6 dicas para reformar a casa sem gastar muito

casal sonhando com a reforma da casa

Navegue pelo conteúdo

Ter uma casa arrumadinha e que agrade visualmente é tudo de bom, trazer segurança e bem-estar à família, ainda mais quando vai chegando o fim de ano, acontece que nem sempre é barato para fazer reformas em casa.
 
 
Em consequência da pandemia, onde passamos a dispor mais tempo em casa, passamos a reparar mais nos nossos próprios cômodos. Pensando assim, nesse post você vai encontrar 6 dicas de como reformar a casa sem gastar muito e como isso economizar dinheiro.

1. Planejamento

casal planejando a reforma da casa e olhando a planta do projeto
É preciso definir o que será reformado e qual o resultado final você quer, assim é possível traçar por onde começar e quais os próximos passos, é o chamado cronograma da reforma. Não compensa pintar a parede se depois você resolve derruba-la para abrir mais espaço por exemplo. É pela falta de planejamento que muitas reformas começam e parecem nunca acabar, mas o dinheiro nessa vai embora rapidinho.
 
 
Dividindo a reforma em etapas, ajuda a economizar bastante grana. Dessa forma você consegue controlar quanto será gasto em cada etapa, conforme o tanto de dinheiro que tem disponível e deixar uma reserva, pois em reformas, é bem frequente acontecerem imprevistos e com isso precisar gastar mais tempo e dinheiro do que o esperado.

2. Limite de gastos

homem com calculadora na mão fazendo anotações sobre o gasto com a reforma da casa
Essa dica é essencial para economizar na reforma da casa, definir qual será seu limite de gastos, antes de iniciar a obra, antes mesmo de comprar materiais ou pesquisar a mão de obra. Para saber qual é esse limite é importante analisar seu orçamento e depois de ver suas despesas fixas, analisar quanto sobra. Estude fazer renda extra e possíveis cortes de gastos enquanto a reforma perdurar.
 
 

3. Reutilizar o que iria para o lixo

mulher reformando cadeira verde de madeira
Antes de sair comprando tudo novo, preste atenção no que você tem em casa e que pode ganhar uma nova cara. Aquela cômoda que você descartaria pode ganhar outro ar com uma tinta spray amarela; caixas de feiras pregadas na parede servem como ótimas caixas organizadoras; o vaso de plantas quebrado pode integrar uma decoração mais rústica; as tábuas de madeiras achadas provenientes de resto de construção, depois de pintadas podem virar uma ótima cobertura na sua área de lazer e por aí vai, existem muitos vídeos no YouTube ensinando a reaproveitar e fazer da sua casa um novo ambiente.
 
 
Manter a limpeza também é bem importante para evitar desperdício de materiais ou prejudicar móveis.

4. Profissionais de confiança

mulher loira com capacete de construção civil
É muito comum contratar profissionais que depois dão o calote e com isso você acaba tendo que gastar com um novo profissional para terminar o que já começou. Não escolha o profissional mais barato sem saber de suas referências, reforma não é algo tão simples como parece.
 
 
Outra sugestão para economizar na reforma da casa, é colocar os próprios familiares para trabalhar; agora é o momento de chamar os conhecidos, os amigos, todo mundo para te ajudar. Se a reforma for itens mais simples, só com essas pessoas pegando firme nos finais de semana você já consegue o resultado desejado.

5. Escolha dos materiais

carrinho de compra com materiais de construção
Seguindo a dica 3 aproveite o que der para aproveitar. Já para os materiais que você precisará comprar novo, para economizar dê preferência aos materiais de qualidade. É uma enganação querer comprar materiais mais em conta, pois no final o barato sai caro. Imagine comprar uma tinta baratinha que depois irá descascar, ou a parede da área da garagem desmoronando porque o cimento era fraco.
 
 

6. Adesivos/Papel de parede

mulher colocando papel de parede rosa
Ao invés de fazer aquela sujeira pintando as paredes, os adesivos e papéis de parede são ótimas alternativas. O mais legal é que por vezes só eles já mudam muito o ambiente, seja dando impressão de que é maior, escondendo a parede mofada ou para trazer um ar mais lúdico no quarto das crianças, enfim.
 
 
Depois de tantas dicas de como economizar na reforma da casa, certeza que a sua será mais tranquila, sustentável, econômica e ágil.
 
 
E aí, gostou desse conteúdo?
 
 
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.