Dicionário financeiro: termos que todo empreendedor deve conhecer

mulher empreendedora comemorando

Navegue pelo conteúdo

Por Foregon

O universo do empreendedorismo possui uma série de termos financeiros que, na maioria das vezes, são desconhecidos pelas pessoas. Se você acaba de entrar para esse mundo e não quer confundir nenhuma informação, confira o dicionário financeiro com as 12 palavras mais usadas no dia a dia dos empreendedores e esclareça as suas dúvidas!

1. Contas a pagar

Essas são as despesas que toda empresa precisa quitar como, por exemplo, o pagamento de fornecedores, funcionários, contas de consumo (água, energia elétrica e telefone), entre outros. São também os pagamentos com investimentos, como cursos, viagens e equipamentos necessários para o trabalho.

2. Contas a receber

Geralmente, são todos os valores que o cliente precisa pagar para a sua empresa. É recomendado que a organização saiba, também, dos valores à receber à vista ou parcelado.

3. Capital de giro

capital de giro são todos os recursos que servem para manter a empresa em funcionamento em épocas de crise, ou seja, quando não há a entrada suficiente de dinheiro para cobrir os gastos. Esse recurso é muito usado nos primeiros meses de funcionamento do empreendimento, momento no qual ainda está sendo formada a carteira de consumidores.

4. Capital social

O capital social representa o montante de dinheiro necessário para abrir e manter uma empresa ou quanto dinheiro foi investido para criar o empreendimento.

5. Controle de estoque

Ter controle de estoque é o mesmo que monitorar a quantidade de produtos que estão sendo guardados para serem comprados ou usados numa linha de produção. Essa gestão é fundamental porque, assim, torna-se possível saber quanto tempo o empreendedor tem para reabastecer as prateleiras e tomar decisões importantes, como criar promoções, por exemplo.

6. Faturamento

Como o próprio nome diz, o faturamento é todo o valor que a empresa recebeu com as vendas em um determinado período de tempo. O faturamento anual, portanto, é a soma de todas as vendas durante um ano.

7. Fluxo de caixa

Estratégia de controle das entradas e saídas de dinheiro, ou seja, das despesas e receitas da empresa. Controlar o fluxo de caixa de uma organização é essencial para manter a saúde financeira dos negócios.

8. Gerenciador financeiro

Essa é uma ferramenta que auxilia no controle do dinheiro da companhia.

 

 

empreendedor insere todos os recebimentos e despesas e, como resultado, monitora as finanças da empresa.

9. Margem de lucro

A margem de lucro representa a porcentagem calculada sobre o valor de um produto ou serviço, depois de descontados os impostos e as despesas da produção. De forma resumida, é a porcentagem de lucro que a empresa recebe por um determinado produto ou serviço vendido.

10. Pró-labore

Espécie de remuneração fixa paga ao proprietário da empresa, como se fosse um salário por suas horas trabalhadas na administração da companhia. Vale destacar que o pró-labore não é o mesmo que o lucro da empresa, já que esse último deve ser destinado ao capital de giro e investimentos no próprio empreendimento.

11. Receita

Representa o valor que entra no caixa da empresa pela venda de um produto e/ou serviço. Sendo assim, a receita é tudo o que você arrecada, a título de pagamento pela venda de um produto ou prestação de um serviço.

12. Documento Fiscal Eletrônico (DFe)

São todos os documentos fiscais eletrônicos como, por exemplo, a Nota Fiscal eletrônica (NFe), o Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFe), o Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe), entre outros.
 
 
Gostou de conhecer os termos financeiros que todo empreendedor utiliza no dia a dia? 
 
 
Esperamos que sim. Em caso de dúvidas, deixe o seu comentário para nós. 
 
 
Até a próxima!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.