Euro caiu e alcança o mesmo valor do Dólar pela primeira vez em 20 anos

Imagem de notas de euro

Navegue pelo conteúdo

Nesta terça-feira, 12 de julho, o euro atingiu pela primeira vez depois de 20 anos o mesmo valor do dólar. Isso ocorreu pela última vez em 2002. Ou seja isso aconteceu no ano que a moeda europeia foi criada. Desta forma, essa desvalorização representa 15% do último ano, e crescem os rumores de uma recessão econômica na Europa.

Entenda que a queda ocorreu por volta das 8h30 no horário de Brasília, isto é 11h30, horário da zona do euro. Sendo assim, a moeda foi negociada a US$ 0,99 no mercado. Portanto, este valor é seguro para os investidores, e assim o dólar acabou tendo a maior valorização em relação ao euro, chegando a 14%.

Contudo, muitas dúvidas e espanto levam ao simples questionamento sobre os motivos que ocasionou a queda do euro? Neste sentido, entenda que esta queda ocorreu por conta do risco de corte de abastecimento de gás russo. Em primeiro lugar, o gasoduto de NordStream 1 está em manutenção.

Então, isso causou uma tensão. A continuidade do fornecimento de gás russo, aumenta as tensões e as incertezas na economia. Visto que a alta da inflação cresce por conta da Guerra na Ucrânia e também da Pandemia do Coronavírus.

Euro despenca

A princípio, o euro é uma das moedas mais fortes do mundo, mas, nos últimos anos, a situação está mudando. Dado que a Europa vem sofrendo principalmente com as consequências geradas pela Guerra da Ucrânia. Esta crise energética na Europa assusta e as especulações de recessão crescem, pois, a inflação continua subindo.

No entanto, a empresa Gazprom iniciou a manutenção e logo o gás retorna, mas o temor é que a Rússia aproveite para fechar as válvulas. Em outras palavras, o conflito está golpeando a moeda europeia de modo muito rápido em relação ao dólar. Além disso, essa recessão atrairá mais capital para a maior potência econômica mundial.

A inflação na zona do euro, faz com que a moeda europeia perda o valor e aumente o custo de vida na Europa e torna as importações bem mais caras. Diante disso, a América Latina, não sofrerá tanto com este impacto entre euro e dólar, mas, entenda que o dólar irá valorizar.

Nesse sentido, algumas moedas acabam sofrendo com a desvalorização do dólar, neste caso pode ter um impacto. No caso do Brasil, o real está acumulando desvalorização de 14% desde abril. Apesar disso, a nossa moeda estava de certo modo forte, mas, por conta da alta dos commodities e a guerra, ela foi se desvalorizando.

Todavia, o Brasil já estava vivendo uma desvalorização por conta da Pandemia, e o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). A inflação nos últimos anos está criando uma crise econômica no país. E qualquer outro impacto poderá atingir o mercado econômico nacional, visto que estamos fragilizados. No entanto, é o momento de observar como a moeda europeia reagirá nos próximos dias.


Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Fonte: UOL, G1

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.