O que é Recessão? Aprenda porque ela é tão importante

Imagem de gráfico vermelho em queda

Navegue pelo conteúdo

Uma das notícias mais divulgadas em vários veículos pelo mundo é sobre a possibilidade que os Estados Unidos entre em recessão econômica. Entretanto, enquanto especialistas estão preocupados, muita gente não sabe exatamente o que é recessão? E quais os motivos que ela é tão importante? À vista disso, vamos te ajudar a entender mais sobre este assunto.

O que é recessão?

Antes de tudo, para entender sobre este assunto, precisamos saber o que é recessão? Sendo assim, saiba que quando isso ocorre é porque houve uma queda na atividade econômica durante um longo período. Ou seja, quando isso ocorre, especialistas chamam este fato de recessão.

Por mais que a definição seja simples, o nome da medo: ele indica que o ciclo econômico de um país entrou em um período de encolhimento. Isso significa que alguns indicadores econômicos afirmam que está ocorrendo uma contração ou redução na atividade econômica.

Em suma, a produção e o poder de compra caem, e para identificar se um país está em recessão, o principal indicador é o Produto Interno Bruto (PIB). No caso do Brasil, a soma de tudo produzido em nosso país é divulgado a cada três meses. O responsável por esta divulgação é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se durante dois trimestres consecutivos o PIB fica negativo, mostra que não houve crescimento no país. Revela que ocorreu perda e entrou em uma recessão técnica, isso quer dizer que está deteriorando. Neste sentido, pode acontecer do PIB contrair porque algum setor da economia pode estar passando por uma queda, e demais estáveis.

Quais as características da recessão?

Quando o país entra em recessão ele apresenta algumas características, que acabam impactando a sociedade. Neste caso, é aumento do desemprego, diminuição da renda familiar, redução da taxa de lucro, aumento do número de falências e concordatas. Assim como a queda dos níveis de investimentos.

Estados Unidos e Europa

Para causar uma recessão deve acontecer algo muito grave que cause um impacto na economia. Nesse sentido, tanto os Estados Unidos como a Europa, sofrem fortes abalos que impactou a economia. No caso da Europa, a pandemia e a guerra da Ucrânia, são as principais preocupações, no momento.

Porém, especialistas consideram que a Europa arrisca entrar em recessão. Visto que o momento é de muita apreensão, pois corre um grande perigo que a Rússia continue a guerra contra a Ucrânia. E caso os russos decidam fazer realmente uma paralisação nas exportações na Europa. Certamente, o continente irá entrar em recessão em 2023.

No caso dos Estados Unidos, especialistas afirmam que o país norte americano entrou neste terceiro trimestre em recessão técnica. Contudo, o presidente Joe Biden afirmou durante uma declaração na Casa Branca, que o país não entrou.

Fontes: Uol, Nubank e G1

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.