Décimo terceiro salário: 5 formas inteligentes de gastá-lo

mãos segurando notas de cinquenta reais

Navegue pelo conteúdo

Já sabe o que vai fazer com o seu décimo terceiro salário?
 
 
Final de ano chegando, black friday, liquidações, presentes de natal, viagens, festas e uma vontade doida de “torrar” o abono, como se não houvesse amanhã.
 
 
Porém, é importante que você lembre que o começo do ano chega com várias despesas extras que podem te enrolar se você não souber usar esse dinheiro extra de forma racional.
 
 
Separamos neste artigo 5 formas inteligentes de gastar seu décimo terceiro.
 
 
Para conhecê-las é só continuar a leitura!

1. Pague contas atrasadas

mulher pagando contas
Se está “sobrando mês no seu salário”, uma boa opção é usar esse dinheiro para pagar contas atrasadas e ficar um pouco mais aliviado no começo do ano.
 
 
Porém, se você tiver mais dívidas que o valor do abono, o ideal é optar em pagar as contas com taxas de juros mais altas, como a fatura de cartão de crédito, por exemplo.
 
 
Dessa forma, você consegue eliminar alguns gargalos importantes do seu orçamento.

2. Compre algo que deseja

mulher feliz usando cartão de crédito
Não é pecado usar o décimo terceiro para comprar algo que você deseja há algum tempo.
 
 
Só tome cuidado para não abrir muitas exceções e acabar gastando mais do que deve, uma boa opção neste sentido é separar uma porcentagem para esse fim, 20% do valor é um bom número.
 
 
Mas analise friamente se o item é realmente necessário ou se você só foi atingido por uma boa campanha de Marketing para te convencer a comprar.
 
 
Também não se esqueça de pesquisar bastante antes para não cair em promoções duvidosas.

3. Destine uma parte para a reserva de emergência

reserva de emergencia
Você também pode aproveitar uma parte desse dinheiro para a sua reserva de emergência, principalmente se você não tem esse hábito.
 
 
Como o próprio nome sugere, esse dinheiro é para eventuais emergências como um tratamento de saúde, o pneu que furou, uma situação de desemprego, etc.
 
 
O ideal é que ele seja colocado em investimentos de renda fixa que você pode ter acesso a qualquer momento. É muito importante que você tenha esse dinheiro, na pandemia mesmo, quem havia separado esse recurso pôde passar mais tranquilo pelo momento.

4. Reserve para os gastos do início do ano

separando dinheiro
Se no final do ano, com o décimo terceiro, férias e salário, temos a impressão que “estamos ricos”, quando o ano seguinte se inicia a sensação é de um difícil choque de realidade.
 
 
Além dos descontos do holerite por conta das férias, temos gastos com IPTU, IPVA, matrícula da escola das crianças, reajustes de vários serviços etc.
 
 
Por isso, deixar uma parte do abono destinada para este fim é uma atitude inteligente que te ajudará a iniciar o próximo ano com o pé direito.
 
 
Lembre-se que ter planejamento financeiro é a melhor das “simpatias” para um ano novo com “muito dinheiro no bolso”. 

5. Invista em conhecimento

mulher estudando com fone de ouvido
Já pensou se no ano que vem você não precisasse contar apenas com o décimo terceiro salário para ter uma renda extra?
 
 
Pois é, hoje já existem várias formas de você usar seu tempo livre para conseguir dinheiro (inclusive sem sair de casa, através da internet).
 
 
Investir em conhecimento como livros, cursos online ou qualquer fonte de aprendizado que pode voltar como lucro, é uma das melhores formas de “gastar” seu décimo terceiro.
 
 
O que acha de aprender a ter o controle da sua sua vida financeira, aprender a investir e montar sua própria carteira de investimentos vencedora e ainda descobrir formas de ganhar mais dinheiro, tudo isso em um único lugar?
 
 
Convido você a conhecer o Treinamento Cheque Mate das dívidas aos investimentos. 
 
 
E aí, gostou das dicas?
 
 
Comente aqui como vai gastar seu décimo terceiro salário de maneira inteligente!
 
 
 
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.