Como sair das dívidas e começar a investir?

mulher usando calculadora

Navegue pelo conteúdo

Dívidas é um assunto que ninguém gosta de dividir, muito menos de pensar, mas, é uma realidade na vida de muitos e não é preciso ter vergonha disso! Descubra como sair das dívidas e começar a investir a partir de agora
Estar com dívidas infelizmente é a realidade de muitos brasileiros atualmente, o cenário da pandemia e o alto índice de desemprego só potencializaram este cenário de endividados, atualmente mais de 62 milhões de brasileiros estão inadimplentes, segundo o Serasa, e metade tem a renda inteira comprometida. 
 
 

Contas atrasadas e boletos se multiplicando fazem parte da realidade de 62 milhões de brasileiros, isto é um número muito preocupante! 

 
 
É comum quando estamos apertados financeiramente, completamente no vermelho, procurar um culpado ou uma causa para o problema atual, mas quase sempre erramos no culpado e isto resulta em várias idas e voltas na mesma situação.
 
 
Parece que estamos correndo em cima de sabão! Não é verdade?
 
 
Há momentos em que consideramos que a única saída para determinada situação é apelar para um empréstimo, para o crédito consignado ou usar o limite do cartão e do cheque especial.
 
 
Mas esta “solução” na verdade esta disfarçada porque na real das contas é um grande problema, porque estas ferramentas de crédito, vão te cobrar os maiores juros do mundo e na maioria dos casos vai mais te apertar do que ajudar.
 
 
Mas também sabemos que se tornar um devedor não deixa ninguém feliz. E que decisões como essa podem nos fazer entrar numa tremenda fria: os juros. 
 
 
São eles os grandes vilões dos empréstimos e normalmente é por causa deles que acabamos por nos endividar ainda mais.
 
 
No entanto, há sempre uma saída, e para chegar até ela você precisa aprender como controlar os gastos ao mesmo tempo que paga as suas dívidas e começa a se organizar para fazer seus primeiros investimentos.

Como controlar os gastos?

calculadora com moedas

Controlar gastos não é apenas anotar tudo no caderno ou fazer a famosa planilha financeira, o mais essencial e posso dizer que é o primeiro passo é:

1. Assumir a responsabilidade pela dívida

Na maioria dos casos de endividamento, o devedor nega sua situação e até esconde da família. 
 
 
Esse comportamento é extremamente negativo e perigoso porque dificulta a solução do problema, oculta a verdadeira causa do problema e limita suas opções de auxílio. 
 

Se ninguém sabe que você deve, ninguém pode te ajudar. Assumir a responsabilidade também ajuda a não contrair dívidas novamente no futuro.

2. Mapeie suas despesas

Anote os gastos mensais e separe entre:
 
 
  • Despesas essenciais: são aquelas que ocorrem todo mês e você não pode controlar, exemplo: água, luz, gás, etc…
 
  • Despesas supérfluas: são aquelas que podem ser cortadas ou reduzidas, exemplo: passeios, compras, cartão de crédito, assinaturas, etc…
 
 
É importante fazer este mapeamento, para descobrir quais são as despesas mais fáceis de serem cortadas e quais você precisará negociar ou reduzir.
 
 
Cortar gastos é a mesma coisa que cortar unha, precisa ser feito constantemente, sempre vão aparecer despesas desnecessárias e que podem ser evitadas, por isto, fique sempre de olho.

3. Plano de redução

Reduza as despesas mensais no mínimo para 60% da sua renda mensal, para você conseguir liquidar suas dívidas ao mesmo tempo que investe dinheiro, você precisa reduzir as despesas, pois, são estas que consomem todo o dinheiro mensalmente. 
 
 
É crucial saber o quanto gasta, se você não saber quanto gasta, dificilmente conseguirá descobrir o que fazer para tampar o buraco. 
 
 
O ideal é no mínimo ter a despesa em 60% da renda.
 
 
Ter mais que este percentual em despesas, dificulta sua vida, porque quase sempre não sobrará dinheiro para fazer nada.
 
 
O ideal de um planejamento financeiro é ter uma quantia para as despesas, mas também ter uma quantia para investimentos e seu lazer, ou seja, seu dinheiro precisa ser bem utilizado!
 
