9 formas de como economizar água que você não sabia!

torneira pingando

Navegue pelo conteúdo

A água é um dos recursos naturais mais preciosos do planeta, há lugares que enfrentam crises severas com falta d’agua, e diversos estudos apontam que se a população não empregar novos hábitos no presente, é bem possível que falte água no futuro. Mas afinal, como economizar água e evitar tudo isso?

 

 

Em razão disso é importante fazer de todos os modos possíveis para economizá-la, mas além disso, certas atitudes para economizar água ainda economizam no seu bolso e reduzem a conta de água, o que pode parecer mais atrativo ainda.

 

 

Vamos as dicas para economizar água:

1. Banhos curtos

Homem negro com cara de assustado e com touca de banho em fundo rosa

A primeira dica para economizar água, é tomar banhos mais rápidos e fechar o chuveiro para se ensaboar e lavar o cabelo, apenas com essa mudança de atitude, especialistas apontam que é possível economizar em torno de 130 litros água e ainda economizar energia elétrica.

2. Torneira pingando, goteiras e vazamentos

torneira pingando

Atente-se para as torneiras, se estão fechadas corretamente ou gotejando, assim como procure consertar locais com vazamento, pois pode parecer apenas algumas gotinhas insignificantes, contudo a longo prazo é uma quantia considerável de água que vai embora.

 

 

Segundo dados da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP, pode chegar a 96 mil litros de água por mês gastos, apenas por um buraco de 2 milímetros em um cano.

3. Torneira fechada

pessoa fechando a torneira que estava pingando

Deixe a torneira fechada enquanto está escovando os dentes e lavando a louça.

 

 

Ao lavar a louça, procure ensaboar todas de uma vez.

4. Lavar roupa

mulher lavando a roupa

Espere juntar uma certa quantia de roupa suja suficiente para encher a máquina, assim você consegue reduzir o tanto de vezes para 2 vezes por semana por exemplo, ao invés de lavar roupa todo dia.

 

 

Outra dica fundamental, é escolher o modelo de máquina de lavar corretamente – para isso leve em consideração o número de moradores da casa, o volume de roupas sujas por semana e a frequência com que serão lavadas.

5. Descarga

mulher dando descarga

Outra forma de economizar água é verificar se a sua descarga está regulada corretamente, costuma haver um botão que libera menos água e outro que libera uma quantidade maior, chamada de válvula de duplo acionamento.

 

 

Outro ponto é não apertar o botão por um longo período.

6. Água da máquina de lavar roupas

roupas dentro da máquina de lavar

Aproveite a água da máquina que seria desprezada, para lavar calçadas, quintal ao invés de usar água nova.

 

 

Aliás, primeiro procure varrer o local e depois jogar a água e essa água pode ser utilizada até mesmo para lavar o carro, sendo que esse dá para lavar também com a água da chuva.

 

 

A mangueira em todas essas opções gastaria muito mais água do que o necessário

7. Piscina

mansão com piscina grande

Para os piscineiros, é importante ter uma cobertura sobre ela, pois parte da água pode ser perdida através da evaporação, o mesmo também é válido para a caixa d’água

8. Redutor de vazão

redutor de vazão de água

Os redutores, consistem em pequenos anéis que controlam a quantidade de água que sai das torneiras.

 

 

Para instalar é bem simples, nem é preciso chamar um encanador.

9. Conscientizar as pessoas

Converse com as pessoas com quem você mora sobre as dicas que você aprendeu sobre como economizar água, pois é importante que elas também coloquem em prática.

 

 

Com tantas formas de evitar desperdício de água, você contribui com o consumo de água consciente e garante menos gastos na sua conta de água do mês.

 

 

Além de ver essas dicas de como economizar água, o que acha de descobrir a última jogada que me fez ganhar o jogo da vida financeira?
 
 
Com essa jogada, deixei de ser um devedor de cheque especial e me tornei um investidor de sucesso, venha conhecer o Cheque Mate.
 
 
E aí, gostou do conteúdo?
 
 
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.