Conheça os erros financeiros comuns que deixam as pessoas cada vez mais pobres

Imagem de homem se lamentando por não ter dinheiro

Navegue pelo conteúdo

As condições sociais do nosso país não é algo que ajuda muito as pessoas mais pobres, que, aliás são a maioria. Contudo, mesmo com dificuldade, é possível virar o jogo. Entra para time que vive tranquilamente e aqueles que vivem no aberto reclamando da vida e da sorte. Sendo assim, conheça os maiores erros financeiros que impedem de ter uma saúde financeira em dia.

Entenda que a mentalidade é um aspecto importante, pois é algo determinante entre o fracasso nas finanças e total sucesso. Para simplificar basta, notar que pessoas que saíram da extrema pobreza e conseguiram virar o jogo, e hoje são pessoas de sucesso. A mentalidade de colocar a culpa em tudo, não te leva a lugar nenhum.

Contudo, vale ressaltar que condições sociais e políticas contribuem, mas, a gente também tem que fazer por onde e aproveitar as oportunidades. Por isso, veja os erros financeiros que estão te deixando pobres.

5 erros financeiros mais comuns

Gastar tudo que ganha

Esse primeiro erro muita gente faz que é gastar tudo que ganha. Este erro ocorre com muita frequência, incluindo aquelas que pagam em dia, paga todas as contas e fica sem dinheiro. Isso ocorre porque não consegue segurar a tentação e gasta tudo.

Este está no time que trabalha apenas para pagar dívidas, são pessoas com perfil consumista e não conseguem juntar dinheiro. Como ser uma pessoa rica gasta tudo que ganha? O segredo é poupar!

Dívidas

Como falamos anteriormente as dívidas também estão na lista de erros financeiros, ela é a maneira mais rápida de ter um grande problema na vida. Sendo assim, procure não acumular e pague o mais rápido possível. No entanto, para evitar que entre em novas dívidas e mude a sua mentalidade. Sim! Vamos voltar novamente neste assunto. Visto que ele é muito importante para você sair da situação financeira atual.

Falta de controle financeiro

O controle financeiro não pode ser menosprezado, por mais que seja algo chato é de extrema importância fazer, para saber onde está indo o seu dinheiro. Então, anote todos os gastos diários, até aqueles que considera irrelevantes. Durante os próximos 30 dias faça isso, registre as suas despesas você vai ficar assustado com a quantidade de gastos desnecessários.

Você não faz orçamento pessoal

Um dos erros financeiros mais comuns é não definir um orçamento pessoal, não adianta controlar os gastos se não fizer isso. Acredite que essa ferramenta irá possibilitar uma análise do volume de gastos e criar metas para cada categoria de despesa. Desta maneira você evita surpresas, pois terá mais previsibilidade dos seus gastos e assim economiza o seu dinheiro.

Reserva Financeira

Finalmente, como falamos não podemos ser pegos de surpresa, e isso pode acontecer. Portanto, a reserva de emergência existe para isso, uma vez que ficará protegido e evitará entrar em dívidas, para sair do sufoco. Além disso, existem outros erros, como não ter objetivos e metas definidas, não procurar aumentar a sua renda, não criar ativos financeiros e o principal.

Falta de educação financeira, então sempre o melhor investimento é na educação. Neste caso, procure fazer cursos e estudar sobre o assunto. A sua vida financeira não será mais a mesma depois disso.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.