 
O problema é que a maioria não sabem bem utilizar o dinheiro, quando cai o salário parece que caiu uma batata quente na mão e logo a pessoa se livra dele e não deve ser assim.
 
 
Quando suas despesas passam de 60% da sua renda, você têm apenas duas alternativas, ou você reduz as despesas para o valor delas não representar tanto da sua renda, ou você deverá buscar mais renda, renda extra é um bom exemplo.
 
 

Não há segredo para pagar as dívidas, ou você reduz gastos ou faz renda extra!

Por isto saber o valor total dos seus gastos vai ser um dos pontos principais para você conseguir definir uma estratégia financeira.

 
 

4. Peça ajuda e negocie

Percorridos os passos anteriores, talvez seja o momento de pedir orientação de um especialista ou de um órgão como o Serasa ou o Procon para, juntos, encontrarem um meio de se livrar das dívidas. 
 
 
Eles provavelmente vão avaliar sua situação e agendar um encontro de conciliação com um representante do credor. 
 
 
Na maioria dos casos a pendência fica resolvida e sai bem mais barato para quem deve. 
 
 
E no caso do Serasa, existe um projeto denominado Limpa Nome Online, cujo objetivo principal é fazer essa negociação de forma rápida e totalmente pela internet.
 
 
Além dos feirões limpa nome, você também pode tentar negociar diretamente com a empresa, ligar e mostrar o interesse em resolver a pendência, poderá ser muito positivo e te render bons descontos nas dívida, mas não tenho medo de negociar, eles estão interessados em receber e você em pagar, então não desista até sair um acordo bom para as duas partes.

E agora como faço para ser investidor, se estou pagando as dívidas?

casal assustado vendo contas para pagar
Até parece uma utopia, começar a investir enquanto está em dívidas, mas acredite, tudo isto é possível!
 
 
Lembra que te falei que é importante saber quanto você gasta e é necessário deixar as despesas no máximo ocupando 60% da sua renda?
 
 
Então, isto é importante porque estes 40% que “sobraram” terão alguns destinos interessantes:
 
 
  • Separe 15% da sua renda para investir;
 
  • Separe 10% ou 15% para pagamento da dívida;
 
  • Separe 10% para gastos supérfluos.
 
 
Dividindo o dinheiro desta forma, você conseguirá começar o pagamento das suas dívidas ao mesmo tempo que começa a construir seu “pé de meia” para o futuro.
 
 
O nome desta atividade é dar nome ao dinheiro, o dinheiro têm a necessidade de saber para onde vai, porque se você não der um destino para o seu dinheiro, ele irá para o bolso de outra pessoa.
 
 
Bom agora, finalmente sobrou uma grana para investir, qual é o próximo passo?

Estudar sobre investimentos e corte de gastos

plantas em cima de moedas
Quanto mais formas de investir bem o seu dinheiro você descobrir e aprender melhor, entender bem sobre investimentos, te faz evitar cagadas, reduzir o seu risco ao investir e alcançar bons retornos financeiros.
 
 
Também estude formas de cortar gastos, não será fácil reduzir os gastos, mas estudando sobre o assunto e vivenciando a cultura de investimentos no seu dia-a-dia fará com que sua mente programe hábitos que farão com que você gaste de forma inteligente o seu dinheiro e evite desperdícios que na maioria dos casos são os maiores vilões das finanças. 

Mantenha a disciplina

Visto o progresso, muitas pessoas relaxam e com o tempo acabam voltando para o status de devedor, mantenha a disciplina que você verá no passar do tempo que ser investidor é tão mais fácil que se manter devedor.
 
 
Não deixe de persistir porque é difícil, se for necessário peça ajuda a alguém, mas não desista, o caminho é difícil mas não é impossível.
 
 
Vai ter um momento que será tão legal o momento de investir, que você só desejará estes momentos na sua vida, literalmente investir te faz dormir bem, mas dever te tira o sono.
 
 
Aplicando todos estes passos, você caminhará rumo à liberdade financeira, mas isto levará um certo tempo, então nunca desista, se tiver dúvidas pode contar com minha ajuda, eu preparei um vídeo que vai deixar tudo mais claro e vai te ajudar a sair das dívidas e começar a investir.

Espero ter ajudado e te desejo muito sucesso!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.