Já pensou em fazer transferências para os seus contatos com a mesma facilidade que você envia fotos no WhatsApp?
Pois é justamente isso que a empresa promete a seus usuários com a mais nova ferramenta do aplicativo que vem sendo disponibilizada aos poucos a aparelhos Android e iOS.
Claro que tanta tecnologia gera várias dúvidas e receios, por isso separamos este artigo, nele você vai entender o que é WhatsApp Pay, como funciona, seus principais benefícios e muito mais!
É só continuar a leitura do artigo!
O que é WhatsApp Pay?
O WhatsApp Pay é uma nova forma de transferir pagamentos para outras pessoas e que promete revolucionar o mercado devido a sua facilidade e segurança.
Aprovado pelo Banco Central em 30 de março de 2021, o serviço permite transações que envolvam cartões das empresas Visa e Mastercard.
Uma curiosidade interessante é que o Brasil, é o segundo país a aderir à tecnologia, aqui 60% da população, ou 120 milhões de pessoas utilizam o aplicativo de conversas. O recurso de pagamentos vinha sendo usado até então apenas na Índia.
Quais os benefícios de usá-lo?
Um dos principais benefícios do recurso com certeza é a facilidade em fazer transações bancárias sem nem precisar entrar no aplicativo de um banco digital em específico.
Como a própria empresa diz, “é tão simples como enviar uma foto a seus contatos”.
O intuito do app é que o recurso “caia no gosto das pessoas” assim como o Pix, que conquista a cada dia mais usuários devido à sua facilidade nas transações.
Porém, ainda há certa resistência dos usuários em acreditar que o recurso é 100% seguro e confiável.
Outra grande vantagem é que a nova ferramenta é gratuita e não deve sofrer alterações nesse sentido.
Como transferir para meus contatos?
Na primeira transferência, é preciso fazer uma configuração de segurança rápida.
Você deverá clicar no clips ao lado do botão de emoji, aparecerão opções como documentos, câmera, entre outros, vá até pagamentos.
Depois você deverá selecionar a forma de pagamento, que é feito através de cartão de débito, múltiplo (com funções de crédito e débito) ou pré-pago, incluir seus dados pessoais, do cartão e valor.
Você receberá um SMS com código para sua segurança e deverá informá-lo no aplicativo.
Após esse procedimento você deverá registrar um PIN (senha) que também pode ser biometria ou reconhecimento facial.
E pronto, será gerada uma imagem na conversa semelhante a um comprovante de transferência e em poucos minutos o seu contato receberá o valor.
A partir da segunda transação basta confirmar a forma de pagamento, valor e PIN que a transferência será realizada.
O WhatsApp Pay é seguro?
Segundo o próprio WhatsApp, há várias medidas de segurança tanto na criptografia dos dados, quanto na proteção de hardwares e softwares da empresa.
Além disso, se o WhatsApp for instalado em outro celular, a função de pagamentos é desabilitada e precisa ser refeita justamente para a segurança do usuário.
Também é necessário o uso do PIN, reconhecimento facial ou biometria para a transferência de recursos.
Em outras palavras, é uma ferramenta segura.
Porém, é importante ficar atento a fraudes como aqueles famosos golpes de pessoas que se passam por amigos e pedem dinheiro emprestado, tendo em vista que uma vez realizada a transferência, não há como revertê-la.
Como começar a usar o serviço?
O WhatsApp Pay está sendo liberado aos poucos para pessoas físicas usuárias do sistema Android e iOS, basta ficar de olho nas atualizações do seu aplicativo, conferir se já está disponível e começar a usá-lo.
E você?
Já usou o WhatsApp Pay?
Comente aqui!
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!