Euro caiu e alcança o mesmo valor do Dólar pela primeira vez em 20 anos

Imagem de notas de euro

Navegue pelo conteúdo

Nesta terça-feira, 12 de julho, o euro atingiu pela primeira vez depois de 20 anos o mesmo valor do dólar. Isso ocorreu pela última vez em 2002. Ou seja isso aconteceu no ano que a moeda europeia foi criada. Desta forma, essa desvalorização representa 15% do último ano, e crescem os rumores de uma recessão econômica na Europa.

Entenda que a queda ocorreu por volta das 8h30 no horário de Brasília, isto é 11h30, horário da zona do euro. Sendo assim, a moeda foi negociada a US$ 0,99 no mercado. Portanto, este valor é seguro para os investidores, e assim o dólar acabou tendo a maior valorização em relação ao euro, chegando a 14%.

Contudo, muitas dúvidas e espanto levam ao simples questionamento sobre os motivos que ocasionou a queda do euro? Neste sentido, entenda que esta queda ocorreu por conta do risco de corte de abastecimento de gás russo. Em primeiro lugar, o gasoduto de NordStream 1 está em manutenção.

Então, isso causou uma tensão. A continuidade do fornecimento de gás russo, aumenta as tensões e as incertezas na economia. Visto que a alta da inflação cresce por conta da Guerra na Ucrânia e também da Pandemia do Coronavírus.

Euro despenca

A princípio, o euro é uma das moedas mais fortes do mundo, mas, nos últimos anos, a situação está mudando. Dado que a Europa vem sofrendo principalmente com as consequências geradas pela Guerra da Ucrânia. Esta crise energética na Europa assusta e as especulações de recessão crescem, pois, a inflação continua subindo.

No entanto, a empresa Gazprom iniciou a manutenção e logo o gás retorna, mas o temor é que a Rússia aproveite para fechar as válvulas. Em outras palavras, o conflito está golpeando a moeda europeia de modo muito rápido em relação ao dólar. Além disso, essa recessão atrairá mais capital para a maior potência econômica mundial.

A inflação na zona do euro, faz com que a moeda europeia perda o valor e aumente o custo de vida na Europa e torna as importações bem mais caras. Diante disso, a América Latina, não sofrerá tanto com este impacto entre euro e dólar, mas, entenda que o dólar irá valorizar.

Nesse sentido, algumas moedas acabam sofrendo com a desvalorização do dólar, neste caso pode ter um impacto. No caso do Brasil, o real está acumulando desvalorização de 14% desde abril. Apesar disso, a nossa moeda estava de certo modo forte, mas, por conta da alta dos commodities e a guerra, ela foi se desvalorizando.

Todavia, o Brasil já estava vivendo uma desvalorização por conta da Pandemia, e o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). A inflação nos últimos anos está criando uma crise econômica no país. E qualquer outro impacto poderá atingir o mercado econômico nacional, visto que estamos fragilizados. No entanto, é o momento de observar como a moeda europeia reagirá nos próximos dias.


Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Fonte: UOL, G1

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.