cartão de crédito?

Em primeiro lugar, antes de você sair, por aí pagando todos os boletos de casa com cartão de crédito, é necessário saber que ele serve para dar uma folga. Saiba que usar o cartão para isso deve ser algo para sair do sufoco, caso esteja apertado. Fazer este modo de pagamento recorrentemente não é o mais indicado.

Principalmente, pelo fato que os bancos cobram por este serviço, deste modo, calcule as despesas e gastos e efetue uma avaliação se é necessário. Estamos vivendo momentos difíceis, mas, será mesmo necessário recorrer sempre ao cartão? Não! Sendo assim, deixe para usar o cartão em momentos de muita necessidade e fazendo um planejamento para não ficar apertado.

Contudo, se você já avaliou as necessidades e precisa fazer um pagamento de boleto, é muito fácil para realizar o recurso.
Entre no site ou aplicativo do banco de seu cartão de crédito e escolha as parcelas, ou pague à vista no cartão. Geralmente, o cliente pode parcelar em até 12 parcelas, mas, fique sabendo que pagará uma taxa de juros. Ou seja, poderá pagar um pouco a mais por esta conta, pois ainda há os Impostos como IOF.

Ademais, se escolher usar o cartão para realizar o pagamento de boletos, procure saber sobre as taxas de juros e as taxas que será incluída no pagamento. O parcelamento deve ser também analisado e só utilize este recurso caso seja realmente necessário. Em suma, apenas utilize esta opção se não tiver outras opções e condições e sempre tenha cuidado para não virar algo recorrente.

Entenda que o cartão de crédito é uma forma de usar apenas em momentos urgentes, pois poderá virar uma bola de neve. Dado que ele é um dos principais responsáveis por endividamento no Brasil.

Dica de Ouro

Por fim, uma dica que você deve guardar é que o cartão de crédito pode virar uma armadilha quando acumula diversas parcelas em simultâneo. Preste muita atenção nisso, assim como pagar apenas o mínimo da fatura, pois é daí que começa o problema. Deixe para fazer apenas uma compra grande por vez, pois assim a prestação não ficará gigante.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.