9 formas de como economizar água que você não sabia!

torneira pingando

Navegue pelo conteúdo

A água é um dos recursos naturais mais preciosos do planeta, há lugares que enfrentam crises severas com falta d’agua, e diversos estudos apontam que se a população não empregar novos hábitos no presente, é bem possível que falte água no futuro. Mas afinal, como economizar água e evitar tudo isso?

 

 

Em razão disso é importante fazer de todos os modos possíveis para economizá-la, mas além disso, certas atitudes para economizar água ainda economizam no seu bolso e reduzem a conta de água, o que pode parecer mais atrativo ainda.

 

 

Vamos as dicas para economizar água:

1. Banhos curtos

Homem negro com cara de assustado e com touca de banho em fundo rosa

A primeira dica para economizar água, é tomar banhos mais rápidos e fechar o chuveiro para se ensaboar e lavar o cabelo, apenas com essa mudança de atitude, especialistas apontam que é possível economizar em torno de 130 litros água e ainda economizar energia elétrica.

2. Torneira pingando, goteiras e vazamentos

torneira pingando

Atente-se para as torneiras, se estão fechadas corretamente ou gotejando, assim como procure consertar locais com vazamento, pois pode parecer apenas algumas gotinhas insignificantes, contudo a longo prazo é uma quantia considerável de água que vai embora.

 

 

Segundo dados da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP, pode chegar a 96 mil litros de água por mês gastos, apenas por um buraco de 2 milímetros em um cano.

3. Torneira fechada

pessoa fechando a torneira que estava pingando

Deixe a torneira fechada enquanto está escovando os dentes e lavando a louça.

 

 

Ao lavar a louça, procure ensaboar todas de uma vez.

4. Lavar roupa

mulher lavando a roupa

Espere juntar uma certa quantia de roupa suja suficiente para encher a máquina, assim você consegue reduzir o tanto de vezes para 2 vezes por semana por exemplo, ao invés de lavar roupa todo dia.

 

 

Outra dica fundamental, é escolher o modelo de máquina de lavar corretamente – para isso leve em consideração o número de moradores da casa, o volume de roupas sujas por semana e a frequência com que serão lavadas.

5. Descarga

mulher dando descarga

Outra forma de economizar água é verificar se a sua descarga está regulada corretamente, costuma haver um botão que libera menos água e outro que libera uma quantidade maior, chamada de válvula de duplo acionamento.

 

 

Outro ponto é não apertar o botão por um longo período.

6. Água da máquina de lavar roupas

roupas dentro da máquina de lavar

Aproveite a água da máquina que seria desprezada, para lavar calçadas, quintal ao invés de usar água nova.

 

 

Aliás, primeiro procure varrer o local e depois jogar a água e essa água pode ser utilizada até mesmo para lavar o carro, sendo que esse dá para lavar também com a água da chuva.

 

 

A mangueira em todas essas opções gastaria muito mais água do que o necessário

7. Piscina

mansão com piscina grande

Para os piscineiros, é importante ter uma cobertura sobre ela, pois parte da água pode ser perdida através da evaporação, o mesmo também é válido para a caixa d’água

8. Redutor de vazão

redutor de vazão de água

Os redutores, consistem em pequenos anéis que controlam a quantidade de água que sai das torneiras.

 

 

Para instalar é bem simples, nem é preciso chamar um encanador.

9. Conscientizar as pessoas

Converse com as pessoas com quem você mora sobre as dicas que você aprendeu sobre como economizar água, pois é importante que elas também coloquem em prática.

 

 

Com tantas formas de evitar desperdício de água, você contribui com o consumo de água consciente e garante menos gastos na sua conta de água do mês.

 

 

Além de ver essas dicas de como economizar água, o que acha de descobrir a última jogada que me fez ganhar o jogo da vida financeira?
 
 
Com essa jogada, deixei de ser um devedor de cheque especial e me tornei um investidor de sucesso, venha conhecer o Cheque Mate.
 
 
E aí, gostou do conteúdo?
 
 
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.