Real Digital: descubra o que é este novo ativo digital

Imagem de uma nota de 100 reais sendo digitalizada

Navegue pelo conteúdo

Você já ouviu falar no Real Digital? Caso não saiba o que é este novo ativo digital, nós explicaremos tudo para poder compreender. Em primeiro lugar, o Real Digital será a mais nova moeda digital brasileira. O Banco Central planeja lançá-la até 2024. Deste modo, será uma CBDC (Central Bank Digital Currency), moeda alternativa, com o mesmo valor que o dinheiro tradicional. 

Portanto, o cidadão receberá códigos gerados pelo Banco Central indicando os valores. Entenda que sendo uma moeda digital não poderá ser sacada como o dinheiro tradicional.

No entanto, tem muita gente, confundido a nova Moeda Digital com criptomoeda, moedas privadas. Porém, elas não são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. Contudo, no Senado Federal, o Senador Flávio Arns (Podemos-PR), apresentou o Projeto de Lei que visa regulamentar criptomoedas

O PL 3.825/2019 fiscalizará e dará segurança jurídica a esses ativos, e o projeto atualmente está sendo relatado pelo senador Irajá (PSD-TO). A sua intenção é realizar um grande debate sobre o assunto na casa, para poder construir um relatório de regulamentação das criptomoedas. 

Diferenças do Real Digital e Criptomoedas

No que lhe concerne, o Real Digital diferente das criptomoedas será emitido pelo Banco Central, visto que elas serão distribuídas por bancos. Assim como, para instituições financeiras e demais participantes dos atuais sistemas de pagamentos. Além disso, outra vantagem é o seu uso em qualquer lugar do mundo

Nesse sentido, o usuário poderá usar sem precisar efetuar a conversão por bancos, outra vantagem é a redução da emissão de papel-moeda. Conforme o Banco Central, o Real Digital também irá inibir a lavagem de dinheiro, e estimular a inovação. Dado que a concorrência no ambiente virtual será muito mais benéfico para a economia.

Segundo o BC, o processo de digitalização no Brasil já começou, grande parte dos brasileiros não usam mais dinheiro em espécie para pagamentos. Existem apenas 3% do dinheiro em forma de papel disponível no país.

A princípio, na prática, as transações hoje no Brasil estão sendo realizadas por dispositivos móveis. Como celulares e ‘tablets’, que cresceram 35% em 2019 para 2020, segundo informou o Banco Central. 

O Banco de Compensações Internacionais (BIS), divulgou que mais de 80% dos bancos centrais do mundo já estão desenvolvendo suas moedas digitais. Portanto, o Brasil não pode ficar de fora dessa revolução. A versão digital da nossa moeda, ainda está sendo debatida no Banco Central desde 2015, e possivelmente os testes começarão em 2023. 

Por fim, o coordenador do Real Digital, Fábio Araújo revelou que o principal objetivo da moeda digital é fornecer aos empreendedores um ambiente seguro. Dado que essa confiança irá inovar e trazer mais confiança para programar pagamentos. 

Nos vemos em breve!

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Perguntas frequentes

O que é o Real Digital?

O Real Digital será a mais nova moeda digital brasileira. O Banco Central planeja lançá-la até 2024. Deste modo, será uma CBDC (Central Bank Digital Currency), moeda alternativa, com o mesmo valor que o dinheiro tradicional. 

Como funciona o Real Digital?

O cidadão receberá códigos gerados pelo Banco Central indicando os valores. Entenda que sendo uma moeda digital não poderá ser sacada como o dinheiro tradicional.

O Real Digital é uma criptomoeda?

Não. O Real Digital diferente das criptomoedas será emitido pelo Banco Central, visto que elas serão distribuídas por bancos. Assim como, para instituições financeiras e demais participantes dos atuais sistemas de pagamentos. Além disso, outra vantagem é o seu uso em qualquer lugar do mundo

Nesse sentido, o usuário poderá usar sem precisar efetuar a conversão por bancos, outra vantagem é a redução da emissão de papel-moeda. Conforme o Banco Central, o Real Digital também irá inibir a lavagem de dinheiro, e estimular a inovação. Dado que a concorrência no ambiente virtual será muito mais benéfico para a economia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.