IBGE divulga o IPCA de maio que ficou em 0,47%: combustível e alimentos sofrem queda

imagem de mulher no supermercado olhando para pacotes de macarrão que estão nas mãos

Navegue pelo conteúdo

Nesta quinta-feira, (9) de junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Conforme a instituição, a inflação oficial do país desacelerou para 0,47% no mês de maio. Esta queda ocorreu após uma alta que aconteceu no mês de abril, que chegou a 1,06. 

Essa é a primeira vez que a variação mensal caiu para abaixo de 1%, durante os últimos 12 meses o índice que estava sempre acima. Tanto que em maio do ano passado, a variação estava em 0,83%. Desde modo, o IPCA, acumulou alta de 4,78%, e nos últimos meses, de 11,73%.

Segundo o IBGE, 9 grupos foram analisados, e 8 deles tiveram alta no mês de maio. O que recebeu a maior variação foi o grupo de Vestuário, com alta de 2,11% no mês. Outro grupo que sofreu alta foi o de Transporte, com alta de 1,34%, contudo, em relação ao mês anterior sofreu uma desaceleração de 1,91%. 

No entanto, o grupo de Alimentos e Bebidas sofreu uma desaceleração, dado que em maio foi registrado 0,48%, no mês de abril chegou a 2,06%. De acordo com IBGE, as áreas de habitação apresentou -1,7%, saúde e cuidados pessoais 1,01%, artigos e residencial 0,66%, despesas pessoais 0,52%, educação 0,04% e comunicação 0,72%.

IPCA dos Combustíveis

A grande preocupação de muitas famílias é a alta dos combustíveis, e neste mês o IPCA dos combustíveis subiu 1%, mas em relação ao mês de abril caiu, pois, estava em 3,20%. O preço da gasolina durante o mês de abril estava em 2,48%, em maio caiu para 0,92%, contudo o etanol que estava em (-0,43%) em abril, subiu para 8,44%. 

Alimentação

No grupo de Alimentos e bebidas sofreu uma desaceleração, impulsionada principalmente pela alimentação no domicílio. Dado que em abril, o IPCA ficou em 2,59%, mas, em maio caiu para 0,43%. Fora do domicílio, os dados ficaram praticamente estáveis, apresentando em abril 0,62% e em maio 0,61%. 

Deste modo, alguns produtos sofreram queda, um exemplo é o tomate, batata inglesa e cenoura. Entretanto, outros alimentos que estão entre as altas no preço são a cebola, e o leite longa vida que subiram 21,36% e 4,65%. 

Entre as regiões que apresentaram o IPCA com maior alta foi a cidade de Fortaleza, 1,41, e a capital do Espírito Santo, Vitória registrou deflação de (-0,08). Por fim, a meta de inflação para este ano definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3,5%. Apesar disso, o Banco Central considera que, possivelmente, poderemos superar pelo 2.º ano seguido a meta, visto que a inflação está oscilando entre 2% e 5%. 

Nos vemos em breve!

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.