Privatização da Eletrobras: qual o impacto na conta de luz?

Imagem de porquinho branco e casa própria ao fundo da imagem

Navegue pelo conteúdo

Na última quinta-feira, 9 de junho de 2022, o governo iniciou o processo de privatização da Eletrobras. Na segunda-feira, 13 de junho, a estatal estreou na bolsa de valores depois do processo de capitalização. Contudo, como a venda dessa empresa impactará a economia brasileira e se irá afetar a conta de luz dos brasileiros?

Quando o assunto é privatização de empresas públicas existem divergências, no entanto, aqui não discutiremos sobre este assunto. Apenas ajudaremos a entender o impacto da venda dessa empresa na nossa economia. Como isso poderá afetar a sua conta de energia? Será que reduzirá? Para responder estas questões fiquem basta continuar neste post.

Eletrobras

Em primeiro lugar, você precisa saber que a Eletrobras é uma empresa de sociedade mista e de capital aberto. O seu principal controlador acionário era o governo federal. Além disso, a estatal é a maior empresa de energia da América Latina, sendo a maior geradora do Brasil, e transmissora do país.

No total a Eletrobras, possui 48 hidrelétricas, 12 termelétricas, 2 usinas nucleares, 62 eólicas e uma solar. Em suma, são 71.153,60 quilômetros de linhas de transmissão, com 366 subestações próprias ou com parceria. Ou seja, essa empresa é um verdadeiro orgulho nacional, proposta ao ex-presidente Getúlio Vargas em 1954.

A criação ocorreu apenas em 1961, quando o Congresso Nacional aprovou e Jânio Quadros assinou a Lei 3.890-A, que autorizou a constituição da empresa. Contudo, a instalação oficial foi em 11 de junho de 1962. Ao longo destes anos a estatal foi responsável pela construção, pesquisa, operação de usinas, linhas de transmissão e subestações.

Além disso, buscava a expansão de energia elétrica pelo país. Entretanto, ao longo dos anos passou por mudanças institucionais, privatizações e internacionalização. E integrou projetos binacionais, que gerou a construção de Itaipu.

Privatização

Os motivos para a privatização ocorrem por conta de uma aposta do governo para ampliar os investimentos e obter retorno financeiro. Deste modo, com a privatização a Eletrobras passou por uma oferta de ações no mercado. Com a capitalização, o governo reduziria a sua participação e deixaria os 60% do controle para 45%.

O valor da conta de Luz reduzirá?

Conforme o governo federal, a privatização reduziria a conta de luz em até 7,36%. Contudo, verificamos com entidades e especialistas do setor que afirmaram que a conta de luz ficará mais cara. Nesse sentido, entenda que com a privatização da Eletrobras ganhará mais investimentos para o setor elétrico.

Portanto, ocorrerá um crescimento na oferta de energia para empresas, e famílias, ou seja, reduzindo os apagões. Mas, os especialistas ainda não mostram certeza em relação à redução da conta de luz, conforme o governo informou.

Por fim, a estatal ganhará mais liberdade, pois investirá, e vai atrair sócios e investidores. Sendo assim, não vai mais depender do orçamento público e se torna privada, e como toda empresa privada, a sua prioridade é o lucro. Ou seja, isso poderá elevar as tarifas na conta de luz.

Nos vemos em breve!

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.