4 Dicas financeiras para jovens planejarem a vida financeira

4 Dicas financeiras para jovens planejar a vida financeira

Navegue pelo conteúdo

Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, apenas 25% dos jovens brasileiros entre 18 e 30 anos realizam controle financeiro. Esse estudo mostra um dado preocupante, sobre os jovens no Brasil, pois muitos não sabem lidar com dinheiro. Neste caso, provavelmente muitos terão problemas sérios no futuro.

Deste modo, a educação financeira é algo primordial para eles, então, se você é um jovem e costuma se planejar e controlar seus gastos, está de parabéns. Contudo, existe uma galera que precisa de dicas financeiras para poder aplicar na vida.

Portanto, separamos dicas para que o seu futuro seja mais tranquilo e você consiga saber lidar e ter uma boa relação com dinheiro. Veja!

4 dicas financeiras para jovens terem mais organização

Gaste menos do que ganha

Isso pode até parecer óbvio, mas, essa é uma realidade. Visto que muita gente acaba gastando mais do que ganha. Ou seja, no universo de muitos jovens isso é algo constante, pois eles enfrentam muitas dificuldades para fazer um controle de orçamento para conseguir gastar menos e respeitar o limite da sua renda.

Sendo assim, este acaba se tornando um dos principais problemas que os jovens enfrentam no início da sua vida financeira. Visto que, essa falta de controle de gastos gera complicações que vão deixá-lo distante da independência financeira. Pois, as causas mais comuns nestes casos é o endividamento e muita dificuldade de conseguir recursos para sair do vermelho e investir.

Então, a nossa dica para gastar menos do que ganha é buscar investir o seu dinheiro com regularidade. Defina um valor para economizar mensalmente e que se encaixe nas suas necessidades. E busque colocar no papel a sua renda e seus gastos e definir o quanto pode gastar.

Sair das dívidas

A princípio, sair das dívidas é super importante, se tiver compras parceladas como carro, financiamento, viagens e gastos que saíram do controle. Procure ao máximo não assumir novas dívidas enquanto estiver pagando algumas dessas. Uma maneira de realizar um bom planejamento financeiro é reconhecer que existe um problema e começar a controlar os gastos. Entenda que alguns sacrifícios devem ser feitos hoje para que no futuro você possa aproveitar este esforço.

quanto mais cedo investir melhor

Começar a investir cedo é o ideal, se isso não foi possível, comece quanto antes e de preferência agora! Investir é igual a plantar uma árvore, você rega e cultivar diariamente para que no futuro você possa colher os frutos que neste caso será seu patrimônio.

Os motivos para você investir cedo é que com o tempo os efeitos dos juros compostos vai a longo prazo gerar benefícios para o investidor. Por isso é fundamental o controle financeiro, e economizar nem que seja um pouco todos os meses. Visto que esta iniciativa faz uma grande diferença na sua vida.

Educação e capacitação

A educação é sempre o melhor investimento que podemos fazer para nós mesmos, e os jovens devem continuar buscando capacitação. Os jovens com graduação tem um índice maior de empregabilidade e ganham duas vezes mais que um jovem que apenas terminou o ensino médio.

Se você gostou das dicas, basta continuar acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.