Qual a importância do score de crédito?

mulher com celular mostrando score do serasa

Navegue pelo conteúdo

Resumo: Você já deve ter ouvido falar sobre score de crédito vez ou outra, mas qual será a importância e como essa pontuação afeta a sua vida? Confira agora!
 
 
Se você já tentou solicitar um empréstimo ou qualquer outro tipo de serviço de crédito, mas acabou tendo o pedido negado, saiba que o seu score de crédito pode ter sido o grande culpado pelo ocorrido. O score é um indicador que tem como objetivo auxiliar o processo de decisão da concessão de crédito por empresas, instituições financeiras, bancos e até mesmo fintechs.
 
 
Em outras palavras, podemos dizer que a ferramenta calcula a probabilidade do consumidor pagar efetivamente o valor que foi solicitado, ou seja, mostra qual o risco que uma empresa corre ao conceder o serviço de crédito para determinado indivíduo.

Como funciona a análise do score de crédito?

score de crédito
Para você entender a importância do score de crédito, primeiro vamos te explicar como funciona a análise realizada previamente a sua concessão.
 
 
Tudo começa assim: o cliente solicita o crédito à empresa, que fará uma consulta com o CPF da pessoa. Nesse momento, aparecerá a pontuação do solicitante, podendo variar de 0 a 1000, que mostrará se o seu perfil é de bom pagador ou não. Resumidamente, quanto maior for a pontuação, maiores são as chances de conseguir um empréstimo.

De 0 a 1000: conheça a pontuação

Como citado anteriormente, quanto mais próximo de 1000 for a pontuação, maiores são as chances do consumidor pagar o valor requisitado. A mesma lógica vale ao contrário, quanto menor o score, menores são as chances de quitar o crédito.
 
 
A classificação é a seguinte:
 
 
  • De 301 a 700: score médio;
  • De 701 a 1000: score alto.

Qual a importância do score de crédito?

Se você chegou até aqui, deve estar se questionando: afinal, qual a importância do score de crédito? Toda! Além de ter mais chances de conseguir um empréstimo ou crédito na praça, o score ajuda a empresa na qual o dinheiro foi requisitado, a definir o limite de crédito e o parcelamento ideal para cada cliente.
 
 
A seguir, confira alguns dos principais benefícios em manter um score alto:

Facilidade para contratar financiamentos

Ao solicitar um financiamento no banco, por exemplo, eles farão uma análise detalhada do seu histórico financeiro. Se o seu score estiver alto, isso significa que você cumpre com os compromissos financeiros que faz.

Condições de parcelamento favoráveis

As condições do parcelamento de compras ou empréstimos geralmente são melhores quando o score do cliente é alto. Outro ponto interessante é que, além da facilidade na contratação, as taxas de juros também costumam ser mais favoráveis e acessíveis nesses casos.

Aprovação de cartão de crédito

Assim como o score de crédito é utilizado na liberação de empréstimos, financiamentos, entre outros, uma pontuação alta também influencia na contratação de cartões de crédito. Além disso, a pontuação também é importante para conseguir aumento no limite.

Como aumentar o score de crédito

mulher mostrando celular com score de crédito
Se o seu score de crédito já está baixo, não precisa se desesperar, combinado? Existem algumas formas de melhorar a pontuação, como:
 
 
  • Limpe seu nome: se você tem dívidas atrasadas, opte por fazer negociações com os credores e pague todas elas. Lembre-se que essa deve ser a sua prioridade;
  • Atualize seus dados: manter seus dados pessoais sempre atualizados nos serviços de proteção ao crédito é uma forma de tornar seu score mais confiável;
  • Pague suas contas em dia: não atrasar o pagamento de contas é uma forma de aumentar sua pontuação. A dica é incluir todas as contas no débito automático para não correr o risco de esquecer de realizar o pagamento.
 
 
Já deu para perceber que pontuação alta é sinônimo de melhores condições de negócio, concorda? No site da Foregon você pode consultar como anda seu score de crédito e manter os seus dados atualizados, tudo isso de forma rápida e fácil!
 
 
E aí quer mais dicas para aumentar sua pontuação? Assista esse vídeo:

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.