Como Funciona o Cadastro Positivo

mulher usando o cadastro positivo

Navegue pelo conteúdo

Descubra como funciona o Cadastro Positivo e porque em alguns casos ele poderá te prejudicar.
Cadastro Positivo é uma lista de bons pagadores, através do registro da pontualidade no pagamento de suas contas (crediários, financiamentos e mensalidades de serviços como água, luz e telefone), com o propósito de criar um banco de dados que ficará à disposição de instituições privadas.
 
 
O cadastro dos bons pagadores poderá servir de base para transações comerciais, como vendas a prazo e concessões de crédito. 
 
 
Em tese, a medida ajudará a diminuir o custo da concessão de crédito e oferecer juros mais baixos para o consumidor.
 
 
Em abril de 2019, o governo sancionou o projeto de lei para incluir automaticamente todos os cidadãos na lista do cadastro positivo. A inclusão começou a valer em julho e, quem não quiser, precisa optar por sair. Antes, o consumidor precisava decidir aderir ao cadastro positivo.

Leia também: Como sair das dívidas e começar a investir?

O que é o Cadastro Positivo?

cadastro positivo
Cadastro Positivo é uma espécie de “currículo financeiro”. Com ele, o consumidor que deseja pegar um empréstimo ou pedir um cartão de crédito, por exemplo, pode ser melhor avaliado de acordo com todo o seu comportamento – incluindo as vezes em que pagou suas contas em dia.
 
 
A grande vantagem do cadastro positivo é que ele dá aos consumidores a opção de ser avaliado pelo conjunto de todos os comportamentos financeiros.
 
 
Antes, o comportamento dos consumidores só era registrado para o “lado ruim”, em listas de negativados de instituições como o Serasa– estar com o nome sujo significa ter o nome em listas públicas de mau pagadores, o que dificulta bastante conseguir crédito no mercado.
 
 
Com o Cadastro Positivo, as empresas que oferecem crédito podem ter informações para reconhecer bons pagadores. Para o cliente, isso significa a possibilidade de conseguir mais benefícios ou taxas menores na hora de pedir um empréstimo, renegociar uma dívida, ou abrir um financiamento, por exemplo.

Como funciona o Cadastro Positivo?

Cadastro Positivo funciona a partir de uma troca de informações entre as empresas e os Gestores de Banco de Dados.
 
 
A partir dessas informações, esses Gestores atribuem aos cidadãos uma pontuação – que é uma nota de crédito para quem tem as contas em dia – e um histórico de crédito. 
 
A pontuação é de livre acesso das empresas, mas para o histórico é necessário que o consumidor de autorização.
 
 
Quem coleta as informações para o cadastro positivo são empresas especializadas em análise de crédito, como Boa VistaSerasa e SPC.
 
 
Assim que o Cadastro Positivo for aberto, todas as contas pagas e transações que você realiza começam a ser registradas, criando um histórico de seu nome.
 
 
Os bancos e instituições são quem repassam esses dados para o cadastro positivo.
 
 
Em fevereiro de 2019, foi aprovada na Câmara dos Deputados a proposta que inclui automaticamente todos os cidadãos no Cadastro Positivo. Em abril, o projeto recebeu sanção presidencial e, em julho, a regra de inclusão automática começou a valer.

Quais dados são avaliados no Cadastro Positivo?

homem com cpf usando o cadastro positivo
Despesas diárias, como água, esgoto, luz, gás, telefone, assistência médica, odontológica, internet, escola, instituições financeiras e administradoras de créditos são as que entram para o histórico, além de financiamentos, empréstimos e compras a prazo.
 
 
Especificamente, são analisados os seguintes dados, segundo o SPC:
 
 
·         Valor total da compra;
·         Valor das parcelas;
·         Data dos vencimentos;
·         Data dos pagamentos;
·         Valor dos pagamentos;
·         Dados cadastrais do consumidor.
·         Cadastro Positivo para negativados
 
Até mesmo quem está com o nome negativado pode entrar para o cadastro positivo – as contas que você pagar em dia também ficarão no seu histórico e podem te beneficiar em uma análise mais completa.

Vantagens do Cadastro Positivo

Além de permitir que os bancos e instituições analisem seu perfil da melhor forma possível, entrar para o Cadastro Positivo em alguns casos, ajuda a aumentar seu Score (sua pontuação de crédito, entre 0 e 1 mil, que aponta quais são as chances de você pagar uma conta nos próximos 12 meses).
 
 
Com isso, aumentam as chances de conseguir um empréstimo, cartão de crédito e ter outros produtos financeiros aprovados.

Desvantagens de ter o Cadastro Positivo

Em algumas situações o Cadastro Positivo poderá reduzir o Score de Crédito.
 
 
Pode ser que o Cadastro Positivo tenha cruzamento de informações com parentes de 1 grau, por exemplo se você paga contas dos seus pais ou dos filhos, podem ser que esta informações se cruzem, o sistema do cadastro positivo pode puxar essas informações e ai que mora o perigo, pois sua avaliação pode ser afetada.
 
 
Infelizmente o Cadastro Positivo não é seguro, e você pode ter um vazamento de informações pessoais também. 
 
 
O período de análise, geralmente quando uma pessoa tem uma negativação, ela fica dentro do histórico do Serasa durante 5 anos, se você negativou seu nome está pendência ficará no Serasa e no seu score, e depois de 5 anos ela sai.
 
 
Só que a análise do Cadastro Positivo são 15 anos, diferente da análise do Serasa . 
 
 
Por mais que você tenha saído do histórico do Serasa você permanece com o histórico do Cadastro Positivo, que dificultará sua situação financeira e sua obtenção de crédito.

Posso sair do Cadastro Positivo?

Sim. Qualquer um pode excluir seu nome do Cadastro Positivo a qualquer momento.
 
 
A nova lei estabelece alguns pontos:
 
 

Quem for adicionado ao Cadastro Positivo precisa ser informado em até 30 dias;


Todo consumidor terá o direito de cancelar o Cadastro Positivo e precisa, no momento da inclusão, ser informado de como pode ser excluído do banco de dados. O gestor do cadastro terá dois dias para atender ao pedido.


Todas as pessoas que entraram para o cadastro positivo podem pedir para serem descadastradas da base de dados. Para isso, basta acessar o site de um dos birôs de crédito – SerasaBoa VistaSPC e Quod – e fazer a solicitação inserindo seus dados.


Se você quer saber mais, como funciona o Cadastro Positivo e porque em alguns casos ele pode ser prejudicial, assista este vídeo:

Espero ter ajudado,
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.