Como não se endividar no final do ano? 7 Dicas para seu orçamento sobreviver ao Natal

papai noel com óculos escuro

Navegue pelo conteúdo

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), as festas de fim de ano e férias escolares são responsáveis pelo aumento de cerca de 12% no orçamento das famílias.
 
 
Não é para menos, há gastos com presentes para os amigos e familiares, festas, viagens, sem contar no marketing que as empresas de diversos segmentos fazem para você comprar mais.
 
 
Para te ajudar a não se endividar no Natal, separamos este artigo.
 
 
Descubra em 7 dicas como economizar nas festas de fim de ano, é só continuar a leitura.

1. Tenha um controle de gastos

controle-financeiro
Tenho certeza que se você observar na sua casa, há vários itens que comprou por estarem em promoção e simplesmente não usou.
 
 
Por isso, é tão importante fazer uma lista, analisar se os itens são realmente essenciais e só quando realmente perceber que o objeto desejado está fazendo muita falta, tomar a decisão de comprar.
 
 
Lembre-se que as pequenas economias do dia a dia podem fazer muita diferença no final das contas.

2. Faça uma lista dos itens desejados

fazendo lista
Tenho certeza que se você observar na sua casa, há vários itens que comprou por estarem em promoção e simplesmente não usou.
 
 
Por isso, é tão importante fazer uma lista, analisar se os itens são realmente essenciais e só quando realmente perceber que o objeto desejado está fazendo muita falta, tomar a decisão de comprar.
 
 
Lembre-se que as pequenas economias do dia a dia podem fazer muita diferença no final das contas.

3. Pesquise os preços com antecedência

pesquisando preços
Para economizar no Natal, também é essencial que você esteja por dentro dos preços fora das promoções. Provavelmente você já ouviu falar em liquidações onde o lojista coloca os preços “pela metade do dobro”.
 
 
Infelizmente é uma prática comum do mercado, que se você não estiver atento poderá cair, por isso é tão importante fazer uma lista com os detalhes do produto, pesquisar os preços e se as promoções valerem a pena, realizar a compra.

4. Evite viajar no final do ano

papai noel na praia
Férias escolares e no trabalho, verão, clima de festa.
 
 
Tenho que concordar que se você busca por diversão e agito, essa época do ano é uma das melhores (se não a melhor) para viajar, porém, tudo isso tem um custo, que não costuma ser nada barato.
 
 
O setor de turismo aproveita o final do ano para faturar mais, dessa forma pacotes de viagens, hospedagens e passeios costumam ficar bem mais caros que em épocas fora de temporada.
 
 
Que tal passar esses dias com a família em uma comemoração pequena e adiar um pouco a viagem?
 
 
Seu bolso agradece!

5. Revisite e organize seu guarda-roupas

mulher organizando o guarda-roupa
Tenho certeza que por vezes, você abre o seu armário e a impressão que tem é que mesmo lotado, você “está precisando de roupas”, certo?
 
 
Antes de sair comprando, separe uma tarde ou noite e revisite suas peças.
 
 
Mande ajustar aquelas calças, arrume os botões da camisa, leve o calçado no sapateiro, e separe o que realmente não usa mais para venda ou doação.
 
 
Esse exercício é excelente porque além de você conseguir renovar suas peças, vai te ajudar na organização, te proporcionando uma visão bem melhor das roupas que você tem e dessa forma, fazendo com que você varie os looks

6. Não banque o Papai Noel

se vestindo de papai noel
Muitas pessoas amam o Natal para poder presentear pessoas queridas, mas vamos combinar que esta opção está cada dia mais inviável com o aumento dos preços, né?
 
 
Além disso, há algumas opções de brincadeiras que além de divertidas, todos ganham presentes e não é preciso gastar muito como: amigo secreto, amigo roubado, bingos de natal, etc.
 
 
Outra estratégia é presentear com experiências, você pode propor um passeio no parque e piquenique com a família, por exemplo.
 
 
Todos irão se divertir sem gastar muito.

7. Lembre-se que o Ano Novo está chegando!

comemorando o ano novo
Outra estratégia valiosa que te fará gastar menos é ter em mente que o ano novo está chegando e com ele gastos como: IPVA, IPTU, matrícula da escola das crianças, material escolar, reajustes em serviços, etc.
 
 
Seguindo essas dicas, tenho certeza que você conseguirá curtir muito o final do ano ao lado de pessoas especiais sem precisar se preocupar com o orçamento.
 
 
O que acha também de aprender a ter o controle da sua sua vida financeira, aprender a investir e montar sua própria carteira de investimentos vencedora e ainda descobrir formas de ganhar mais dinheiro, tudo isso em um único lugar?
 
 
Convido você a conhecer o Treinamento Cheque Mate das dívidas aos investimentos. 
 
 
Gostou do conteúdo?
 
 
Compartilhe com os seus amigos!
 
 
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.