Real Digital: descubra o que é este novo ativo digital

Imagem de uma nota de 100 reais sendo digitalizada

Navegue pelo conteúdo

Você já ouviu falar no Real Digital? Caso não saiba o que é este novo ativo digital, nós explicaremos tudo para poder compreender. Em primeiro lugar, o Real Digital será a mais nova moeda digital brasileira. O Banco Central planeja lançá-la até 2024. Deste modo, será uma CBDC (Central Bank Digital Currency), moeda alternativa, com o mesmo valor que o dinheiro tradicional. 

Portanto, o cidadão receberá códigos gerados pelo Banco Central indicando os valores. Entenda que sendo uma moeda digital não poderá ser sacada como o dinheiro tradicional.

No entanto, tem muita gente, confundido a nova Moeda Digital com criptomoeda, moedas privadas. Porém, elas não são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. Contudo, no Senado Federal, o Senador Flávio Arns (Podemos-PR), apresentou o Projeto de Lei que visa regulamentar criptomoedas

O PL 3.825/2019 fiscalizará e dará segurança jurídica a esses ativos, e o projeto atualmente está sendo relatado pelo senador Irajá (PSD-TO). A sua intenção é realizar um grande debate sobre o assunto na casa, para poder construir um relatório de regulamentação das criptomoedas. 

Diferenças do Real Digital e Criptomoedas

No que lhe concerne, o Real Digital diferente das criptomoedas será emitido pelo Banco Central, visto que elas serão distribuídas por bancos. Assim como, para instituições financeiras e demais participantes dos atuais sistemas de pagamentos. Além disso, outra vantagem é o seu uso em qualquer lugar do mundo

Nesse sentido, o usuário poderá usar sem precisar efetuar a conversão por bancos, outra vantagem é a redução da emissão de papel-moeda. Conforme o Banco Central, o Real Digital também irá inibir a lavagem de dinheiro, e estimular a inovação. Dado que a concorrência no ambiente virtual será muito mais benéfico para a economia.

Segundo o BC, o processo de digitalização no Brasil já começou, grande parte dos brasileiros não usam mais dinheiro em espécie para pagamentos. Existem apenas 3% do dinheiro em forma de papel disponível no país.

A princípio, na prática, as transações hoje no Brasil estão sendo realizadas por dispositivos móveis. Como celulares e ‘tablets’, que cresceram 35% em 2019 para 2020, segundo informou o Banco Central. 

O Banco de Compensações Internacionais (BIS), divulgou que mais de 80% dos bancos centrais do mundo já estão desenvolvendo suas moedas digitais. Portanto, o Brasil não pode ficar de fora dessa revolução. A versão digital da nossa moeda, ainda está sendo debatida no Banco Central desde 2015, e possivelmente os testes começarão em 2023. 

Por fim, o coordenador do Real Digital, Fábio Araújo revelou que o principal objetivo da moeda digital é fornecer aos empreendedores um ambiente seguro. Dado que essa confiança irá inovar e trazer mais confiança para programar pagamentos. 

Nos vemos em breve!

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Perguntas frequentes

O que é o Real Digital?

O Real Digital será a mais nova moeda digital brasileira. O Banco Central planeja lançá-la até 2024. Deste modo, será uma CBDC (Central Bank Digital Currency), moeda alternativa, com o mesmo valor que o dinheiro tradicional. 

Como funciona o Real Digital?

O cidadão receberá códigos gerados pelo Banco Central indicando os valores. Entenda que sendo uma moeda digital não poderá ser sacada como o dinheiro tradicional.

O Real Digital é uma criptomoeda?

Não. O Real Digital diferente das criptomoedas será emitido pelo Banco Central, visto que elas serão distribuídas por bancos. Assim como, para instituições financeiras e demais participantes dos atuais sistemas de pagamentos. Além disso, outra vantagem é o seu uso em qualquer lugar do mundo

Nesse sentido, o usuário poderá usar sem precisar efetuar a conversão por bancos, outra vantagem é a redução da emissão de papel-moeda. Conforme o Banco Central, o Real Digital também irá inibir a lavagem de dinheiro, e estimular a inovação. Dado que a concorrência no ambiente virtual será muito mais benéfico para a economia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.