6 dicas práticas para começar um negócio do zero

homem em frente do computador comemorando

Navegue pelo conteúdo

Está pensando em começar um negócio do zero, mas não sabe como? Separamos dicas práticas para você ter sucesso com seu negócio. Confira!

Já pensou em ter independência financeira e profissional? Começar um negócio do zero é um dos sonhos mais comuns entre os brasileiros. No entanto, empreender não é fácil e, por isso, muitos acabam desistindo. A falta de conhecimento dos processos de abertura e de gerenciamento são alguns dos principais fatores responsáveis por essa desistência.
 
 
Se você está pensando em começar um negócio do zero, mas não sabe como dar o “pontapé” inicial, saiba que está no lugar certo. Separamos algumas dicas práticas, mas que fazem toda a diferença nesse momento. Continue a leitura e aproveite!

1. Pense na ideia do negócio

Antes de mais nada, é preciso entender quais áreas de vendas estão escassas ou em alta para investir em um produto ou serviço que fará a diferença na vida das pessoas. Por isso, é muito importante, além de compreender esse ponto, criar uma solução que venderá.
 
 
Pode parecer que não, mas essa análise permitirá que você conheça mais sobre o seu mercado e avalie a situação de modo geral. Além disso, criar um networking também é uma atitude interessante a ser tomada.
 
 
Junte todas as informações captadas e utilize uma abordagem que faça mais sentido para você e o seu negócio.

2. Pesquise seu mercado

Após escolher seu produto ou serviço, é primordial pesquisar a concorrência e o mercado. Faça uma análise profunda e se torne um especialista no assunto. Para esse momento, uma dica super bacana é identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio e do mercado por meio da Análise SWOT.
 
 
Faça as seguintes perguntas:
 
 
  • Quais são as forças do seu negócio?
 
  • Quais são as fraquezas do seu negócio?
 
  • Quais são as oportunidades no seu mercado?
 
  • Quais são as ameaças no seu mercado?
 
 
A partir dessas informações, fica mais fácil desenvolver um plano de negócios eficiente, seguindo os melhores caminhos e abordagens para o seu novo negócio.

3. Tenha um objetivo

Além de ter metas a curto prazo, é interessante ter um objetivo principal a ser conquistado. Após a escolha do produto ou serviço e da análise de mercado, fica mais fácil traçar planos a serem alcançados com o tempo.
 
 
Definir um objetivo maior e planejar passos pequenos a serem dados diariamente é uma das formas de chegar onde você almeja. Dessa forma, você terá uma precisão maior e grandes chances de sucesso.

4. Conheça o seu público

Lembra que nos tópicos anteriores citamos que era necessário estudar o seu mercado de atuação? Então, a mesma linha de raciocínio vale para o seu público-alvo. Entender as necessidades e anseios de quem irá consumir o seu produto ou serviço é essencial para começar bem o seu negócio.
 
 
Resumidamente, podemos dizer que com essa pesquisa em mãos, você consegue ter uma visão mais detalhada de quem são as pessoas que você precisa ajudar e irão consumir o que for vendido pela sua empresa.

5. Faça um planejamento financeiro

Por último, mas não menos importante: o planejamento financeiro. Sabia que a falta de planejamento financeiro é um dos principais motivos que fazem as empresas fecharem nos primeiros cinco anos de atividade? Pois é!
 
 
Aqui se enquadra diversas dicas que foram citadas nos tópicos anteriores, já que, além de conhecer o seu mercado, concorrência e público, é primordial pesquisar os melhores preços para seus produtos e serviços, calcular valores de aluguel, salário dos funcionários, entre outros.
 
 
Todos esses itens devem estar na ponta do lápis se você deseja que seu negócio não feche as portas após os primeiros meses de abertura. Com um planejamento financeiro bem feito, as chances de sua empresa vir a falência ou depender de empréstimos bancários diminui.

6. Não deixe para depois, faça agora!

Pensar, analisar, estudar e entender são passos importantes e que devem ser realizados detalhadamente antes da abertura de qualquer negócio, no entanto, não adianta deixar tudo no papel e não colocar sua ideia em prática.
 
 
Muitas pessoas perdem tempo pensando em como fazer e adiando a execução do plano. Você tem vontade de abrir seu próprio negócio? Essas dicas, apesar de parecerem simples, fazem toda a diferença para seu sucesso profissional.
 
 
Esperamos que esse conteúdo te ajude a começar um negócio do zero. Boa sorte!
 
 
 
 
 
 
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.