Dicionário financeiro: termos que todo empreendedor deve conhecer

mulher empreendedora comemorando

Navegue pelo conteúdo

Por Foregon

O universo do empreendedorismo possui uma série de termos financeiros que, na maioria das vezes, são desconhecidos pelas pessoas. Se você acaba de entrar para esse mundo e não quer confundir nenhuma informação, confira o dicionário financeiro com as 12 palavras mais usadas no dia a dia dos empreendedores e esclareça as suas dúvidas!

1. Contas a pagar

Essas são as despesas que toda empresa precisa quitar como, por exemplo, o pagamento de fornecedores, funcionários, contas de consumo (água, energia elétrica e telefone), entre outros. São também os pagamentos com investimentos, como cursos, viagens e equipamentos necessários para o trabalho.

2. Contas a receber

Geralmente, são todos os valores que o cliente precisa pagar para a sua empresa. É recomendado que a organização saiba, também, dos valores à receber à vista ou parcelado.

3. Capital de giro

capital de giro são todos os recursos que servem para manter a empresa em funcionamento em épocas de crise, ou seja, quando não há a entrada suficiente de dinheiro para cobrir os gastos. Esse recurso é muito usado nos primeiros meses de funcionamento do empreendimento, momento no qual ainda está sendo formada a carteira de consumidores.

4. Capital social

O capital social representa o montante de dinheiro necessário para abrir e manter uma empresa ou quanto dinheiro foi investido para criar o empreendimento.

5. Controle de estoque

Ter controle de estoque é o mesmo que monitorar a quantidade de produtos que estão sendo guardados para serem comprados ou usados numa linha de produção. Essa gestão é fundamental porque, assim, torna-se possível saber quanto tempo o empreendedor tem para reabastecer as prateleiras e tomar decisões importantes, como criar promoções, por exemplo.

6. Faturamento

Como o próprio nome diz, o faturamento é todo o valor que a empresa recebeu com as vendas em um determinado período de tempo. O faturamento anual, portanto, é a soma de todas as vendas durante um ano.

7. Fluxo de caixa

Estratégia de controle das entradas e saídas de dinheiro, ou seja, das despesas e receitas da empresa. Controlar o fluxo de caixa de uma organização é essencial para manter a saúde financeira dos negócios.

8. Gerenciador financeiro

Essa é uma ferramenta que auxilia no controle do dinheiro da companhia.

 

 

empreendedor insere todos os recebimentos e despesas e, como resultado, monitora as finanças da empresa.

9. Margem de lucro

A margem de lucro representa a porcentagem calculada sobre o valor de um produto ou serviço, depois de descontados os impostos e as despesas da produção. De forma resumida, é a porcentagem de lucro que a empresa recebe por um determinado produto ou serviço vendido.

10. Pró-labore

Espécie de remuneração fixa paga ao proprietário da empresa, como se fosse um salário por suas horas trabalhadas na administração da companhia. Vale destacar que o pró-labore não é o mesmo que o lucro da empresa, já que esse último deve ser destinado ao capital de giro e investimentos no próprio empreendimento.

11. Receita

Representa o valor que entra no caixa da empresa pela venda de um produto e/ou serviço. Sendo assim, a receita é tudo o que você arrecada, a título de pagamento pela venda de um produto ou prestação de um serviço.

12. Documento Fiscal Eletrônico (DFe)

São todos os documentos fiscais eletrônicos como, por exemplo, a Nota Fiscal eletrônica (NFe), o Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFe), o Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe), entre outros.
 
 
Gostou de conhecer os termos financeiros que todo empreendedor utiliza no dia a dia? 
 
 
Esperamos que sim. Em caso de dúvidas, deixe o seu comentário para nós. 
 
 
Até a próxima!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.