Educação financeira para jovens investidores: a importância de saber a “idade” para investir em ações

homem digitando no notebook com celular na mão

Navegue pelo conteúdo

Você ainda é jovem e se pergunta quantos anos precisa ter para investir em ações? Essa, certamente, tem sido uma pergunta bastante recorrente nos dias atuais, onde o conteúdo de finanças têm sido altamente divulgado em meios como Youtube e Tik Tok. Por isso, muitos jovens passaram a se sentir interessados em começar seus investimentos cedo. Vale lembrar que abrir uma conta em uma corretora exige que você tenha idade legal para comprar ações, mas educar-se e acompanhar as tendências é uma experiência que pode começar já na adolescência.

É preciso ser maior para começar a investir em ações no Brasil?

Aqui no Brasil e em vários outros países do mundo, a idade mínima para investir em ações é de 18 anos, isso acontece em praticamente todos os casos que envolvam recursos financeiros, podemos citar os jogos de apostas online, promovidos por sites importantes, como a netbet brazil. Em sites assim, o acesso ao conteúdo é limitado somente para quem já atingiu a maioridade.

Isso acontece porque essa é a idade em que uma pessoa é considerada legalmente responsável por suas próprias decisões financeiras, como abrir uma conta de investimento em seu próprio nome. No entanto, os menores de idade também podem investir em ações, desde que seus pais ou responsáveis legais abram uma conta em seu nome e atuem como seus representantes legais. Essa conta é conhecida como conta de custódia e o menor pode investir em ações por meio dela.

A conta de custódia costuma possuir, basicamente, as mesmas opções disponíveis para os adultos, entretanto pode haver algumas diferenças técnicas. Por exemplo, restrições relacionadas à movimentação da conta. Ainda assim, a maior parte das instituições funciona de maneira bastante similar dentro desse tipo de conta.

Como abrir uma conta de custódia?

Para abrir uma conta de custódia, é necessário seguir os procedimentos das corretoras de valores. Os pais ou responsáveis legais devem apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e certidão de nascimento do menor. Além disso, é necessário realizar um cadastro completo na corretora de valores, incluindo a definição do perfil de investimento do menor e dos responsáveis.

É importante ressaltar que os investimentos realizados por meio da conta de custódia não podem ser resgatados antes do menor completar 18 anos. Caso haja necessidade de resgate antecipado, é necessário entrar em contato com a corretora de valores para verificar as opções disponíveis. As contas de custódia são uma opção interessante para que os menores possam começar a investir em ações desde cedo, possibilitando a formação de patrimônio e aprendizado sobre o mercado financeiro.

Antes de começar a investir, é importante se educar financeiramente

Saber como investir, os tipos de possibilidades e onde alocar os seus recursos são coisas que somente o estudo vai poder proporcionar. Por essa razão, é necessário que as pessoas tenham também paciência em se educar financeiramente antes de realizar qualquer tipo de investimento. Isso porque a bolsa de valores é um ambiente complexo e volátil, que pode gerar grandes lucros, mas também grandes perdas.

Para se educar financeiramente, é possível buscar informações em livros, cursos online e palestras sobre investimentos. É fundamental aprender sobre conceitos básicos, como o funcionamento da bolsa de valores, a diferença entre ações e outros ativos financeiros, e os diferentes tipos de análise de investimentos.

Além disso, é fundamental ter um planejamento financeiro adequado, que leve em conta seus objetivos de longo prazo e suas limitações financeiras. Isso inclui a definição de uma reserva de emergência, o controle de gastos e o estabelecimento de metas financeiras realistas. Ao se educar financeiramente, os jovens podem tomar decisões mais conscientes e preparadas na hora de investir na bolsa de valores. Nunca é cedo demais para começar a aprender.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.