As condições sociais do nosso país não é algo que ajuda muito as pessoas mais pobres, que, aliás são a maioria. Contudo, mesmo com dificuldade, é possível virar o jogo. Entra para time que vive tranquilamente e aqueles que vivem no aberto reclamando da vida e da sorte. Sendo assim, conheça os maiores erros financeiros que impedem de ter uma saúde financeira em dia.
Entenda que a mentalidade é um aspecto importante, pois é algo determinante entre o fracasso nas finanças e total sucesso. Para simplificar basta, notar que pessoas que saíram da extrema pobreza e conseguiram virar o jogo, e hoje são pessoas de sucesso. A mentalidade de colocar a culpa em tudo, não te leva a lugar nenhum.
Contudo, vale ressaltar que condições sociais e políticas contribuem, mas, a gente também tem que fazer por onde e aproveitar as oportunidades. Por isso, veja os erros financeiros que estão te deixando pobres.
5 erros financeiros mais comuns
Gastar tudo que ganha
Esse primeiro erro muita gente faz que é gastar tudo que ganha. Este erro ocorre com muita frequência, incluindo aquelas que pagam em dia, paga todas as contas e fica sem dinheiro. Isso ocorre porque não consegue segurar a tentação e gasta tudo.
Este está no time que trabalha apenas para pagar dívidas, são pessoas com perfil consumista e não conseguem juntar dinheiro. Como ser uma pessoa rica gasta tudo que ganha? O segredo é poupar!
Dívidas
Como falamos anteriormente as dívidas também estão na lista de erros financeiros, ela é a maneira mais rápida de ter um grande problema na vida. Sendo assim, procure não acumular e pague o mais rápido possível. No entanto, para evitar que entre em novas dívidas e mude a sua mentalidade. Sim! Vamos voltar novamente neste assunto. Visto que ele é muito importante para você sair da situação financeira atual.
Falta de controle financeiro
O controle financeiro não pode ser menosprezado, por mais que seja algo chato é de extrema importância fazer, para saber onde está indo o seu dinheiro. Então, anote todos os gastos diários, até aqueles que considera irrelevantes. Durante os próximos 30 dias faça isso, registre as suas despesas você vai ficar assustado com a quantidade de gastos desnecessários.
Você não faz orçamento pessoal
Um dos erros financeiros mais comuns é não definir um orçamento pessoal, não adianta controlar os gastos se não fizer isso. Acredite que essa ferramenta irá possibilitar uma análise do volume de gastos e criar metas para cada categoria de despesa. Desta maneira você evita surpresas, pois terá mais previsibilidade dos seus gastos e assim economiza o seu dinheiro.
Reserva Financeira
Finalmente, como falamos não podemos ser pegos de surpresa, e isso pode acontecer. Portanto, a reserva de emergência existe para isso, uma vez que ficará protegido e evitará entrar em dívidas, para sair do sufoco. Além disso, existem outros erros, como não ter objetivos e metas definidas, não procurar aumentar a sua renda, não criar ativos financeiros e o principal.
Falta de educação financeira, então sempre o melhor investimento é na educação. Neste caso, procure fazer cursos e estudar sobre o assunto. A sua vida financeira não será mais a mesma depois disso.
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!