O que é Recessão? Aprenda porque ela é tão importante

Imagem de gráfico vermelho em queda

Navegue pelo conteúdo

Uma das notícias mais divulgadas em vários veículos pelo mundo é sobre a possibilidade que os Estados Unidos entre em recessão econômica. Entretanto, enquanto especialistas estão preocupados, muita gente não sabe exatamente o que é recessão? E quais os motivos que ela é tão importante? À vista disso, vamos te ajudar a entender mais sobre este assunto.

O que é recessão?

Antes de tudo, para entender sobre este assunto, precisamos saber o que é recessão? Sendo assim, saiba que quando isso ocorre é porque houve uma queda na atividade econômica durante um longo período. Ou seja, quando isso ocorre, especialistas chamam este fato de recessão.

Por mais que a definição seja simples, o nome da medo: ele indica que o ciclo econômico de um país entrou em um período de encolhimento. Isso significa que alguns indicadores econômicos afirmam que está ocorrendo uma contração ou redução na atividade econômica.

Em suma, a produção e o poder de compra caem, e para identificar se um país está em recessão, o principal indicador é o Produto Interno Bruto (PIB). No caso do Brasil, a soma de tudo produzido em nosso país é divulgado a cada três meses. O responsável por esta divulgação é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se durante dois trimestres consecutivos o PIB fica negativo, mostra que não houve crescimento no país. Revela que ocorreu perda e entrou em uma recessão técnica, isso quer dizer que está deteriorando. Neste sentido, pode acontecer do PIB contrair porque algum setor da economia pode estar passando por uma queda, e demais estáveis.

Quais as características da recessão?

Quando o país entra em recessão ele apresenta algumas características, que acabam impactando a sociedade. Neste caso, é aumento do desemprego, diminuição da renda familiar, redução da taxa de lucro, aumento do número de falências e concordatas. Assim como a queda dos níveis de investimentos.

Estados Unidos e Europa

Para causar uma recessão deve acontecer algo muito grave que cause um impacto na economia. Nesse sentido, tanto os Estados Unidos como a Europa, sofrem fortes abalos que impactou a economia. No caso da Europa, a pandemia e a guerra da Ucrânia, são as principais preocupações, no momento.

Porém, especialistas consideram que a Europa arrisca entrar em recessão. Visto que o momento é de muita apreensão, pois corre um grande perigo que a Rússia continue a guerra contra a Ucrânia. E caso os russos decidam fazer realmente uma paralisação nas exportações na Europa. Certamente, o continente irá entrar em recessão em 2023.

No caso dos Estados Unidos, especialistas afirmam que o país norte americano entrou neste terceiro trimestre em recessão técnica. Contudo, o presidente Joe Biden afirmou durante uma declaração na Casa Branca, que o país não entrou.

Fontes: Uol, Nubank e G1

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.