IBGE divulga a Inflação de junho que sobe 0,67% com alta nos alimentos 

Imagem de prateleira de supermercado

Navegue pelo conteúdo

A inflação acumulada em 2022 até o momento é de 5,49%, ou seja, é a maior no acumulado do primeiro semestre desde 2015, que estava em 6,17%. Contudo, nos últimos 12 meses a inflação também acelerou para 11,89 contra 11,73. Segundo o resultado divulgado, a inflação vem seguindo durante 10 meses um aumento.

Desde novembro de 2002, que o Brasil não vive uma sequência tão longa de inflação acima de 10%. A expectativa de especialistas era de um resultado um pouco abaixo do esperado. Contudo, o principal motivo para este aumento nos preços foi por conta dos alimentos consumidos fora de casa.

Inflação

Sendo assim, ela ficou em 1,26%, a refeição é de 0,95% e o lanche 2,21%. Neste caso, nos últimos meses, estes itens não acompanharam a alta dos alimentos nos domicílios. Observe os números de junho para cada grupo pesquisado. Alimentos e bebidas ficou em 0,80%; habitação, 0,41%; artigos de residência 0,55%, saúde e cuidados pessoais 1,24%.

Segue em vestuário com inflação de 1,67%; transporte 0,57%, para despesas pessoais 0,49%; transportes 0,57%. Na área de educação e comunicação ficou em 0,09% e 0,16%.

Os números apresentados continuam acima da meta do Banco Central, visto que para este ano o previsto era de 3,5% e com uma margem de tolerância de 1,5 pontos percentuais. Contudo, pode variar entre 2% e 5%.

O que é IPCA?

Em primeiro lugar, tem algumas siglas que deixam muita gente confusa e não sabe o significado. Um deles é o IPCA! Saiba que esta sigla é muito mais do que um termo complicado. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é calculado pelo IBGE desde 1980. Este cálculo é super importante pelo fato de ser algo referente às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos.

O IPCA é calculado mensalmente, pois ele pretende de medir a variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias. Nesse sentido, ela determinará se há ou não inflação, ou deflação. Todavia o IPCA vai considerar a regra de oferta e demanda.

Entenda que quando existe um consumo por parte da população, a tendência é que os preços aumentem e assim gera a inflação. Por fim, sabendo dos números, o Banco Central sugere medidas para aquecer e incentivar a economia. No entanto, saiba que ele não é importante apenas para economia: ele impacta diretamente outros mercados, como investimentos.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais notícias sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.