O que esperar do mercado cripto em 2023?

AnyConv.com__simbolos criptomoedas em placas

Navegue pelo conteúdo

O ano de 2023 está se aproximando, e o mercado de criptomoedas se encaminha para seu 14° ano de existência. Apesar das dificuldades enfrentadas por muitas empresas e projetos ao longo dos últimos meses, o setor continua resiliente, com uma capitalização próxima a 1 trilhão de dólares.

Entenda nesta análise o que esperar do mercado cripto e de algumas das criptomoedas promissoras para 2023. Compreenda também as principais mudanças que devem impactar o setor:

O que esperar do mercado cripto em 2023?

Com a chegada de mais um mercado de baixa no final de 2021, muitos esperam agora um período de lateralização ou mesmo recuperação para os principais ativos do setor, como Bitcoin e Ethereum.

Historicamente, o preço do BTC tem se comportado de forma cíclica. Este movimento tem sido alinhado com um evento conhecido como halving, que ocorre aproximadamente a cada 4 anos e está associado à diminuição da emissão de novos bitcoins.

Com a diminuição da oferta de novos bitcoins através da mineração, o preço do criptoativo tende a crescer, visto que uma menor oferta do ativo está entrando no mercado, enquanto a demanda tem crescido historicamente.

Dessa forma, o BTC passou por 4 fortes altas, iniciadas nos anos de 2010, 2013 e 2016 e 2020. Estas altas duraram, em média, cerca de 1 ano e meio, e foram seguidas por fortes quedas, que superaram todas as vezes 75%.

Este movimento de baixa BTC tende a provocar quedas substanciais em todos os criptoativos, que costumam ser correlacionados. Este movimento é conhecido no mercado como “inverno cripto”, que o setor está vivendo novamente desde o final de 2021.

A pergunta que praticamente todos os analistas do setor estão se fazendo é a mesma: quando será o fim do inverno cripto?

Historicamente, as baixas do mercado de criptoativos têm durado cerca de 18 meses. Se este padrão se repetir novamente, o setor deve permanecer lateralizado até o meio de 2023, até começar a se recuperar novamente.

No entanto, nunca ocorreu do setor atingir uma máxima histórica antes de um novo halving que inicie uma nova alta. O próximo halving do BTC está programado para ocorrer no início de 2024.

Se a história ocorrer como em 2015, 2016 e 2019, o ano de 2023 deve ser um período de leve recuperação para o setor.

Invista em criptos de forma segura. 

Dominância do BTC

O Índice de Dominância do Bitcoin é uma métrica utilizada para medir o tamanho do BTC em relação a todo o mercado de criptoativos. A métrica se encontra atualmente em 38%.

Durante os mercados de baixa dos criptoativos, a dominância do BTC tende a crescer, visto que os investidores migram para ativos mais estabelecidos. Como o Bitcoin é o ativo líder do mercado, é provável que a sua dominância siga uma tendência de alta.

Stablecoins, por terem o seu preço atrelado a moedas fiduciárias mais estáveis, também podem receber mais atenção do mercado.

Economia em 2023

Muitos analistas, economistas e investidores esperam que 2023 seja um ano de baixa para todos os mercados de renda variável, como ações e criptoativos. Isto deve ocorrer visto que os bancos centrais ao redor do mundo estão elevando as taxas básicas de juros para conter a inflação.

Este movimento faz com que investidores optem pelo mercado de renda renda fixa, o que afeta o preço dos demais ativos.

Apesar disso, a inflação deve permanecer alta em boa parte do mundo devido às grandes quantidades de dinheiro sem lastro que foram impressas nos últimos 3 anos. Dessa forma, uma inflação maior tende a beneficiar ativos escassos, como ouro e bitcoin.

O investidor bilionário Bill Miller opinou em entrevista que, apesar do colapso de empresas do mercado e o cenário macroeconômico em formação, o BTC tem se saído bem:

“Estou surpreso que o Bitcoin não esteja pela metade de seu preço atual devido à implosão do FTX. As pessoas fugiram do mercado, então o fato de ainda estar lá por US$17.000 é bastante notável. Mas a inflação está sendo atacada e as taxas reais estão subindo rapidamente. Eu esperaria que, se e quando o Federal Reserve começasse a se mover, o Bitcoin se sairia muito bem.”

Diversifique sua carteira na Coinext.

Criptomoedas promissoras para ficar de olho em 2023

O objetivo de todo investidor é encontrar bons ativos para alocar seu portfólio. Agora, vamos analisar algumas criptomoedas promissoras para o mercado de 2023.

Bitcoin

Não é possível falar sobre o mercado de criptomoedas sem mencionar o Bitcoin, que é de longe o ativo mais estabelecido do setor em termos de capitalização, liquidez e reconhecimento. 

Por ser o ativo responsável por movimentar todo o mercado, é razoável afirmar que só veremos grandes movimentações no setor quando o BTC voltar a se recuperar. Muitos analistas esperam que o preço do Bitcoin volte a se movimentar de forma positiva já no próximo ano.

Ethereum

O Ethereum é a segunda rede Blockchain mais popular do mercado, com seu token acumulando uma capitalização superior a US$140 bilhões. O ano de 2022 foi marcado pela atualização Ethereum Merge, que mudou o algoritmo de consenso da rede de contratos inteligentes.

Apesar do Ethereum Merge, que foi positivo para grande parte do mercado, uma atualização marcada para o início de 2023 pode ter impacto negativo no preço do Ether, token nativo da rede. Isso porque milhões de ETH bloqueados em stake serão liberados no mercado pela primeira vez em anos.

Este movimento deve impactar o preço, logo é necessário cautela antes da liberação desses ativos. Após isso, o criptoativo pode apresentar uma boa oportunidade de compra.

Polygon

A Polygon (MATIC) é uma rede de segunda camada do Ethereum, que tem como principal objetivo fornecer transações com menor custo e maior velocidade. 

O token nativo da rede cresceu exponencialmente desde 2020. A necessidade da segunda camada aumentou significativamente com o crescimento dos custos de transação do Ethereum, que podem facilmente ultrapassar as dezenas de dólares.

O ano de 2023 deve apresentar um bom desempenho para o Polygon, caso a rede Ethereum permaneça com alta demanda, o que deve aumentar os custos de transação da camada 1.

Invista em criptomoedas de forma segura. Abra sua conta agora.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.